Como tirar o mau cheiro do gato sem lhe dar banho

maio 30, 2018
Talvez a palavra "odiar" seja um pouco forte, mas não encontramos outra que descreva melhor o sentimento do seu animal de estimação em relação à água. 

Os gatos odeiam água e, embora sejam obcecados com limpeza, em algumas situações podem acabar cheirando mal. Nesses momentos, hesitamos tentando achar uma maneira de limpá-los sem ser jogando-os embaixo d’água. Não se preocupe, hoje ensinaremos a você como tirar o mau cheiro do gato sem lhe dar banho.

Por que os gatos odeiam água?

Talvez a palavra “odiar” seja um pouco forte, mas não encontramos outra que descreva melhor o sentimento do seu animal de estimação em relação à água. Talvez existam gatos que não se importem de ficar embaixo da torneira, mas aqueles que não gostam se transformam em feras descontroladas. Não são incomuns agressões acidentais aos donos na tentativa de escapar do banho.

Por que isso acontece? Por que os gatos odeiam a água? Ao que parece, o que os gatos odeiam não é estar molhados, mas sim o ruído que a torneira pode fazer. O problema, segundo alguns cientistas, é que os gatos têm uma experiência muito limitada com a água. O seu barulho, junto com a sensação de estarem molhados, e do medo do desconhecido, provoca um intenso desconforto.

É claro que, se um filhote de gato cresce junto a um lago e não tem outro lugar para ir, seu instinto, mais cedo ou tarde, o levará a mergulhar na água. Portanto, não é que os gatos tenham um medo natural de água. Como não estão acostumados, experimentá-la pela primeira vez pode ser um pouco traumático.

Grande parte da culpa desse medo é nossa, já que espalhamos e acreditamos no mito de que os gatos não precisam de banho. Qual o problema de dar banho, afinal? Eles não vão encolher…

Um banho de vez em quando, com os produtos adequados, pode evitar que o animal tenha parasitas e melhora o aspecto de seu pelo e pele. Dessa forma, se o seu bichano for acostumado desde filhote a tomar um banho por mês, deixará de lado o medo da água.

Como tirar o mau cheiro do gato sem lhe dar banho

Se o seu bicho de estimação já é adulto, será muito difícil acostumá-lo à águajá que, como dissemos, esse processo deveria começar já na infância. Assim, como você não pode fazer nada para que o seu animal passe a gostar da água, tem que aprender a tirar o mau cheiro sem lhe dar banho.

  • Shampoo a seco. Nos pet shops e clínicas veterinárias, você poderá encontrar um spray que, quando aplicado no seu animal, funciona como um shampoo a seco. Tenha cuidado com os olhos dele e espalhe bem o produto por todo o corpo. A melhor maneira de fazer isso é escovando-o para espalhar o shampoo pela pele. Deixe agir por alguns minutos, nos quais você deverá entreter o gato para evitar que se lamba, e retire o excesso do produto com um pente e uma toalha.
  • Dependendo do estilo de vida do seu gato, pode ser que o spray que citamos não seja necessário. Se ele não costuma sair de casa sozinho, penteá-lo cada dois ou três dias basta para eliminar a sujeira de seu pelo.
  • Limpe as partes que mais se sujam. Quando os gatos fazem suas necessidades, podem deixar resíduos de xixi ou fezes na pele, desprendendo um cheiro desagradável. Limpe essas regiões com uma toalha macia e que não machuque sua pele sempre que ele for à caixa de areia.
  • Limpe a remela. Acredite, a secreção que se acumula nos olhos dos animais tem um cheiro bastante forte. Limpe com cuidado os olhos do seu gato todos os dias. Para isso, utilize um pequeno algodão umedecido em água.

Como você pôde ver, manter o seu gato sempre limpo não é complicado. Lembra-se de que a higiene de seu animal de estimação depende de você. Afinal, isso faz parte das responsabilidades que você assumiu ao adotá-lo.