Conheça o cão basset alemão da Vestfália
Esta antiga raça alemã une as capacidades próprias dos cães de caça de grande porte e a versatilidade de um corpo compacto e musculoso. Conheça o cão basset alemão da Vestfália a seguir.
Origens do cão basset alemão da Vestfália
Fruto de um cruzamento de cães de caça alemães, franceses e ingleses, dizem que o cão basset alemão da Vestfália é uma versão em miniatura do seu parente próximo, o sabujo alemão.
O padrão desta raça não apareceu até o ano de 1910. A data de publicação do padrão oficial válido só aconteceu em 1987.
O cão basset alemão da Vestfália também foi utilizado para desenvolver outras raças de cachorros pequenos, como seu descendente suíço, o drever. A cor de sua pelagem e a aparência pequena e robusta são muito parecidas. Isso pode chegar a confundir muitos donos.
Características e morfologia
A Federação Cinológica Internacional classifica esta raça em um grupo de 6 cães de espécies sabujo, rastreador e semelhantes.
A aparência geral deste pequeno caçador é compacta (mede apenas entre 28 e 30 centímetros de altura), longa e musculosa, parecido com uma versão em miniatura da típica estrutura de um cão de caça.
O formato da cabeça, a amplitude da coluna e o ângulo do rabo conferem a esta raça uma aparência nobre que atraiu as classes alemães mais ricas. Isso levou a uma criação controlada do cão basset alemão da Vestfália.
Seus membros posteriores são parecidos com os do dachshund, o “salsicha”, mas apresentam um aspecto mais forte e musculoso.
A pelagem desta raça deve ser densa e de cores que variam entre vermelho, amarelo e preto, com algumas manchas brancas típicas dos cães de caça alemães.
No padrão desta raça, são aceitos tanto cachorros bicolores quanto tricolores, mas as tonalidades de café e chocolate são penalizadas.
Alimentação e adestramento do cão basset alemão da Vestfália
Esta raça é de tamanho pequeno. No entanto, é cheia de energia e requer uma alimentação adaptada a um estilo de vida ativo.
Não devemos esquecer que toda raça de cães de caça exige exercício físico e mental diário. Muitos donos se deixam enganar por sua aparência em miniatura, mas o cão basset alemão da Vestfália está longe de ser um móvel de estimação que assiste TV todos os dias.
Como é uma raça dedicada à caça, seu adestramento é relativamente fácil. Em geral, este cachorro é atento e procura agradar.
Ainda que seu temperamento não seja dominante nem agressivo, ele pode ser teimoso e excessivamente independente. Por isso os futuros adestradores devem ter um pouco de paciência e insistir muito nos treinamentos.
O que esperar da saúde e comportamento do seu novo animal de estimação
Esta raça é ativa, carinhosa e cheia de energia. É muito versátil e cuidadoso com as crianças. Então, é uma boa opção se você está buscando um novo animal para sua família.
Como qualquer cachorro, o cão basset alemão da Vestfália gosta de companhia e exercício. Se ficar entediado, pode acabar desenvolvendo um comportamento destrutivo.
Em geral, essa raça tem uma boa saúde e não tem histórico de doenças hereditárias muito preocupantes.
É necessário ter um cuidado especial com seu peso, já que com a idade e a falta de exercícios ele pode sofrer com a obesidade e com infecções de ouvido devido ao formato das suas orelhas.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.