Como saber se um camaleão é macho?

dezembro 15, 2018
Para saber, você tem que esperar até ele se tornar um adulto e analisar questões relacionadas às suas partes íntimas, sua cor ou tamanho.

Camaleões não sofrem de dimorfismo sexual, então ambos os gêneros podem parecer iguais, à primeira vista.

Como é um animal de estimação que está na moda, muitos se perguntam como se pode saber o sexo desse réptil.

Existem alguns passos que nos ajudarão a saber se um camaleão é macho ou fêmea. Você quer conhecê-los? Bem, vamos a eles.

Passos para saber se um camaleão é macho

Suas partes íntimas

Embora não haja nada caracteristicamente visível que faça você saber se um camaleão é macho, existem alguns espécimes que têm uma pequena protuberância em suas partes íntimas, o que revelará seu gênero.

Fica bem na base da cauda e não será visível até que ele tenha vários meses de idade, então, se seu camaleão ainda for um filhote, você terá que esperar um pouco.

Suas cores

Como regra geral para saber se um camaleão é macho, estes costumam ter cores mais intensas e marcantes do que as fêmeas. 

Porém, isso também é algo que você só poderá perceber quando ele for um adulto, já que os camaleões filhotes não costumam ter essa faceta ainda desenvolvida.

As fêmeas, por outro lado, embora seus tons não sejam tão incríveis, podem mudar suas tonalidades quando estão no cio ou carregando ovos. De fato, poderia ser uma aparência ainda mais magnífica do que a dos machos.

O tamanho também tem algo a ver

Tal como acontece com muitas espécies de animais, os camaleões machos são geralmente maiores e mais robustos do que as fêmeas.

Claro, isso pode ser facilmente diferenciado no caso de você ter dois camaleões, mas se você tiver apenas um, isso não será uma dica muito relevante.

No entanto, embora possa ser um passo definitivo para diferenciar se o seu camaleão é macho, esse nem sempre será o caso, uma vez que, dependendo da espécie ou da alimentação, algumas fêmeas podem ser maiores.

Leia sobre o seu camaleão

Mulher lendo com maçã

E isso nos traz a este ponto: você tem que saber de qual espécie é seu camaleão. Estar bem informado não apenas ajudará você a cuidar dele adequadamente, mas também lhe permitirá conhecer algumas características específicas das espécies, inclusive seu gênero.

Certamente, você aprenderá coisas que têm a ver com sua personalidade, cuidados necessários e outros aspectos que favorecerão a convivência. 

Existem muitas espécies de camaleões, e saber qual deles é o seu será realmente prático.

Quais são as espécies de camaleão que são adotadas como animais de estimação?

camaleão

Embora existam mais de 180 espécies diferentes de camaleões, nem todos são fáceis de obter ou acessíveis, dependendo de onde vivemos. Portanto, nós lhes diremos quais são os mais comuns.

Camaleão de Jackson

Este é um dos mais característicos, por causa dos chifres que tem sobre a boca e entre os olhos. Eles são muito calmos e geralmente são amigáveis. 

Podem ser encontrados na Tanzânia e no Quênia e, como existem muitos, são geralmente importados para países europeus.

Se você mora na Europa e quer ter um camaleão, está com sorte, porque um cameleão de Jackson pode ser seu.

Melleri

Também vem da África, neste caso, do Malawi. Sua cor azul esverdeada, juntamente com os anéis que envolvem seu corpo em amarelo e preto, é o que os caracteriza e o que os torna facilmente reconhecíveis.

Pantera

Este é o tipo mais comum de camaleão e, também, o mais adequado para ter como animal de estimação, uma vez que é muito adaptável a qualquer circunstância e tipo de clima.

É ideal para aqueles que querem adotar um camaleão pela primeira vez e não estão muito conscientes de seus cuidados.

Esta espécie é de natureza quieta.

Agora você já sabe como diferenciar se seu camaleão é macho ou fêmea e, além disso, apresentamos as espécies mais comuns.

Talvez essa informação tenha te deixado com vontade de ter um como animal de estimação, o que você nos diz?