Como os animais sobrevivem sem comer durante a hibernação?

· abril 6, 2019
Durante o período de hibernação, o organismo dos animais reduz a temperatura corporal, os batimentos cardíacos e o ritmo respiratório, e também ocorre uma desaceleração do metabolismo.

Esta é uma das perguntas que muitas pessoas se fazem: como os animais sobrevivem durante a hibernação? Bem, hoje vamos desvendar esse segredo tão bem guardado.

O que é hibernação?

Hibernação é um processo de letargia em que os animais passam por uma série de alterações no corpo e que provocam uma diminuição da temperatura corporal, da pulsação, da frequência de respiração e também um abrandamento do metabolismo. Estima-se que as pulsações podem ser reduzidas de 200 por minuto para cerca de 4-6 por minuto.

Tudo isso significa que não há tanta necessidade de se alimentar, de beber e de se nutrir como quando o corpo está trabalhando a 100%.

No entanto, o corpo ainda está trabalhando. Afinal, o animal ainda está vivo, então, é esperado que haja uma série de nutrientes dos quais ele precisa para funcionar, mas… como eles os obtêm?

Como os animais sobrevivem sem comer durante a hibernação

Durante os meses frios, os animais que hibernam acumulam alimentos ricos em gordura, que lhes permitem manter seus sinais vitais em funcionamento.

No caso dos ursos, a temperatura do seu corpo não cai mais do que alguns graus, porque as reservas de gordura para mantê-los vivos durante a hibernação permitem que eles economizem calor corporal.

Ao diminuir sua temperatura e pulsações, o fluxo de sangue e a quantidade de oxigênio que chega aos órgãos vitais também diminui. 

Acredita-se que os ursos tenham uma espécie de sistema endócrino no plasma, que reduz a necessidade de oxigênio, o que aumenta o estado de hibernação. Aparentemente, o segredo do sono do urso está em seu sangue.

urso comendo salmão

Então há uma estagnação nas câmaras do coração que, em circunstâncias normais, causaria uma dilatação das paredes, mas o ventrículo esquerdo do urso fica rígido para evitar isso.

Outra questão que pode surgir é como os músculos não atrofiam, e a natureza também tem uma resposta para isso.

Aparentemente, os animais que hibernam têm um hormônio nas glândulas paratireoides que permite que os ursos permaneçam bem nutridos durante todo o processo de hibernação.

E como eles podem viver sem água?

Pensar em hibernação levanta muitas dúvidas em nossa cabeça, e outra é saber como eles podem sobreviver sem água, porque se há gordura de reserva um animal pode ficar vários meses sem comer, mas… e sem beber? A gordura também é determinante nesse aspecto.

A oxidação de ácidos graxos não apenas produz calorias que permitem que o animal permaneça vivo, mas também produz água de glicerol.

A gordura é responsável pelos animais que hibernam poderem permanecer vivos por meses sem água ou comida. Embora, claro, isso não evite uma perda de peso considerável; de 15% a 40% de sua massa corporal.

guaxinim bebendo água

Obviamente, embora este seja o fator mais determinante, devemos pensar que, durante a hibernação, há também menos necessidade de consumo de água, uma vez que há baixa frequência cardíaca e ausência de transpiração.

Isso não é novidade, já que muitos animais marinhos fazem isso desde que nascem: pegam o H2O da gordura corporal em vez de beber a água salgada do mar.

Portanto, a hibernação é um processo incrível e maravilhoso em que você pode ver a inteligência de um criador; da mãe natureza, ou do que você quiser chamar, mas é, sem dúvida, mais uma obra-prima.

O corpo dos animais, assim como o nosso, parece estar preparado para qualquer circunstância e situação, e a hibernação prova isso, sem dúvida. O que você achou de saber mais sobre ela?

  1. Bavera GA, Beeguet H. Termorregulación corporal y ambientación. Sitio Argentino Prod Anim. 2003;
  2. Di J, De T, Hoz L. Phenology of Bombus pennsylvanicus sonorus Say (Hymenoptera: Apidae) in Central Mexico. Neotrop Entomol. 2006;