Como limpar a caixa de areia do seu gato

Como limpar a caixa de areia do seu gato

Última atualização: 09 julho, 2021

A caixa de areia do seu gato é um dos seus espaços mais importantes para ele. Deve estar sempre limpa e localizada em local adequado, onde possa ser acessada sem problemas e, ao mesmo tempo, permitindo um pouco de privacidade ao animal.

A caixa de areia dos gatos não deve ser posicionada próxima a aparelhos barulhentos ou que irradiam calor, como o forno ou a máquina de lavar. O barulho pode deixar o animal nervoso, enquanto o calor de uma secadora ou forno pode aumentar o cheiro exalado pela caixa de areia.

Além disso, coloque a caixa de areia longe dos comedouros e bebedouros. Os gatos não gostam que do cheiro do banheiro perto da comida.

Se a caixa de areia ficar em um armário ou no banheiro, certifique-se de que a porta seja mantida sempre aberta.

Também tenha o cuidado de escolher uma areia que atenda às necessidades do seu gatinho. Produtos para minimizar odores, como desodorantes, podem assustar o felino. Por esse motivo, não é uma boa ideia colocá-los perto da caixa de areia.

Para evitar o cheiro, você pode adicionar uma fina camada de bicarbonato de sódio no fundo da caixa. Se a caixa de areia do seu gato estiver suja ou cheirar muito mal, o animal ficará ofendido e não a usará.

Alguns conselhos

Alguns gatos, especialmente aqueles que são tímidos, podem preferir uma caixa sanitária coberta. Esse tipo de produto apresenta algumas vantagens e desvantagens.

Em relação às vantagens, as caixas de proteção cobertas reduzem a quantidade de resíduos que costuma cair da caixa. Por outro lado, acabam sendo um tanto desconfortáveis para os felinos, pois às vezes eles não contam com espaço suficiente para se virar ou cavar. Além disso, por serem cobertas, esses modelos devem ser limpos com mais frequência e a concentração de odores pode afetar sua saúde e a saúde do seu animal de estimação.

Limpe a caixa com frequência. A areia deve ser trocada duas vezes por semana. Mas talvez, dependendo das circunstâncias, você provavelmente terá que fazer isso todos os dias ou uma vez por semana.

Se você limpar a caixa todos os dias, talvez só precise trocar a areia aglomerante a cada duas ou três semanas. Se você notar um cheiro ruim ou perceber que grande parte da areia está úmida ou aglomerada, definitivamente é hora de trocar.

Não é necessário levar o gato até a caixa e mover suas patas para frente e para trás. Na verdade, isso não é recomendado, pois pode ser uma experiência desagradável para o animal. No entanto, se você mudar de casa, precisará mostrar ao seu gato onde a caixa está localizada, embora seu nariz sensível provavelmente a encontre primeiro.

Se o seu gato começar a fazer suas necessidades fora da caixa de areia, a primeira coisa a fazer é entrar em contato com o veterinário. Muitas condições médicas podem causar uma mudança em seus hábitos. Se não for esse o caso, a relutância deles provavelmente se deve a problemas de comportamento, que você precisará resolver. Mas lembre-se: o castigo não é a solução.

Não se esqueça de que os gatos não gostam de surpresas. A pior coisa que você pode fazer, quando se trata de mudar de marca ou tipo de areia, é despejar seu conteúdo em sua caixa atual e preenchê-la com uma camada diferente.

Como trocar a areia?

Limpando a caixa de areia do seu gato

É fundamental lembrar que as fezes e a urina na caixa de areia do seu gato podem ser prejudiciais para a pessoa que vai limpá-las. Portanto, antes de iniciar essa tarefa, pegue um par de luvas de borracha e uma máscara. A máscara ajuda a reduzir o risco de toxoplasmose, um vírus muito perigoso, especialmente se você estiver grávida. Nesse caso, é melhor que outra pessoa faça a limpeza.

Retire toda a areia da caixa e coloque os resíduos em um saco. Lave a caixa com detergente ou desinfetante. Certifique-se de que o produto não é tóxico para os animais.

Varra, desinfete e ventile o local onde a caixa é colocada. Também é muito importante que você lave e desinfete a pá usada para coletar a areia.

Por fim, encha a caixa do seu animal de estimação com areia. A camada não deve ultrapassar dois centímetros de profundidade. Na verdade, alguns gatos de pelo comprido preferem até menos que isso.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.