Conheça o cão basset alemão da Vestfália

agosto 14, 2019
Esta pequena réplica do sabujo alemão é o companheiro perfeito para os amantes dos cães de caça que não têm muito espaço em casa.

Esta antiga raça alemã une as capacidades próprias dos cães de caça de grande porte e a versatilidade de um corpo compacto e musculoso. Conheça o cão basset alemão da Vestfália a seguir.

Origens do cão basset alemão da Vestfália

Fruto de um cruzamento de cães de caça alemães, franceses e ingleses, dizem que o cão basset alemão da Vestfália é uma versão em miniatura do seu parente próximo, o sabujo alemão.

O padrão desta raça não apareceu até o ano de 1910. A data de publicação do padrão oficial válido só aconteceu em 1987.

O cão basset alemão da Vestfália também foi utilizado para desenvolver outras raças de cachorros pequenos, como seu descendente suíço, o drever. A cor de sua pelagem e a aparência pequena e robusta são muito parecidas. Isso pode chegar a confundir muitos donos.

Filhotes de basset alemão da Vestfália

Características e morfologia

A Federação Cinológica Internacional classifica esta raça em um grupo de 6 cães de espécies sabujo, rastreador e semelhantes.

A aparência geral deste pequeno caçador é compacta (mede apenas entre 28 e 30 centímetros de altura), longa e musculosa, parecido com uma versão em miniatura da típica estrutura de um cão de caça.

O formato da cabeça, a amplitude da coluna e o ângulo do rabo conferem a esta raça uma aparência nobre que atraiu as classes alemães mais ricas. Isso levou a uma criação controlada do cão basset alemão da Vestfália.

Seus membros posteriores são parecidos com os do dachshund, o “salsicha”, mas apresentam um aspecto mais forte e musculoso.

A pelagem desta raça deve ser densa e de cores que variam entre vermelho, amarelo e preto, com algumas manchas brancas típicas dos cães de caça alemães.

No padrão desta raça, são aceitos tanto cachorros bicolores quanto tricolores, mas as tonalidades de café e chocolate são penalizadas.

Basset alemão

Alimentação e adestramento do cão basset alemão da Vestfália

Esta raça é de tamanho pequeno. No entanto, é cheia de energia e requer uma alimentação adaptada a um estilo de vida ativo.

Não devemos esquecer que toda raça de cães de caça exige exercício físico e mental diário. Muitos donos se deixam enganar por sua aparência em miniatura, mas o cão basset alemão da Vestfália está longe de ser um móvel de estimação que assiste TV todos os dias.

Como é uma raça dedicada à caça, seu adestramento é relativamente fácil. Em geral, este cachorro é atento e procura agradar.

Ainda que seu temperamento não seja dominante nem agressivo, ele pode ser teimoso e excessivamente independente. Por isso os futuros adestradores devem ter um pouco de paciência e insistir muito nos treinamentos.

O que esperar da saúde e comportamento do seu novo animal de estimação

Esta raça é ativa, carinhosa e cheia de energia. É muito versátil e cuidadoso com as crianças. Então, é uma boa opção se você está buscando um novo animal para sua família.

Como qualquer cachorro, o cão basset alemão da Vestfália gosta de companhia e exercício. Se ficar entediado, pode acabar desenvolvendo um comportamento destrutivo.

Em geral, essa raça tem uma boa saúde e não tem histórico de doenças hereditárias muito preocupantes.

É necessário ter um cuidado especial com seu peso, já que com a idade e a falta de exercícios ele pode sofrer com a obesidade e com infecções de ouvido devido ao formato das suas orelhas.