Conheça o milhafre-real

Estamos diante de uma ave de rapina e carniceira, que prefere encontrar comida fácil, mas que também é capaz de caçar. Frequenta áreas onde há atividade humana para, assim, aproveitar os restos mortais que encontrar.
Conheça o milhafre-real
Eugenio Fernández Suárez

Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

Última atualização: 27 dezembro, 2022

O milhafre-real (Milvus milvus) é uma das aves de rapina mais famosas. Embora pareça muito comum, está cada vez mais difícil encontrar um ninho desta ave na Península Ibérica.

O Milhafre-real é uma das muitas aves de rapina diurnas que cruzam os céus. Juntamente com o milhafre-preto, são as duas espécies de milhafre que vivem na Espanha.

Características e identificação do milhafre-real

De voo ágil, esta ave tem uma envergadura de quase dois metros e pesa em torno de um quilo, enquanto seu comprimento é de cerca de 60 centímetros.

É fácil identificá-lo durante o voo, pois eles têm uma cauda bifurcada típica, cuja extremidade traseira é dobrada, ao contrário de outras espécies, que a têm uma cauda parecida com um ventilador.

É marrom, com uma cabeça cinza muito marcante, e sua característica mais notável são as manchas brancas nas asas, o que torna possível distingui-lo do milhafre-preto.

É muito difícil distinguir animais adultos de animais jovens, embora os animais mais jovens tenham um olho mais escuro, que se torna claro ao longo do tempo.

Milhafre-real

É fácil identificar esta ave, mesmo para quem está começando a observar os pássaros. Também é gratificante admirá-lo, pois gosta de fazer acrobacias enquanto voa.

Comportamento do milhafre-real

É um pássaro que é muitas vezes visto acompanhado por outros membros de sua espécie, e é bastante adaptável.

Embora não seja estritamente um pássaro carniceiro, sim, geralmente encontramos o verdadeiro milhafre-real em lixões e aterros sanitários.

Por isso, é comum vê-lo acompanhado por várias espécies de abutres.Além dissotambém é um caçador experiente, mas prefere caçar filhotes de suas presas.

Uma razão pela qual este pássaro parece ser tão comum é que, enquanto outras aves de rapina são mais tímidas e precisam viver em áreas de baixa densidade populacional, o Milhafre-real tira proveito da atividade humana.

Ele até frequenta matadouros e estradas, para tirar proveito dos atropelamentos e se alimentar.

Milhafre-real

Sobretudo durante à noite, tende a se reunir em grupo, em poleiros comunais onde é possível encontrar dezenas de indivíduos.

Habitat e conservação do milhafre-real

O milhafre-real é uma espécie em perigo de extinção na Península Ibérica.

Provavelmente isso não é bem conhecido, já que é uma das aves de rapina que mais vemos no céu, mas não devemos nos enganar.

Isso porque, embora sejam mais comuns no inverno, cada vez se reproduzem menos na Espanha.

O milhafre-real está incluído em muitos guias como uma espécie que permanece durante todo o ano na Espanha.

Mas, devido ao aquecimento global e ao aumento das temperaturas, a Espanha está cada vez mais se tornando um refúgio de inverno para essa ave.

O milhafre-real, como ave migratória que é, “decidiu” passar o verão no norte da Europa, onde está se reproduzindo cada vez mais.

Normalmente, é uma ave que se reproduz em áreas florestais, enquanto os animais de inverno tendem a ocupar áreas agrícolas, sem medo de voar perto de áreas habitadas.

Suas ameaças são muitas: envenenamento, principalmente por iscas de veneno e raticidas, choques elétricos, perda de habitat e os órgãos de gestão atuais, que cuidam cada vez menos destas aves.

Espanha, Alemanha e França concentram 90% dos indivíduos desta espécie. No caso da Península Ibérica, encontra-se em praticamente em todo seu território, exceto nas Ilhas Canárias, Ceuta e Melilha.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.