Conheça o canguru-vermelho, o rei indiscutível da Austrália

· junho 9, 2019
Além de ser enorme e pesado, o canguru-vermelho australiano se destaca por sua velocidade - chega até 56 km/h - e por seus grandes saltos de até 1,8 metro.

O canguru-vermelho é o maior marsupial do mundo, mas não é só isso: esse mamífero colossal, endêmico da Austrália, é um dos cangurus mais fortes que existem. Conheça um dos pesos pesados ​​da natureza a seguir.

Habitat e características essenciais do canguru-vermelho

De nome científico Macropus rufus, o canguru-vermelho é considerado a maior espécie de marsupial que existe.

Com um peso próximo a 100 quilos e uma altura comparável à nossa (embora alguns machos possam se aproximar de dois metros), o canguru-vermelho é o rei indiscutível das planícies australianas.

Quanto à alimentação, a dieta do canguru-vermelho é composta por ervas recém-germinadas e plantas com flores, que lhe permitem armazenar grandes quantidades de água.

A maioria da sua população é dividida em grupos de dois a quatro membros que habitam os desertos e planícies da Austrália central. Estes animais têm pernas longas e musculosas que lhes permitem atingir velocidades de até 56 km/h e saltar até 1,8 metro.

As fêmeas do canguru-vermelho são menores, mais leves e mais rápidas do que os machos. A característica cor avermelhada de seu pelo tende a ter um tom azul-acinzentado nas fêmeas, característica que lhes rendeu o pseudônimo de ‘voadoras azuis’ entre a população australiana.

Habitat e características essenciais do canguru-vermelho

Hábitos reprodutivos e sociais

As fêmeas desta espécie, como qualquer outro marsupial, dão à luz a um bebê pequeno e totalmente dependente que viverá dentro de sua bolsa por dois meses.

Uma vez que esse período tenha passado, o filhote do canguru-vermelho se aventura a inspecionar seus arredores, mas a ameaça dos jovens machos faz os filhotes voltarem de vez em quando para a bolsa da mãe.

Os cangurus machos costumam ter uma constituição marcadamente muscular que os ajuda a lutar contra outros machos durante a época de reprodução.

Na verdade, um dos personagens mais adorados da internet, o canguru Roger, ficou famoso graças aos seus poderosos músculos e sua expressão aparentemente solene. Infelizmente, ele morreu em dezembro de 2018 com a idade de 12 anos.

A expectativa de vida de um canguru selvagem costuma ser por volta de 30 anos.