Comportamento e reprodução do íbex

O íbex se destaca pelos seus enormes chifres – no caso dos machos – e pela sua grande capacidade de adaptação a diversos ecossistemas.
Comportamento e reprodução do íbex

Última atualização: 24 janeiro, 2020

Talvez você nunca tenha escutado falar do íbex e, por isso, pensamos em escrever este artigo, no qual vamos apresentá-lo a você. Está animado para descobri-lo?

O que é o íbex?

Certamente, se falarmos de uma cabra selvagem, você vai saber o que é. Pois bem, esse é o nome comum para um íbex: uma espécie de cabra selvagem europeia que pertence à ordem Artiodactyla e à família Bovidae.

Características

A cabra selvagem apresenta um dimorfismo sexual e, assim, o macho é muito maior e mais pesado do que a fêmea. Os machos podem medir de 90 a 101 centímetros de altura e pesar de 67 a 117 quilogramas, enquanto as fêmeas não medem mais de 84 centímetros e pesam entre 30 e 45 quilogramas.

A sua cabeça é larga e os chifres das fêmeas são um pouco mais parecidos com os de uma cabra doméstica, ainda que os chifres dos machos sejam proeminentes e enrolados. O rosto dos machos também é mais alongado e tem uma barba escura debaixo da mandíbula.

Íbex em seu habitat natural

Em relação à sua pelagem, tanto no comprimento quanto na cor, ela vai depender da espécie de cabra, assim como da temperatura do ano.

No inverno, por exemplo, a pelagem fica mais longa e com uma cor mais grisalha, enquanto na primavera ela fica cor de areia ou de canela e, além disso, não cresce tanto. Curiosidades da mãe natureza…

Habitat

O seu habitat natural são os bosques e capinzais, assim como montanhas que estejam a uma altura de pelo menos 500 a 2500 metros. No entanto, quando o verão se aproxima, eles tentam elevar essa altura para pelo menos 3000 metros. Quanto mais alto, menos calor.

Hoje em dia, já que estão protegidas e dado o seu nível de adaptação, elas podem ser vistas em zonas costeiras de Málaga, Almeria e Granada, na Espanha. É, sem dúvida, algo que pareceria impensável há alguns anos.

Caráter e personalidade

Essa espécie é muito versátil, já que as suas habilidades e agilidade funcionam da mesma forma de noite e de dia, embora o seu pico de atividade costume ser nas primeiras horas da manhã e nas últimas horas da tarde.

Entretanto, elas têm uma boa capacidade de adaptação, sobretudo ao clima. Assim, no inverno elas costumam ter mais atividade nas horas do meio do dia, quando o calor é mais intenso. Dessa maneira, elas se refugiam do frio.

Comportamento e reprodução do íbex

Elas são animais sociáveis e, ainda que normalmente possamos ver muitas delas sozinhas, na verdade elas sempre andam em rebanhos. Elas têm a sua própria forma de se comunicar quando estão em perigo e, assim, toda a manada vem ajudar.

Reprodução do íbex

Os rebanhos são constituídos por machos, fêmea e filhotes, e os adolescentes se incorporam durante a época de verão, pois no resto do ano eles estão procurando o que fazer livremente. Os meses de cio são novembro e dezembro, que é quando ambas as espécies se juntam nos rebanhos.

É nessa época que são vistos os conhecidos combates entre machos, cabeça a cabeça, a fim de conseguir a fêmea. Contudo, há alguns exemplares que atuam na reprodução de maneira diferente.

Trata-se da estratégia reprodutiva da perseguição, na qual eles perseguem uma fêmea até a fecundarem e logo depois a deixam ir sem monopolizar uma relação. Os filhotes sempre nascem em maio e cada fêmea pode ter dois ou três de uma vez.

Isso é tudo o que podemos falar para você sobre o íbex ou a cabra-montesa, um animal chamativo, com costumes peculiares e uma alta capacidade de adaptação.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Danieli C De, Sarasa M. Population estimates, density–dependence and the risk of disease outbreaks in the Alpine ibex Capra ibex. Anim Biodivers Conserv. 2015;
  • Rice CG, Jenkins KJ, Chang W-Y. A Sightability Model for Mountain Goats. J Wildl Manage. 2009;

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.