Logo image
Logo image

Como seu cachorro se comunica através da cauda

3 minutos
Os cães expressam emoções através da posição ou de movimentos específicos da cauda. Saiba mais sobre este comportamento.
Como seu cachorro se comunica através da cauda
Última atualização: 18 fevereiro, 2019

Como os animais não falam como nós, usam outras maneiras de mostrar seus sentimentos. Nesse artigo, vamos falar como seu cachorro se comunica através da cauda. Veja como é interessante!

Como o seu cachorro se comunica através da cauda?

Os cães usam o rabo para expressar suas emoções. Portanto, é muito importante estar ciente do que eles querem dizer com cada um dos seus movimentos. Estas são, sem dúvida, informações fascinantes.

O cão se comunica de muitas maneiras diferentes, seja com os olhos, com o corpo ou com as orelhas.

Entretanto, a cauda é sua principal ferramenta de expressão. Entender como seu cachorro se comunica através da cauda é muito importante para oferecer a ele o que precisa e entender suas mensagens.

O animal transmite muitas informações através da cauda, que pode adotar diferentes posições ou movimentos de acordo com a ocasião.

Seu humor, seu desejo de brincar, o quanto se sente confortável em uma situação, se está com medo ou se está feliz são apenas algumas das informações possíveis.

É realmente interessante analisar como a cauda de um cachorro é uma espécie de “termômetro” para suas emoções. E algo ainda mais curioso: não significa a mesma coisa quando ele balança para a direita ou para a esquerda.

Se ele estiver feliz, o primeiro movimento será para a direita. No entanto, se ele se sentir ameaçado, moverá para a esquerda. A cauda está conectada ao cérebro do cachorro!

Como seu cachorro se comunica através da cauda: significado dos movimentos

Há diferentes movimentos ou posturas que o animal realiza para expressar o que sente ou pensa em um dado momento. Preste atenção aos mais comuns:

1. Cauda relaxada

Isso significa que o animal está calmo, à vontade com a situação e que nada o preocupa. Se ele fizer movimentos leves, também é um sinal de calma.

Some figure

2. Cauda para baixo

Essa postura da cauda é geralmente acompanhada por outros sinais, incluindo as orelhas para baixo e o corpo encolhido.

Isso significa que o cão se sente ansioso, com medo ou estressado. Ele também pode movê-la para o lado, o que significa que não sabe muito bem o que está acontecendo ao seu redor.

Some figure

3. Cauda entre as pernas

É uma das posturas mais conhecidas da cauda, ​​adotada por muitos cães de rua ou durante tempestades e sessões de fogos de artifício. O significado é simples: ele está com muito medo.

Some figure

4. Cauda rígida

Se a cauda está na horizontal – paralela ao chão – é porque o cão está em uma posição de alerta, enquanto presta atenção em algo que pode ser perigoso ou ameaçador. A cauda dessa forma é comum em raças de caça, como o beagle.

Some figure

A cauda rígida também pode demonstrar outras emoções: tudo depende do movimento. Se for leve, pode significar nervosismo, mas se for rápido, um estado de inquietação, excitação ou extrema atenção.

5. Cauda para cima

Quando isso acontece, é porque o animal se sente muito seguro de si mesmo, embora também esteja em estado de alerta. Por exemplo, quando encontra outro cachorro no parque.

Some figure

6. Cauda levantada até a metade e com movimentos rápidos

Certamente você sabe o que é porque você o vê assim quando volta para casa do trabalho ou se está brincando com ele no parque. É o sinal típico de felicidade nos cães!

Some figure

Você pode se perguntar o que acontece com raças que têm uma cauda curta (por exemplo, o cocker spaniel) ou dobradas (como no caso do Lulu da Pomerânia).

Os primeiros podem mover seu rabinho e mostrar algumas emoções, mas nos segundos é um pouco mais complicado.

Se você tem um cão com a cauda curvada para cima ou que a teve cortada quando filhote, terá que prestar atenção a outros sinais corporais: as orelhas e a postura são os mais fáceis de interpretar.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.