Descubra como montar uma lagoa para patos

· maio 1, 2019
Neste artigo, mostramos como fazer uma lagoa para seus patos: sua localização ideal, ferramentas, materiais e etapas a seguir.

Os patos costumam parecer um pouco “desajeitados” por seu modo de caminhar, mas revelam sua elegância natural nadando livremente. Afinal, seu corpo está perfeitamente adaptado à vida aquática. Eles gostam muito da água, então você pode montar uma lagoa para os seus patos.

Antes de desistir da ideia de fazer uma lagoa em seu jardim pela ideia de que ela será muito cara, lembre-se de que você pode fazer isso com materiais simples. A seguir, veremos o passo a passo de como montar uma lagoa para os seus patos:

1. Escolha o local ideal para montar uma lagoa para patos

Os patos costumam passar longas horas dedicando-se à limpeza do corpo e do ambiente. Eles nadam para se limpar, se exercitar e se divertir. Portanto, sua criação requer espaços ao ar livre, com uma fonte de água limpa, como um lago.

Além disso, é importante que essas aves domésticas tenham um abrigo na terra, onde possam descansar e se proteger. Para ter um abrigo”seco”, é melhor adquirir galinheiros ou casa de coelhos. As dimensões devem ser determinadas pelo espaço disponível em sua casa e, por consequência, o número de patos que podem viver lá.

Antes de fazer a lagoa no quintal ou jardim, será essencial saber para onde vão os canos de gás e os cabos de luz. Dessa forma, evitaremos possíveis acidentes ao escavar e perfurar no local errado.

Para obter essa informação, basta consultar as empresas de eletricidade e gás correspondentes. Devemos também evitar cavar muito perto de uma árvore para evitar danificar suas raízes.

Se a ideia é transformar a lagoa em uma grande propriedade, pode ser necessário consultar a autoridade municipal correspondente. Dessa forma, podemos descobrir se existem áreas protegidas no país ou se a construção é legalmente aprovada.

Patos na lagoa

Outro aspecto fundamental para definir a localização é considerar a incidência solar. As lagoas precisam receber luz solar diariamente para evitar a proliferação de algas, mas o calor excessivo também é prejudicial à vida das aves. É necessário ter uma boa luminosidade, mas também sombra.

2. Ferramentas e materiais necessários

Antes de começar a construir, será necessário adquirir alguns materiais e ferramentas para trabalhar com segurança e profissionalmente. Esta lista irá ajudá-lo a montar uma lagoa para seus patos de qualquer espécie.

Materiais necessários:

  • Areia (que seja impermeável)
  • Material plástico / biodegradável (serapilheira ou jornal)
  • Grampos
  • Cascalho / pedras decorativas

Ferramentas:

  • Enxada
  • Carrinho de mão
  • Grampeador
  • Tesoura

3. Cavar o buraco para fazer a lagoa para patos

Logo após escolher o local ideal, será hora de começar a cavar para fazer a lagoa de seus companheiros alegres. Para isso, vamos usar a pá para cavar um buraco com cerca de um metro de profundidade.

Então, começaremos a fazer uma inclinação gradual na forma de um degrau, que permitirá que os patos deixem a lagoa.

Assim que terminarmos de cavar, devemos guardar a terra que removemos para fazer o buraco. Esta mesma terra servirá para fazer as bordas da lagoa. Antes de continuar com o próximo passo, vamos remover as pedras afiadas ou qualquer resíduo encontrado no fundo da vala escavada.

Patos relaxando na água

4. Cobrir o buraco cavado

Em seguida, devemos limpar o fundo do buraco cavado e podemos cobri-lo com uma camada de areia de aproximadamente 10 centímetros. Então, é preciso compactar a areia, pisando-a com firmeza e, em seguida, cobrindo essa camada com o plástico.

Um truque muito útil em relação ao plástico que usamos é o seguinte: para facilitar sua adesão, podemos deixá-lo ao sol durante duas ou três horas antes de usá-lo.

Outra opção mais sustentável e segura é aplicar uma camada de material biodegradável na camada de areia (em vez de plástico): para este propósito, você pode usar o jornal. Neste material, vamos aplicar uma camada de selante para lagoas. Nas lojas de jardinagem, podemos encontrar várias marcas.

5. Encher a lagoa

Assim que o selante aplicado estiver completamente seco, começaremos a encher a lagoa. Para isso, você pode usar água de poço, nascente ou diretamente da mangueira. É sempre importante deixar alguns centímetros vazios para que a água não transborde.

6. Concluir a montagem da lagoa para patos

Quando terminarmos os cinco passos “básicos”, podemos pensar na conclusão da lagoa. Nos últimos passos, usaremos a terra que mantivemos ao redor da lagoa para evitar que a água transborde com facilidade.

Nós também podemos usar a grama natural removida da superfície escavada para dar uma aparência mais natural à borda da lagoa. Além disso, é possível usar pedras decorativas e cascalho para decorar o interior e o exterior da lagoa para os seus patos.