Como você deve alimentar uma tartaruga?

Você pode alimentá-la com produtos naturais ou rações, respeitando as necessidades nutricionais do animal. Além disso, é preciso levar em consideração a higiene na hora de decidir a comida que for oferecer-lhe.

A dieta que oferecermos aos nossos bichos de estimação vai repercutir diretamente na sua saúde e no seu bem-estar. Para saber como devemos alimentar uma tartaruga corretamente, temos que conhecer exatamente os nutrientes de que precisa e os produtos disponíveis no mercado.

Necessidades nutricionais da tartaruga aquática

As tartarugas aquáticas, diferente das terrestres, são onívoras. Isso quer dizer que, para alimentar a tartaruga, podemos oferecer-lhe tanto carne e peixe quanto plantas. A dieta das tartarugas exige por volta de 25% de proteínas animais, já que em liberdade costumam se alimentar de:

  • Pequenos moluscos
  • Larvas
  • Insetos, como, por exemplo, grilos
  • Peixes de menor porte
tartaruga comendo alface

Esse dado, por conseguinte, nos leva a considerar muito as proteínas animais na sua dieta. A porcentagem restante será composta por alimentos de origem vegetal. Se você optar por não utilizar rações ou outras opções artificiais, pode alimentar uma tartaruga com:

  • Verduras, como pequenos pedaços de cenoura, folhas de couve ou alface cortadas em pedaços, abóbora triturada, ervilhas, etc. As algas também podem ser incluídas na sua dieta.
  • Fruta cortada em pedaços, como maçã, melão, frutas vermelhas, etc. Não descasque os pedaços das frutas, a casca é benéfica para o seu bico.

Na hora de oferecer à sua tartaruga alimentos de origem natural, você deve levar muito em consideração que elas não controlam muito bem seu apetite e podem comer até se empanturrar. 

Como precaução, nunca se esqueça de cortar em pedaços mais volumosos ou duros, já que o esôfago da tartaruga é muito pequeno e estreito, e ela pode se asfixiar.

comida da tartaruga

Produtos alimentícios para tartarugas no mercado

Se você opta por alimentar uma tartaruga à base de alimentos industrializados, conhecer as diferentes opções existentes no mercado, assim como sua qualidade, pode ser de utilidade para nos certificarmos de que nosso bicho de estimação segue uma dieta equilibrada.

A ração comercial é uma das opções que podemos encontrar no Pet Shop onde compramos com frequência. Existem rações especiais para tartarugas que levam em consideração suas necessidades nutricionais.

No entanto, a variedade é uma grande aliada na dieta da tartaruga. Por isso, recomenda-se acrescentar outro tipo de alimentos e complementos alimentícios, além da ração. Quanto a essa última, recomenda-se a variedade dos cilindros de alimentação flutuantes, já que suja menos a água.

A composição nutricional desse tipo de ração costuma ser a seguinte:

  • Proteína crua: 42 %
  • Gordura crua: 10 %
  • Fibra crua: 5 %
  • Cinzas: 5 %
  • Umidade 5: 10%

Além da ração comercial, existe uma série de prêmios ou lanches no formato de camarão, que podemos dar como prêmio para nosso bicho de estimação. Isso porque as tartarugas adoram esse tipo de comida. Isso deve ser um presente eventual, não o principal componente da sua dieta.

Como complemento nutricional, é preciso mencionar a pastilha de cálcio que deve ser colocada no fundo do terrário. A carapaça das tartarugas é composta unicamente de cálcio. Assim, essa pastilha é essencial para melhorar a síntese de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio.

Quanto à alimentação, é preciso alimentar uma tartaruga duas vezes ao dia com os alimentos que componham sua dieta normal, sem contar os suplementos e prêmios. Além disso, temos que ter cuidado com todos os alimentos que ela deixe de lado por mais de 10 minutos, já que devem ser retirados para manter a higiene da água.

Recomendados para você