Como saber se um pássaro está doente?

março 22, 2019
Alterações nas fezes, na plumagem, no apetite ou no comportamento são alguns dos sinais que indicam que um pássaro está doente.

É possível que, durante a sua vida, as suas aves de estimação contraiam alguma doença ou sejam afetadas por parasitas.

Nestes casos, será essencial reconhecer os primeiros sintomas para possibilitar um diagnóstico precoce. Para ajudá-lo, ensinaremos você a reconhecer se o seu pássaro está doente.

Ao adotar uma ave como animal de estimação, é essencial entender que eles são animais sensíveis e precisam receber um medicamento preventivo adequado para manter uma boa saúde.

As doenças mais alarmantes em aves domésticas 

Antes de explicar os principais sinais que indicam que uma ave está doente, devemos analisar quais são as doenças mais alarmantes em aves domésticas.

Dessa forma, será mais fácil reconhecer os seus sintomas e oferecer os cuidados adequados para prevenir problemas de saúde.

Cólera aviária

É uma doença altamente contagiosa entre as aves, causada pela bactéria Pasteurella multocida. Seu contágio e avanço no organismo é muito rápido, principalmente entre galinhas e aves de fazenda.

Os primeiros sintomas da cólera aviária são, geralmente, a falta de sede e apetite. Ou seja, o pássaro deixa de beber água e não demonstra mais interesse pela comida.

Influenza ou gripe aviária

A influenza ou gripe aviária é uma doença viral grave e altamente contagiosa causada por um vírus pertencente à família Orthomyxovridae.

É uma das doenças mais perigosas que podem afetar as aves, com uma taxa de mortalidade de quase 100%.

Pássaro sendo examinado

Para saber se um pássaro está doente com gripe aviária, devemos prestar atenção aos seguintes sintomas:

  • Edema nos olhos
  • Penas ouriçadas
  • Inflamação na crista e no queixo

Doença de Marek

Esta é uma das patologias mais comuns e alarmantes entre as aves de cativeiro e é causada pelo vírus da herpes.

Seu avanço é rápido e pode levar à formação de múltiplos tumores nos órgãos vitais e reprodutivos (pulmões, fígado, ovários, etc.).

Devido às suas possíveis complicações e consequências, é essencial diagnosticar essa patologia precocemente e estabelecer um tratamento adequado para interrompê-la.

Em geral, a doença de Marek é silenciosa e progride sem gerar sinais visíveis. Em um estado mais avançado, a paralisia progressiva das asas e patas é o sintoma mais característico dessa patologia.

6 sinais comuns para saber se o seu pássaro está doente

Como observamos, cada doença tem seus próprios sintomas, que também podem variar de acordo com o organismo de cada ave. Em resumo, podemos citar alguns sinais comuns que geralmente indicam que um pássaro está doente:

  • Alterações no apetite. A falta de apetite é um dos sintomas mais frequentes em aves domésticas e está relacionada a inúmeras doenças. No entanto, algumas patologias e a presença de parasitas intestinais também podem levar ao aumento do consumo de alimentos.
  • Alterações no consumo de água. Grande parte das patologias que acometem as aves geram alterações no consumo habitual de água. Por um lado, distúrbios metabólicos, como o diabetes, podem levar a um aumento na ingestão de líquidos; algumas doenças, como a cólera aviária, causam falta de sede.
  • Problemas na plumagem. A perda de penas ou alterações na cor da plumagem, brilho ou textura podem ser sintomas de parasitas e doenças externas. Vermelhidão na pele e coceira também são sinais frequentes de problemas de pele ou infecções.
  • Problemas nas evacuações. As fezes de nossos animais de estimação dizem muito sobre seu estado de saúde. Alterações nas fezes, seja na cor, frequência, quantidade ou textura, são motivo de preocupação.
Passarinho sendo auscultado

Respiração e problemas de comportamento quando o pássaro está doente

  • Dificuldade em respirar. Inúmeras doenças podem afetar o trato respiratório das aves, o que causa dificuldade em respirar, tosse, ronco, etc. Além disso, problemas respiratórios também tendem a alterar o canto.
  • Mudanças no comportamento. Se um pássaro estiver doente, seu comportamento pode ser alterado. Algumas aves são hiperativas ou agressivas, enquanto outras se tornam mais silenciosas e menos ativas. É essencial procurar o especialista veterinário o mais rápido possível ao identificar qualquer alteração.

Como podemos ver, muitas patologias avançam silenciosamente e comprometem a saúde do seu pássaro sem mostrar sinais visíveis. Portanto, é essencial investir na prevenção para cuidar bem de suas aves domésticas.

Não se esqueça de fazer visitas preventivas a cada seis meses ao veterinário especialista, além de respeitar vacinas e desparasitação.