Como impedir seu gato de morder os fios em casa

Prevenir acidentes graves em casa é evitar que seu gato morda cabos conectados a uma fonte de alimentação. Aqui estão algumas dicas para fazer isso.
Como impedir seu gato de morder os fios em casa

Última atualização: 22 novembro, 2021

Impedir o gato doméstico de morder os cabos da casa não é apenas necessário para evitar a destruição dos pertences, mas para manter o seu animal seguro. É um hábito que na melhor das hipóteses vai provocar lesões no felino, mas na pior das hipóteses pode causar sua morte ou até mesmo um incêndio.

Mas por que eles criam o hábito de morder os fios? Para encontrar as melhores soluções para esse problema de comportamento, a primeira coisa a fazer é responder a essa pergunta. Não perca as linhas a seguir, pois elas serão de grande ajuda para você.

Por que os gatos mordem os fios?

Encontrar fios danificados em carregadores, computadores ou até mesmo eletrodomésticos (ou pior, descobrir o problema quando param de funcionar repentinamente) é uma frustração constante em algumas casas. Os gatos parecem adorar tudo o que pende ou lembra o rabo de um animal, pois desperta o instinto de caça.

No entanto, o primeiro passo para evitar que um gato morda os fios da casa é identificar por que ele está fazendo isso. Nem sempre se trata de uma brincadeira, pois esse ato pode ter algumas das causas que vamos contar a seguir:

  • Problemas dentários: quando os gatos estão com um problema na boca que causa dor, eles morder fios para buscar alívio.
  • Tédio: um gato que não tem estimulação suficiente em seu ambiente buscará uma maneira de se divertir. Os fios expostos são uma opção atraente para alguns gatos que não têm muito o que fazer em casa.
  • Problemas de saúde : algumas doenças, como o hipertireoidismo, aumentam a atividade do animal e seu apetite, que se traduz em mastigar tudo ao seu alcance. Outros animais com mobilidade reduzida poderiam brincar com o que têm ao seu alcance, como no caso de pacientes com osteoartrose.
  • Pica: o transtorno de pica consiste na ingestão de substâncias não alimentares e incomuns. Isso geralmente ocorre devido a distúrbios de comportamento ou deficiências nutricionais, em que o felino busca alimentos atípicos para supri-los.
  • Comportamento obsessivo: o estresse e a ansiedade levam qualquer animal a buscar formas de alívio por meio das compulsões. No caso dos gatos, esse ato pode assumir a forma de mastigar e quebrar fios.

Encontrar a causa desse problema (mesmo sabendo os motivos mais comuns) é difícil. Será necessário conhecer a fundo o seu felino e saber quais fatores ambientais o estressam, além de ser capaz de controlá-lo para verificar sua saúde periodicamente.

Um pequeno gato mastigando fios.

Como evitar que o gato morda os fios em casa

O procedimento é simples: depois de descobrir o que está fazendo seu gato morder os fios, você terá que eliminar a causa e implantar uma solução para impedir esse comportamento. Para isso, confira uma série de dicas:

  1. Use remédios caseiros: existem misturas caseiras muito eficazes para dar aos cabos um sabor desagradável. Aromas picantes ou azedos tendem a funcionar muito bem, mas certifique-se de não usar nada que possa ser tóxico para o seu felino.
  2. Use tecnologia sem fio sempre que puder.
  3. Cubra os cabos com protetores de PVC: existem no mercado protetores especializados para animais de estimação. Além disso, esses tubos costumam ser úteis para arrumar lugares com muitos cabos elétricos, o que também é um método de prevenção de incêndio.
  4. Esconda os cabos diretamente: atrás de móveis, reunidos em cantos inacessíveis, e assim por diante. Os cabos que ficam espalhados no chão e os que pendem são os mais chamativos para os felinos.
  5. Ofereça alternativas seguras ao gato: se ele não ingerir os pedaços que morde, você pode oferecer ao animal outros objetos para mastigar, como papelão ou brinquedos especializados.
  6. Enriqueça a vida do seu gato: manter o felino entretido não só evitará o aparecimento de problemas de comportamento, mas também poderá desfrutar de momentos de qualidade com ele.

Atuar sobre o próprio comportamento do gato é um bom complemento para a readequação do meio ambiente. Para felinos muito ativos, o prêmio pode vir na forma de jogos de alta atividade: gastar as energias é positivo para que os felinos não fiquem focados nos fios.

A punição é boa para impedir meu gato de morder os fios?

Muitas pessoas usam o método de punição remota (como o típico jato de água), mas, do ponto de vista do treinamento positivo, não é uma estratégia útil. Primeiro, porque o gato não suprime seu comportamento quando você não está presente e, segundo, porque eletricidade e água nunca se deram bem.

Existem impedimentos que são muito úteis para modificar o comportamento, como dispositivos que emitem um chiado quando o gato se aproxima. Por outro lado, você pode ordenar firmemente que seu animal de estimação se afaste e, quando ele o fizer, recompensá-lo. Em qualquer caso, o melhor método será sempre proporcionar ao felino um enriquecimento ambiental adequado e evitar que tenha acesso aos cabos.

Um gato mordendo fios.

Por último, não se esqueça de levar seu gato ao veterinário para descartar doenças subjacentes que podem estar causando o comportamento. Além disso, um etologista felino será de grande ajuda para resolver problemas comportamentais e eliminar possíveis fontes de estresse.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chadwin RM, Bain MJ, Kass PH. Effect of a synthetic feline facial pheromone product on stress scores and incidence of upper respiratory tract infection in shelter cats. J Am Vet Med Assoc, vol. 251 no. 4, pp. 413-420, 2017. doi:10.2460/javma.251.4.413
  • Unusual Eating Habits in Dogs and Cats. University of California at Davis Veterinary Medicine.
  • Feline Behavior Problems: Destructive Behavior. Cornell Univeristy Feline Health Center.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.