Drever, o dachbraco sueco

julho 17, 2018
Drever ou Dachbraco Sueco

O Drever, também conhecido como Dachbraco Sueco, é o menor dos cães de procedência sueca. Trata-se de um cão, de pequeno porte, de caça ou de busca.

Origem do Drever

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, o Drever pertence ao grupo 6: cães de busca ou de caça. A origem da raça é relativamente recente, já que até a metade do último século ainda não era reconhecida e registrada.

No começo do século 20, os suecos importaram da Alemanha uma raça de cães de caça conhecida como Westphalian Dachsbracke. O cruzamento desta com outros grupos de cães de busca deu, então, origem ao Drever que conhecemos hoje em dia.

As primeiras referências a esta raça datam dos anos 30 e 40, ainda que até 1953 não tenha sido reconhecida oficialmente como raça sueca.

Características físicas e padrão da raça

Segundo a Federação Cinológica Internacional, a aparência do Drever deve ser robusta e forte, ágil, mas com músculos bem desenvolvidos.

Sua cabeça é muito grande em relação ao corpo, que é largo e com patas curtas. O focinho sempre será igual ao resto do crânio, algo crucial para sua capacidade olfativa e de busca.

De acordo com o padrão da raça, a altura em cruz deve ser de cerca de 35 centímetros nos machos e 33 centímetros nas fêmeas. Não há especificações a respeito do peso, mas estipula-se que o peito deve ser bem desenvolvido e com forma de ovo, chegando claramente aos cotovelos.

drever
Fonte: Per Killingm

Sobre o manto, podemos dizer que seu pelo é áspero, liso e grudado ao corpo. Sobre a tonalidade, são permitidas todas as cores em manchas, mas não se aceita o branco liso nem a cor de fígado.

Caráter e temperamento do Drever

O caráter do Drever é parecido com o de outros cães de caça. É um cão astuto e muito inteligente, devido a sua grande capacidade cranial e à proporção desta com relação ao resto do corpo.

Além disso, um dachbraco sueco saudável e bem cuidado nunca se mostrará agressivo, com medo, nervoso ou tímido. Ele se dá muito bem com outros cães e é perfeito para a vida familiar e a convivência com crianças.

Conselhos e cuidados

O cão de caça sueco ou Drever é uma raça muito robusta, que não tem histórico de nenhuma doença específica. No entanto, podemos prevenir qualquer problema com visitas regulares ao veterinário, assim como com a prática habitual de exercícios físicos.

Recomenda-se que após as saídas ao campo, sejam feitas inspeções nas patas e orelhas, já que essas zonas estão muito propensas a pegar carrapatos e outros elementos que podem ser danosos para nosso animal.

Por tratar-se de um cão de pelos curtos e ásperos, podemos dizer que basta uma escovação por semana para evitar pequenos nós nos cotovelos e para eliminar a capa de pelos mortos.

Fonte das imagens: Svenska Mässan e Per Killingm

 

Recomendados para você