Como seu cachorro se comunica através da cauda

fevereiro 18, 2019
Os cães expressam emoções através da posição ou de movimentos específicos da cauda. Saiba mais sobre este comportamento.

Como os animais não falam como nós, usam outras maneiras de mostrar seus sentimentos. Nesse artigo, vamos falar como seu cachorro se comunica através da cauda. Veja como é interessante!

Como o seu cachorro se comunica através da cauda?

Os cães usam o rabo para expressar suas emoções. Portanto, é muito importante estar ciente do que eles querem dizer com cada um dos seus movimentos. Estas são, sem dúvida, informações fascinantes.

O cão se comunica de muitas maneiras diferentes, seja com os olhos, com o corpo ou com as orelhas.

Entretanto, a cauda é sua principal ferramenta de expressão. Entender como seu cachorro se comunica através da cauda é muito importante para oferecer a ele o que precisa e entender suas mensagens.

O animal transmite muitas informações através da cauda, que pode adotar diferentes posições ou movimentos de acordo com a ocasião.

Seu humor, seu desejo de brincar, o quanto se sente confortável em uma situação, se está com medo ou se está feliz são apenas algumas das informações possíveis.

É realmente interessante analisar como a cauda de um cachorro é uma espécie de “termômetro” para suas emoções. E algo ainda mais curioso: não significa a mesma coisa quando ele balança para a direita ou para a esquerda.

Se ele estiver feliz, o primeiro movimento será para a direita. No entanto, se ele se sentir ameaçado, moverá para a esquerda. A cauda está conectada ao cérebro do cachorro!

Como seu cachorro se comunica através da cauda: significado dos movimentos

Há diferentes movimentos ou posturas que o animal realiza para expressar o que sente ou pensa em um dado momento. Preste atenção aos mais comuns:

1. Cauda relaxada

Isso significa que o animal está calmo, à vontade com a situação e que nada o preocupa. Se ele fizer movimentos leves, também é um sinal de calma.

Cachorro com a cauda relaxada

2. Cauda para baixo

Essa postura da cauda é geralmente acompanhada por outros sinais, incluindo as orelhas para baixo e o corpo encolhido.

Isso significa que o cão se sente ansioso, com medo ou estressado. Ele também pode movê-la para o lado, o que significa que não sabe muito bem o que está acontecendo ao seu redor.

saiba como seu cachorro se comunica através da cauda

3. Cauda entre as pernas

É uma das posturas mais conhecidas da cauda, ​​adotada por muitos cães de rua ou durante tempestades e sessões de fogos de artifício. O significado é simples: ele está com muito medo.

cachorro se comunica através da cauda

4. Cauda rígida

Se a cauda está na horizontal – paralela ao chão – é porque o cão está em uma posição de alerta, enquanto presta atenção em algo que pode ser perigoso ou ameaçador. A cauda dessa forma é comum em raças de caça, como o beagle.

Jack Russel Terrier

A cauda rígida também pode demonstrar outras emoções: tudo depende do movimento. Se for leve, pode significar nervosismo, mas se for rápido, um estado de inquietação, excitação ou extrema atenção.

5. Cauda para cima

Quando isso acontece, é porque o animal se sente muito seguro de si mesmo, embora também esteja em estado de alerta. Por exemplo, quando encontra outro cachorro no parque.

Cachorro correndo feliz

6. Cauda levantada até a metade e com movimentos rápidos

Certamente você sabe o que é porque você o vê assim quando volta para casa do trabalho ou se está brincando com ele no parque. É o sinal típico de felicidade nos cães!

cachorro se comunica através da cauda

Você pode se perguntar o que acontece com raças que têm uma cauda curta (por exemplo, o cocker spaniel) ou dobradas (como no caso do Lulu da Pomerânia).

Os primeiros podem mover seu rabinho e mostrar algumas emoções, mas nos segundos é um pouco mais complicado.

Se você tem um cão com a cauda curvada para cima ou que a teve cortada quando filhote, terá que prestar atenção a outros sinais corporais: as orelhas e a postura são os mais fáceis de interpretar.