Conheça os tecelões, aves construtoras

· dezembro 9, 2018
Estas aves se destacam das demais espécies devido à sua capacidade de construir ninhos realmente complexos. Também têm uma forma curiosa de atrair a fêmea, "dançando" em torno de sua criação.

Seu nome científico é Ploceidae, mas todos os conhecem como tecelões. Isso se deve à dedicação e esmero que eles dedicam na construção de seus ninhos. Saiba tudo sobre eles neste artigo.

Características gerais dos tecelões

Esta grande família, composta por mais de 100 espécies de tecelões, vive principalmente na África Subsaariana.

Alguns também podem ser encontrados na Austrália e na parte tropical da Ásia (sudeste). Estas aves são conhecidas pela sua capacidade de ‘tecer’ ninhos de uma forma muito complexa.

Sua habilidade em construir a própria casa é única, pois não há outro animal que saiba fazer ninhos tão intrincados.

Esta construção é feita com folhas, pequenos ramos e ervas. Eles escolhem os melhores fios para obter uma estrutura que não permite ver o interior.

Os orifícios de acesso ao interior dos “quartos” são muito estreitos e ficam voltados para o solo.

Na parte superior do ninho, é possível ver uma espécie de ‘corda’ que resiste muito bem ao peso dos materiais e de seus ocupantes.

Ave tecelão

Além disso, os tecelões são pássaros que formam colônias entre árvores e perto de espelhos de água doce. Por isso, é comum ver que vários ninhos de diferentes pares ficam pendurados no mesmo galho.

Podem até ajudar os “vizinhos” a cuidar dos filhotes, quando as aves adultas precisam sair em busca de comida: sementes de todos os tipos.

Outra questão interessante em relação aos tecelões é que eles apresentam um notório dimorfismo sexual. Os machos têm penas de cores mais intensas, como amarelo e vermelho. A fêmea, no entanto, tem plumagem marrom.

Essas mudanças na coloração são mais visíveis durante a época de reprodução.

Tecelão comum: o mais famoso da família

Das mais de 100 espécies de tecelões existentes no mundo, sem dúvida o ‘comum’ é o mais difundido, estudado e conhecido.

É também chamado de tecelão-malhado e vive no sul da África, com exceção das regiões áridas. Prefere habitats abertos e geralmente aparece perto de populações humanas ou plantações e áreas de cultivo.

As colônias são conhecidas por serem muito barulhentas no momento do acasalamento e ao cuidar dos filhotes.

Eles formam seus ninhos nas extremidades dos galhos das árvores e muitas dessas casas ficam ‘coladas’ lado a lado.

A cada estação, a fêmea coloca entre dois e três ovos brancos perolados e é responsável por chocá-los, enquanto o macho busca comida para ambos.

ninhos de tecelões

Os tecelões comuns são pássaros robustos com cerca de 17 centímetros de comprimento, com bico cônico forte e olhos vermelho-escuros. Os machos apresentam uma plumagem amarela com rosto preto ou cabeça e asas mais escuras.

Porém, as fêmeas apresentam um tom mais claro, tanto no corpo como nas asas ou na cauda.

Fora da época de reprodução, os tecelões machos têm uma plumagem mais acinzentada, verde-oliva ou esbranquiçada, embora as penas permaneçam pretas.

O namoro é muito curioso: o macho é responsável pela construção do ninho e, quando pronto, ‘convida’ a fêmea a entrar na casa através de uma dança em torno do trabalho finalizado.

Sua dieta é baseada principalmente em sementes, embora às vezes complementem a alimentação com pequenos insetos; especialmente durante a estação reprodutiva.

Como os tecelões gostam de comer grãos diferentes, em algumas áreas eles são considerados uma praga para a agricultura.