Como fazer com que seu gato seja carinhoso

julho 2, 2019
Você quer que seu gato seja carinhoso com você? Neste artigo, daremos algumas dicas para que entenda por onde começar. Não é tão difícil quanto parece!

Muitas pessoas não têm vontade de adotar um gato porque afirmam que eles são muito independentes e grosseiros, mas a verdade é que, se você souber educá-lo desde filhote, é possível fazer com que seu gato seja carinhoso

A seguir, vamos compartilhar alguns conselhos práticos e úteis para atingir este objetivo.

Dicas para fazer com que seu gato seja carinhoso

Há muitas maneiras de fazer com que seu gato seja carinhoso. Pense que, assim como as pessoas, o comportamento delas é influenciado pela educação que recebem. Portanto, dependendo de como você o educa, será mais fácil que ele seja mais ou menos próximo.

Anote estas dicas:

1. Escolha bem a raça

Embora a criação seja o que mais determina o comportamento de qualquer felino, a raça também desempenha um papel importante. É por isso que, antes de adotar um gato, é melhor que você se informe sobre quais raças são as mais afetuosas.

Por exemplo, existem raças como a Maine Coon, a Ragdoll e a Persa que são mais afetuosas em comparação com outras. Você só tem que escolher a raça de gatos que mais combina com você.

Gato escondido no cobertor

2. Dê tempo ao tempo

Quando você trouxer seu novo animal de estimação para casa, dê tempo ao tempo. Todos os gatinhos precisarão de um período de adaptação ao novo ambiente.

É normal que, a princípio, ele procure lugares para se esconder ou que queira acompanhá-lo em todos os cantos da casa. Se nestes momentos você brigar com ele e falar de uma maneira abrupta, em vez de conseguir fazer com que ele seja carinhoso, conseguirá o oposto.

Fale com ele sempre com uma voz suave e doce, e não o force a sair do esconderijo pela força. Faça-o ver com bondade que nada de ruim acontecerá e que você vai protegê-lo e sempre.

Além disso, antes de tocá-lo, deixe que ele cheire a sua mão.Os movimentos repentinos poderão assustá-lo ainda mais.

3. Dê um nome a ele

Não demore para dar um nome ao seu gato e repita-o sempre que puder, especialmente em situações agradáveis. Evite repreendê-lo gritando seu nome para que ele não acabe associando-o a uma situação negativa.

Tenha paciência, porque os gatos não aprendem seus nomes tão facilmente quanto os cães. Assim, este processo pode levar pelo menos um mês.

4. Brinque com ele

As brincadeiras são a melhor maneira de fazer um gato ser carinhoso. Passe algum tempo brincando com ele, seja com bolas, plumas, brinquedos ou qualquer coisa que você conseguir imaginar.

Desta forma, você criará um vínculo estreito que ajudará o felino a controlar sua força e que irá torná-lo mais afetuoso com você, em resposta à sua atitude com ele.

5. Busque a sua atenção

Como regra geral, os cães vêm até você sempre que têm uma chance, enquanto os gatos são mais independentes. Para que isso não impeça o carinho, você pode ir procurá-lo e atrair a sua atenção. Pegue-o, brinque com as suas patas, acaricie-o e dê a ele todo o carinho que puder.

Este é, talvez, um dos passos mais importantes para fazer seu gato ser carinhoso. Afinal, os gatos possuem um espírito independente nato, de modo que se você o deixar sozinho e não lhe der carinho, vai se tornar um animal egoísta e frio, o contrário do que você está procurando.

Dono beijando seu gato

6. Nunca bata nele

Não é necessário que você bata nele quando ele fizer uma brincadeira ou tiver um comportamento do qual você não gosta. O reforço positivo é sempre a melhor maneira de ensinar um animalSe você colocar isso em prática quando seu bichano ainda for um filhote, verá que os resultados virão facilmente.

Gatos são um pouco rancorosos por natureza, então se você bater nele, ele poderá não se esquecer e tratá-lo como você o trata.

Coloque essas dicas em prática e logo você começará a notar os resultados. Você verá que fazer com que seu gato seja carinhoso não é tão difícil quanto parece.