Como treinar um falcão?
Escrito e verificado por o advogado Francisco María García
A falcoaria é uma arte milenar. Anteriormente, consistia em um sistema de caça com aves de rapina, mas atualmente é considerado um esporte. Trata-se de treinar um falcão ou outras aves de rapina, como gaviões, açores ou águias que, em teoria, são selvagens.
O objetivo é treinar essas aves para que elas possam caçar e sempre retornar aos seus donos. A seguir, veremos alguns elementos para entender melhor essa atividade curiosa e aprender como treinar um falcão.
Como escolher o pássaro
Para escolher o falcão a ser treinado, é necessário considerar o nível de experiência do treinador. Se você é um aprendiz, deve optar por um búteo-de-cauda-vermelha ou uma fêmea do falcão-borni.
Se o treinador é mais experiente, pode escolher um Harris gavião. Esta espécie é conhecida por sua facilidade de adestramento, pois são pássaros muito inteligentes e muito bons caçadores.
Passos a seguir
Para treinar um falcão, a primeira coisa que o treinador deve fazer é ganhar a confiança do pássaro. O falcão deve confiar em seu treinador e, sendo aves selvagens, esse processo pode ser muito lento e difícil. Durante as primeiras semanas, é uma boa ideia mantê-lo em casa, para que se acostume à sua presença.
A comida é o elo fundamental entre o treinador e o falcão. Esta é a base do treinamento e o único estímulo ao qual essas aves respondem, por instinto. A princípio, o falcão deve poder pular ou voar até a luva do dono, onde encontrará algum alimento.
Em seguida, o treinador vai ensinar o falcão a voar mais longe e fazê-lo crescer forte e desenvolver sua musculatura. Para isso, uma pipa é normalmente usada como um chamariz, de modo que a ave vá procurá-la. Em geral, antes de começar a voar, um transmissor é colocado em sua perna, para evitar que se perca.
Treinar um falcão: questão de paciência
A falcoaria, ou treinamento de falcões, é um esporte que exige uma grande quantidade de tempo e dedicação constante. Primeiro, você precisa fazer um curso ou ter a ajuda de um mentor experiente no assunto. Além disso, pode ser útil ler todas as informações disponíveis sobre falcões e seu treinamento.
É aconselhável conhecer as leis que existem em cada área em relação a esta prática. Pode ser necessário ter uma licença para praticar a falcoaria.
O treinamento em si requer muita paciência e perseverança.
Não é o mesmo que treinar um cão: é um animal selvagem e desconfiado, por isso são necessárias técnicas específicas para estabelecer uma ligação com ele. Você terá que dedicar muitas horas para treinar e repetir os exercícios.
O que é necessário para treinar um falcão
O treinador tem que ter espaço suficiente, geralmente uma casa de campo ou algo similar. Você também deve garantir que as condições de saúde e higiene sejam ótimas.
Também é necessário que você tenha alguns elementos essenciais para o treinamento. Essas ferramentas garantirão proteção e segurança tanto para a ave quanto para o usuário.
Uma das peças mais importantes é o capuz: uma peça feita de couro que serve para cobrir os olhos do pássaro e mantê-lo calmo.
Outro componente fundamental é a luva, também de couro. Isso serve para tornar o braço mais confortável para o falcão e, ao mesmo tempo, proteger o treinador das garras do pássaro.
Há também o “leash”, que são faixas de couro amarradas às pernas do falcão.
Eles servem para que o treinador tenha controle do animal enquanto estiver na luva ou no poleiro.
Como conseguir um falcão
No Brasil, atualmente, a única maneira legal de ter um falcão é adquiri-lo em um criadouro. Se o exemplar vem de outro país, é necessário ter documentos emitidos pelas autoridades ligadas ao IBAMA.
Os criadouros devem estar regularizados e também possuir autorização do Ibama. Além disso, segundo a revista Globo Rural, “somente se tiver permissão específica do órgão do governo, um profissional da atividade poderá realizar o treino das aves envolvendo perseguição de animais silvestres”.
Falcoaria: uma atividade controversa
A falcoaria é uma atividade que é cercada por muita controvérsia. Para algumas pessoas, é uma prática de caça que atenta contra a vida selvagem.
Para outros, é uma forma excepcional de comunicação que cria um vínculo muito forte entre o homem e essas impressionantes aves.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- New York State Department of Environmental Conservation. (2014). New York State Falconry Guide. Recuperado el 18 de agosto de 2022, disponible en: https://www.dec.ny.gov/docs/wildlife_pdf/falcguide.pdf
- California Department of Fish and Wildlife. (2021). Falconry License. Recuperado el 18 de agosto de 2022, disponible en: https://wildlife.ca.gov/Licensing/Falconry
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.