Por que meu gato se sente atraído pelo computador?

Os gatos tendem a ter uma predileção por computadores por natureza, pois é comum vê-los sentados na CPU ou no teclado. Qual é o motivo dessa afinidade?
Por que meu gato se sente atraído pelo computador?

Última atualização: 14 Agosto, 2021

Quando você trabalha em casa, já deve ter notado que seu gato adora ficar sentado perto ou em cima do computador. Isso pode ser engraçado ou adorável nas primeiras ocasiões, mas se o felino ficar muito atraído por ele, podem acontecer acidentes em curto ou longo prazo. Por mais que amemos nossos animais de estimação, ninguém gosta de perder sua fonte de trabalho para eles.

Nesta oportunidade, explicaremos por que os gatos têm predileção por sentar perto ou em cima dos computadores, e como evitar acidentes. Se você mora com felinos e trabalha em casa, não perca as linhas a seguir.

Por que o meu gato se sente atraído pelo computador?

Conforme indicado pelo site Statista , nos Estados Unidos mais de 90 milhões de gatos vivem em ambiente doméstico. Por outro lado, 55% dos habitantes dessa região trabalharam em tempo integral em casa nos últimos tempos, devido à pandemia e aos confinamentos recentes.

Com esses dados, queremos exemplificar que é cada vez mais comum trabalhar em casa com um felino perambulando pelo espaço. Embora esses animais sejam muito independentes e gostem de ficar sozinhos, eles também requerem atenção do tutor, embora às vezes as convenções sociais e os horários de trabalho não permitam essa aproximação constante.

Conforme indicado por etologistas entrevistados no site Slate, um gato pode sentar perto ou em cima do computador por vários motivos. Dentre eles, destacamos os 3 mais óbvios:

  1. Calor: os gatos adoram fontes de calor moderado constante, especialmente nos meses mais frios do ano. Seu felino pode ficar no topo da CPU do computador para termorregular sua temperatura. Apesar de serem animais endotérmicos, os gatos buscam ativamente o calor para relaxar.
  2. Altura: os computadores geralmente ficam em mesas altas. Além disso, a CPU adiciona cerca de 60 centímetros de altura do acessório à localização do computador. Um gato pode ficar em cima desse aparelho porque essa posição lhe dá uma visão privilegiada do seu entorno, sendo mais alto do que quase qualquer outra estrutura do ambiente.
  3. Necessidade de atenção: essa talvez seja a razão mais comum pela qual seu gato se senta diante do teclado ou do computador. Como você passa grande parte do dia em frente a esse aparelho, ele simplesmente se coloca em frente à tela para que você lhe dê atenção.

 

Um gato deitado em cima de um computador.

Poderíamos especular mais razões pelas quais seu gato se sente atraído por esse elemento de trabalho: a textura do teclado, o som dos seus dedos quando você digita, os elementos móveis da tela e muitas outras coisas. Lembre-se de que os gatos percebem o mundo de maneira muito diferente de nós e (quase) tudo é interessante para eles.

Se o seu gato se sentar no computador ou notebook, é provável que esteja querendo chamar sua atenção.

Como proteger o computador do seu gato?

Se seu gato sente afinidade pelo computador, você deve seguir uma série de dicas para evitar um desastre no ambiente doméstico. Confira algumas delas a seguir.

1. Bloqueie o teclado

Caso o gato chegue muito perto do seu teclado enquanto você digita, o melhor que você pode fazer é bloqueá-lo, pois isso evitará que, por exemplo, um e-mail ininteligível acabe sendo evitado se o animal se sentar nele. Então você pode pegar o gato e retirá-lo do ambiente com segurança.

2. Compre uma capa de notebook ou teclado

Pode ser irritante ter que tirar o notebook ou o teclado da capa todos os dias, mas é melhor prevenir do que remediar. Se você mora com animais ou crianças pequenas, é melhor que todos os seus bens preciosos tenham proteção contra quedas, especialmente se você costuma deixá-los sobre uma mesa ou um lugar.

3. Feche a porta do seu local de trabalho

Todo teletrabalho requer uma área dedicada da casa. Se você mora com um gato, isso é mais necessário do que nunca: antes de iniciar seu trabalho, feche a porta: só assim você evitará qualquer visita indesejada, seja humana ou de outro animal. De qualquer forma, não se esqueça de procurar o seu gato e interagir com ele de vez em quando, por exemplo, nos intervalos das refeições.

4. Isole os cabos

Um gato pode mastigar cabos de computador porque sente curiosidade sobre seu gosto, cheiro ou textura. Como você pode imaginar, isso pode terminar em um desastre absoluto, desde problemas no computador até a morte do animal de estimação por eletrocussão grave.

Algumas marcas vendem isoladores de cabos específicos para gatos e outros mamíferos. Esses revestimentos não são nada apetitosos para animais de estimação, seja por causa da textura ou do sabor.

5. Disponibilize brinquedos para o seu gato

Se o seu gato fica constantemente procurando por você durante seu trabalho, a falha pode estar na falta de enriquecimento ambiental do ambiente. Um felino entretido e estimulado será menos dependente do tutor, enquanto um animal ansioso e estressado buscará atenção constante.

Se o seu animal de estimação não deixa você trabalhar, talvez seja a hora de buscar um novo poste para arranhar, uma torre de escalada, brinquedos especiais para gatos ou um tapete interativo. Se você tiver alguma dúvida sobre o melhor estímulo para o seu gato, consulte um educador felino ou o veterinário.

 

Uma imagem em que a bolsa primordial se destaca nos gatos.

O felino e o teletrabalho são compatíveis!

Como você deve ter visto, o enigma da atração dos gatos pelos computadores é muito mais fácil de decifrar do que parece. Os felídeos se sentem atraídos pelo calor emitido, pela altura da estrutura e porque você, seu tutor, está dando atenção constante a essa ferramenta.

Embora possa parecer difícil, o teletrabalho e o convívio com um gato em casa são tarefas compatíveis. Se você der atenção suficiente ao seu animal de estimação fora do horário de trabalho e ele tiver brinquedos suficientes para se divertir, vocês poderão viver juntos em paz.

Pode interessar a você...
Seu gato mia demais?
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Seu gato mia demais?

Quando percebemos que nosso gato mia demais, há duas questões que passam pela nossa mente: o que acontece com ele e o que posso fazer?