Como seu cão demonstra que está tudo bem?

Ainda que não possam falar nossa língua, os animais de estimação possuem a capacidade de expressar seus sentimentos e emoções de diferentes maneiras. Quer saber se seu peludinho está feliz e confortável? Então continue lendo este artigo, no qual te contaremos como seu cão demonstra que está tudo bem.

Sinais de que está tudo bem com meu cachorro

Como dono de um animal de estimação, tenho certeza que você se preocupa com seu bem-estar e deseja que seu cão seja feliz o tempo inteiro. Mas como não é possível para ele se comunicar falando e lhe agradecer pelos seus cuidados, devemos prestar atenção a certos gestos ou comportamentos do dia a dia. Se seu cão faz algumas (ou várias) das coisas a seguir, é porque está tudo bem:

1. Sempre quer brincar com você

Não importa o momento do dia nem a idade que tenha. Se lhe mostra uma bola ou um galho de árvore, ele balançará o rabo esperando sua próxima ação. Essa felicidade muitas vezes excessiva está relacionada a seu estado de ânimo. Você pode brincar com seu cachorro cerca de 5 minutos por dia e o ele será o ser mais feliz do mundo.

2. Nunca perde o apetite

Os cães assemelham-se aos seres humanos em muitas coisas. Uma delas é o seu apetite. Quando comem muito é porque estão saudáveis e felizes. Alimentar-se sem parar é sinal de se sentir à vontade em um lugar. Por outro lado, se deixa uma parte do prato, se cheira a comida e vai para outro canto, ou não quer comer por dois dias, é melhor  levá-lo ao veterinário.

3. Seus olhos estão relaxados

Como perceber isso? É muito fácil: piscadas suaves, um olhar encantador e pupilas se movendo lentamente. Quando fica com os olhos semi-fechados e um olhar penetrante, quer dizer que está chateado ou agressivo.

Outra forma de verificar o bom humor do animal é através de sua boca. O ideal é estar fechada ou um pouco aberta, levemente levantada nas laterais, como se fosse um sorriso. E não se esqueça de observar suas orelhas: relaxadas, de forma natural… nunca levantadas.

4. Mexe o rabo o tempo todo

É sua principal forma de expressar felicidade. Um cão feliz mexe o rabo de um lado para o outro e esse movimento também continua pelo corpo. É diferente quando o rabo está tenso e é a única coisa que se move, porque significa que ele está em estado de alerta.

5. Dorme e dorme

Normalmente, um cão adulto dorme cerca de 16 horas diárias (os filhotes, até 20), das quais 10 são durante a noite. Também tira cochilos curtos durante o dia… mas não tem problemas em acordar por um instante para brincar, passear, comer ou fazer suas necessidades. Observe a aparência do rosto do animal enquanto dorme. Caso pareça triste, é porque algo está acontecendo (pode estar entediado ou doente, com frio ou em um lugar pouco confortável).

6. Fica com a barriga para cima

Quando o animal de estimação se deita de forma a mostrar a barriga para que faça carinho, significa que confia em nós, que gostam das demonstrações de afeto e que está muito feliz. Por ser um sinal de vulnerabilidade na matilha, também está relacionado à confiança em outro ser (em você, nesse caso).

7. Pula

Além de abanar o rabo como se fosse um pêndulo, os cães possuem outra maneira de expressar sua felicidade: pulando! Farão isso de acordo com suas capacidades (idade, peso, condição física, tamanho, etc), mas, ainda que seja apenas alguns centímetros, sairão do chão para lhe dizer que estão felizes e prontos para brincar.

8. Quer estar ao seu lado o tempo inteiro

Já parou para pensar por que os cachorros nos seguem até ao banheiro? Porque adoram nossa companhia! Para eles, somos os líderes da matilha e não nos abandonarão por nada nesse mundo. Por isso, se seu animal de estimação não te larga, é um bom sinal de que ama estar em contato com você.