Conheça a raça Airedale Terrier, o rei da sua família

agosto 7, 2019
O Airedale Terrier nasceu em meados do século XIX como resultado do cruzamento entre um terrier preto e um otterhound. Trata-se da mais robusta e alta raça da sua família.

Dentro da família dos terriers, eles são os maiores e mais fortes. De origem britânica, precisamente da região de Yorkshire, a raça Airedale Terrier é robusta e cheia de características interessantes. Saiba tudo sobre ela no artigo a seguir.

História e características da raça Airedale Terrier

Suas origens remontam a meados do século XIX, quando alguns criadores tentaram obter um cão capaz de caçar lontras nos rios de South Yorkshire, na Grã Bretanha.

Após cruzar um terrier preto com um otterhound, o resultado foi o Airedale Terrier, também conhecido como ‘o rei dos terriers’. Ou seja, ele é o maior e mais robusto da família. No entanto, somente em 1878 recebeu o nome pelo qual o conhecemos hoje.

O Airedale é um caçador de presas de grande porte e, devido à sua aparência elegante, também é adotado como animal de estimação.

Além disso, é comum vê-lo como cão de guarda no campo. A personalidade e a grande adaptabilidade da raça permitiram que ele desenvolvesse diferentes ‘ofícios’, como cão-guia, cão de resgate, polícia ou busca.

Algumas das características físicas da raça que podemos destacar são a altura de cerca de 60 centímetros e o peso de 20 quilos. Além disso, seu corpo é marrom com rabo preto, cor que também aparece nas costas e no pescoço. Ele se destaca pela pelagem desgrenhada, dupla e curta.

Conheça o Airedale Terrier

Outro detalhe que chama a atenção é seu focinho ‘quadrado’ e longo. Surpreendentemente, seus dentes têm uma força semelhante à de um rottweiler, devido à sua mordida em tesoura. As orelhas são curtas e caem até a altura dos olhos, que são pequenos e ‘escondidos’.

Seu corpo é forte, equilibrado e firme. Suas costelas são bem arqueadas, as costas são bastante compridas e o rabo é afinado.

Temperamento da raça

É um animal fiel e calmo, companheiro da sua família e amante de passeios ao ar livre. Desse modo, ele não tem problemas para socializar nem para responder a ordens simples.

O Airedale Terrier é um cão muito ousado, adora brincar, é cheio de energia e é perfeito para pessoas ativas ou atletas. Além disso, diz-se que ele tem alma de atleta, pois é uma das raças mais bem-sucedidas em competições.

O rei dos terriers é muito curioso e pode ficar muito nervoso quando está prestes a sair ou quando detecta algo que lhe interessa. Ele não é muito tolerante com crianças pequenas e nem sempre se dá bem com outros cães.

Por fim, se você deixá-lo muitas horas sozinho em casa, ele pode se tornar destrutivo e indisciplinado.

Características do Airedale Terrier

Saúde do Airedale

Devido à forma e disposição das suas orelhas, o Airedale Terrier pode sofrer com casos de otite. Isso se agrava especialmente se elas forem molhadas com frequência, ou durante o inverno.

Ele também pode apresentar um problema de pele conhecido como “hot patch”, torção gástrica por comer rápido demais, e doenças no intestino.

Para evitar essas doenças, recomenda-se alimentá-lo com ração de boa qualidade que inclua ômega 3 e 6 (com peixe). Além de prevenir doenças, isso também permitirá que seu pelo seja mais brilhante e saudável.

Em relação ao seu cuidado diário, o Airedale Terrier precisa de longas caminhadas por pelo menos uma hora por dia. Além disso, é importante brincar constantemente com ele. Embora se adapte a viver em apartamentos, o mais recomendável é tê-lo em casas com jardim ou pátio.

Ele deve ser penteado duas vezes por semana, não deve tomar banho com muita frequência e deve ser tosado mensalmente.

Também é essencial limpar as remelas ao redor dos seus olhos, bem como os restos de comida que ficam “presos” no seu queixo peludo. Dessa forma, ele manterá seu pelo em boas condições e será capaz de exibir um de seus principais atributos onde quer que vá.

Puente, S. (2003). Pituitary carcinoma in an Airedale terrier. The Canadian Veterinary Journal. La Revue Veterinaire Canadienne.