Como tratar soluços em filhotes

janeiro 14, 2019
Um banho quente, fazer exercícios, relaxar, comer ou beber água pode ajudar a tratar soluços em filhotes de cachorro.

É uma situação completamente normal cães filhotes apresentarem soluços, já que o hábito de comer demais e os movimentos constantes podem causar essa contração involuntária do diafragma.

Embora o soluço seja irritante, é normal que ele passe em alguns minutos. Porém, pode acontecer que demorem a passar, podendo durar até mesmo alguns dias.

Para resolver este problema, vamos primeiro analisar que tipo de soluço nosso pet apresenta e quais são suas causas.

Os soluços em filhotes podem ter causas diferentes, e pode até acontecer que dois ou mais motivos possam se unir e tornar o filhote muito mais sensível e propenso a soluços:

  • O frio: especialmente em pequenas raças, como poodles ou chihuahuas
  • Comer ou beber de forma rápida ou agitada
  • Situação de estresse, medo ou fadiga
  • Intolerância a certos alimentos
Filhote de husky siberiano

Como evitar soluços em filhotes

Uma das causas mais frequentes de soluços é o frio. O filhote precisa de um cobertor sobre o solo frio, como proteção. Acima de tudo, a área do tórax e abdômen deve estar a salvo do frio .

Alguns cães pequenos precisam estar protegidos o tempo todo do vento e do clima frio.  A opção de colocar roupas em filhotes também os ajudará a manter o calor do corpo.

A segunda causa de soluços nos filhotes é comer com pressa ou de forma agitada. Existem maneiras de evitar essa forma imprudente de comer que alguns cães apresentam.

Não há necessidade de levá-lo para uma escola de adestramento, pois em casa o animal pode aprender a ser paciente e moderado ao comer.

Uma maneira típica de ensinar aos filhotes é racionar a porção de alimentos em seis partes e deixá-los esperando 30 segundos entre uma porção de comida e outra.

Uma situação muito estressante pode causar soluços nos filhotes. Quando o filhote tem soluços, todas as possibilidades devem ser avaliadas.

Se as causas não forem a comida ou o frio, pode ser que ele tenha levado um susto ocasional ou que esteja sofrendo de estresse crônico.

Possíveis causas

Neste último caso, os soluços seriam um sintoma de um quadro que, se não tratado, poderá desencadear outras doenças no animal.

Se não for possível detectar a causa do estresse, talvez seja hora de consultar um especialista em psicologia canina.

Filhotes de cachorro

Também a má digestão ou a ingestão de alimentos contraindicados para a sua saúde podem causar soluços nos filhotes. Isso pode ser esclarecido se examinarmos o que o filhote comeu no último dia.

Às vezes, os filhotes ingerem tudo o que veem pela frente. 

Uma planta tóxica, um elemento de plástico, ou qualquer coisa que não faz parte da dieta do cão pode levar a problemas estomacais e, entre outras coisas, soluços.

O que posso fazer para que os soluços desapareçam?

Na verdade, os soluços desempenham um papel orgânico. Essa contração diafragmática esporádica ajuda o estômago a eliminar gases.

Também resulta em uma espécie de “massagem” diante de possíveis irritações do esôfago.

Finalmente, o soluço equilibra a coordenação dos nervos que articulam o funcionamento diafragmático. 

Devemos nos lembrar de que os soluços são, por vezes, confundidos com um problema respiratório que emite um ruído similar.

Se esta irregularidade acontece com frequência, é melhor consultar um veterinário. Os filhotes podem ficar com medo se tiverem soluços, embora isso não signifique que eles sintam dor ou desconforto.

O ideal é ajudá-los a se acalmar. Não tente curar os soluços assustando o filhote. Assustar nosso amigo só irá piorar seu nervosismo e causar mais angústia no animal.

Você tem que ter paciência porque, à medida que o animal cresce, os episódios de soluços diminuem.

Em resumo:

  • O soluço nos filhotes dura alguns minutos e passa sozinho. Em qualquer caso, é conveniente detectar a causa para evitar episódios futuros.
  • Caso seu filhote passe por episódios de soluço, dê a ele algo para comer ou encoraje-o a beber água potável. Isso modifica o ritmo respiratório e favorece a eliminação dos soluços.
  • Saia para uma caminhada ou corrida com seu cão. Exercitar-se ou brincar com uma bola fará com que o filhote se esqueça dos soluços, relaxe e se livre desse problema.
  • Um banho quente também pode ajudar os filhotes a relaxar. Isso é bom tanto para prevenir quanto para neutralizar os soluços irritantes.
  • Se o soluço demorar muito para passar, é melhor consultar o veterinário.