Como preparar seu cão para uma viagem de avião

maio 2, 2019
Cada dono deve ter a consciência de verificar se o estado de saúde e o temperamento de seu cão são compatíveis com a viagem que deseja fazer.

Felizmente, as companhias aéreas estão se modernizando e melhorando suas condições de transporte para os animais de estimação. Isso permite que mais e mais donos escolham viajar com seus cães. A seguir, vamos compartilhar uma série de dicas para preparar o cão para uma viagem de avião.

6 dicas para preparar seu cão para uma viagem de avião

Abaixo, compartilhamos algumas dicas para preparar seu cão para o embarque e aproveitar a viagem com tranquilidade.

1. Conheça os requisitos para ingressar com o seu cão no seu destino

Para começar a planejar sua viagem com seu cão, é essencial conhecer os requisitos que o seu destino exige para a entrada de animais. Cada país pode ter sua própria legislação a esse respeito, por isso é essencial estar bem informado para evitar imprevistos.

Em geral, os documentos necessários para viajar com um cachorro e entrar em outro país são:

  • Passaporte ou certificado emitido pelo órgão competente do país de residência do cão.
  • Registro de saúde atualizado, onde constem as vacinas, desparasitação e possíveis tratamentos aos quais o animal foi submetido.
  • Certificado de boa saúde, que deve ser emitido por um veterinário e pode ter validade de 7 a 10 dias, dependendo do país.
  • Microchip de identificação (não é obrigatório para entrada em todos os países, mas altamente recomendado para a segurança do cão e do dono).

2. Escolha a empresa que melhor atenda às suas necessidades

Cada companhia aérea tem suas próprias condições, requisitos e limitações para o transporte de animais de estimação. Antes de comprar a passagem de avião, lembre-se de verificar os regulamentos de cada empresa.

Muitas empresas permitem que os cães viajem na cabine com seus donos, como a Iberia, a Lufthansa ou a Air Europa. No entanto, o peso máximo do animal, somado ao do compartimento onde ele deve viajar, é de 8 quilos, e as dimensões do compartimento de transporte ou caixa não podem exceder 50 centímetros de comprimento, 40 centímetros de largura e 20 centímetros de profundidade.

Viagem de avião com cachorro

Outras empresas oferecem apenas o serviço de transporte de animais de estimação no porão, como é o caso da Singapore Airlines. Inclusive, há empresas que não aceitam animais a bordo, ou que proíbem a entrada de certas raças “perigosas“, como o pit bull.

3. Escolha o compartimento ideal para transportar o seu melhor amigo

Para viajar de avião com seu cão, será necessário adquirir uma caixa transportadora resistente, adequada ao seu tamanho e que tenha boa ventilação. O animal deve ser capaz de se levantar e dar uma volta completa em torno de seu próprio eixo (360º) dentro do compartimento.

Depois de escolher o produto mais adequado para o seu amigo, será essencial fazer com que o seu cão se sinta confortável em sua nova transportadora. É aconselhável iniciar a adaptação pelo menos quatro semanas antes da data da viagem.

Viajar com cachorro

Lembre-se de que cada animal tem seu próprio tempo para se adaptar a uma nova realidade, e de que o reforço positivo será a melhor maneira de ajudá-lo nesse processo.

4. Consulta médica e certificado de saúde

Depois de conhecer os requisitos do seu destino e garantir as passagens aéreas, será a hora de começar a preparar o cão para o embarque.

Para começar a fazer qualquer procedimento, será necessário ter o certificado de boa saúde do seu animal de estimação. Portanto, chegou a hora de levá-lo ao veterinário, verificar suas vacinas, sua desparasitação e seu estado de saúde.

5. Iniciando os trâmites para a viagem

Depois de obter o certificado de boa saúde e atualizar o registro de saúde, será possível iniciar os procedimentos para viajar com o seu cão. Você precisa saber que o certificado de boa saúde emitido pelo veterinário só tem entre 7 e 10 dias de validade. Por isso, você tem que planejar bem o tempo para o caso de imprevistos antes da viagem.

O dono deve procurar o organismo competente do seu país para emitir a documentação necessária para viajar com o seu cão. Na União Europeia, a melhor opção é emitir um passaporte para animais de estimação.

6. Embarcando com seu cão

Se o seu cão estiver viajando pela primeira vez, essa situação será completamente nova e é normal que ele sinta algum nervosismo. Nenhuma medicação deve ser dada ao cão sem a orientação de um veterinário. Lembre-se de manter a calma para transmitir carinho e tranquilidade ao seu amigo antes e durante o embarque.

Nem todos os cães se adaptam às viagens de avião, principalmente se tiverem que passar longas horas no bagageiro. Para muitos desses cães, a viagem por terra será a opção mais confortável e segura.