Como faço para meu cão comer ração?
Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez
Como faço para o meu cão comer ração? Este é um dos problemas enfrentados por muitos donos destes fantásticos animais de estimação. E, embora os cães tendam a comer bem e em abundância, às vezes eles podem ser bastante exigentes.
Por que meu cão não quer comer ração?
Esta é a primeira questão que devemos nos perguntar quando esse problema ocorre com o nosso animal de estimação. Embora às vezes possa ser difícil descobrir o problema, uma das principais razões é a mudança de dieta, especialmente se foi uma mudança abrupta.
Outra razão pela qual seu cão pode não querer comer ração pode ser a marca: uma ração de má qualidade pode, muitas vezes, ser rejeitada pelos animais, embora isso não seja uma regra. Um alimento barato nem sempre é saudável, mas geralmente são palatáveis, graças a ingredientes baratos (como carboidratos) e que aguçam o apetite. Tente não economizar na comida do seu animal de estimação e opte sempre pelo melhor alimento para o seu cão.
O excesso de comida pode ser outro motivo, embora neste caso seja provável que doenças como a obesidade apareçam antes. O tédio é outra razão pela qual o seu cão pode não comer ração de vez em quando, por isso é interessante oferecer alimentos através do enriquecimento ambiental. Também, dar restos aos animais pode estar os encorajando a preferir esta refeição ocasional para se alimentar.
Devemos ter em mente que uma das razões pelas quais o nosso cão não quer comer ração, é porque ele está doente. Neste caso, devemos levar o nosso animal de estimação ao veterinário, porque se a perda de apetite não coincide com as mudanças nos alimentos e está acompanhada por alterações de humor ou sintomas de doença, provavelmente o problema é que ele está doente.
Como fazer para o meu cão comer ração?
Para o seu cão comer ração, você terá que introduzi-la em sua dieta de forma gradual. Para isso, devemos garantir que se trata de uma ração de qualidade.
A primeira coisa que devemos fazer é parar de dar a ele a dieta úmida, lanches, receitas caseiras ou a comida humana que damos ao nosso animal de estimação. Se parte de sua dieta é baseada nisso, podemos misturar a ração com comida caseira, como o arroz, e reduzir o percentual desta última.
Devemos calcular a quantidade de comida que o nosso cão precisa e dividi-la em pelo menos duas porções, que devem ser em horários específicos: de preferência, uma pela manhã e uma à tarde. A tigela deve ser removida em meia hora, mesmo que ele não coma toda a comida, então no dia seguinte repita este processo.
Dicas para fazer seu cão comer ração
Provavelmente, o melhor conselho que podemos dar é misturar a ração com água morna, especialmente no inverno, ou com caldo de galinha caseiro, mas é importante que este não contenha elementos tóxicos, como cebola e sal.
Não dar restos de comida humana para os nossos animais de estimação não só irá melhorar sua saúde e reduzir as chances de intoxicação, mas também irá incentivar o nosso pet a comer o seu próprio alimento. Da mesma forma, não abusar dos prêmios é outra das recomendações feitas pelos profissionais quando se trata de fazer um cão comer ração.
Em geral, devemos ser rigorosos com a dieta de nossos animais de estimação: problemas com a alimentação são a principal causa de seus problemas de saúde, e os alimentos de qualidade garantem que o nosso cão irá viver muitos anos sem doenças ligadas a sua nutrição.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.