Você conhece a raça de cães Coton de Tulear?

maio 25, 2020
O nome do Coton de Tulear faz referência ao termo francês 'coton', que significa algodão, já que a sua pelagem se assemelha a esse material.

O Coton de Tulear é uma raça de cães nativos da África que pode ser facilmente confundida com outros cães da família Bichon. De fato, é muito provável que ela descenda deles, se considerarmos os seus traços morfológicos e comportamentais.

A seguir, convidamos você a conhecer um pouco mais sobre esse lindo cachorro com ‘pelo de algodão’. De forma breve, vamos falar sobre as suas origens, características físicas, personalidade e saúde.

Características físicas do Coton de Tulear

O Coton de Tulear é um cachorro pequeno, com um corpo mais longo do que alto. Sua barriga é levemente recuada, não excessivamente magra, enquanto o peito é bem desenvolvido e longo. Também se destaca a cernelha pouco acentuada, a garupa curta e oblíqua e a linha superior levemente convexa.

Sua cabeça, vista de cima, tem uma forma triangular e é curta. Já em seu ângulo frontal, parece larga e ligeiramente abaulada, com um stop não muito acentuado.

Os olhos do Coton de Tulear são arredondados e escuros, com expressão alegre. O focinho é preto e as orelhas são triangulares, de inserção alta e pendentes.

O pelo é a característica mais distintiva da raça, até mesmo dando origem ao seu nome. Por causa dos pelos soltos, brancos e macios, que ao mesmo tempo formam um manto denso, a sua pelagem tem uma aparência de algodão. O termo coton em francês significa ‘algodão’ e é uma referência clara ao tipo de pelo do Coton de Tulear.

Coton de Tulear

Personalidade e comportamento do Coton de Tulear

O Coton de Tulear é caracterizado por um temperamento alegre, dócil e gentil, e ele é extremamente leal e carinhoso com a sua família. É um cachorro versátil e alegre, que pode se adaptar facilmente a diferentes tipos de pessoas e ambientes.

Com a socialização adequada, o Coton de Tulear não deve apresentar problemas para conviver com outros cães e animais. O seu relacionamento com as pessoas também costuma ser muito tranquilo, já que é um cachorro altamente sociável. Ele também pode ser uma excelente companhia para as crianças.

Como é um cachorro inteligente, predisposto e equilibrado, educar um Coton de Tulear não implica grandes dificuldades. Essa pode até mesmo ser uma raça recomendada para tutores com pouca experiência, pois eles são fáceis de treinar e não requerem cuidados muito específicos.

É altamente recomendável usar o reforço positivo na educação do seu melhor amigo para estimular a sua inteligência e sociabilidade. Também será essencial proporcionar atividade física e estimulação mental diariamente para que ele mantenha uma boa saúde e temperamento estável. 

Saúde do Coton de Tulear

Apesar de seu tamanho pequeno, o Coton de Tulear é um cachorro forte e resistente. Quando recebe os cuidados médicos preventivos adequados e os cuidados necessários, ele geralmente não fica doente com facilidade e também mostra um excelente temperamento no dia a dia.

Na prática, não há registro de doenças degenerativas ou hereditárias com uma alta incidência nessa raça.

Coton de Tulear

Cuidados essenciais para um Coton de Tulear

Conforme mencionamos, o Coton de Tulear não requer cuidados difíceis ou muito detalhados. No entanto, a sua pelagem abundante requer escovação diária para remover a sujeira e impedir a formação de nós.

Os banhos só precisam ser oferecidos quando o cachorro estiver realmente sujo, pois banhos em excesso podem prejudicar a saúde do seu animal de estimação. Também não é necessário tosá-los com muita frequência, já que os seus pelos geralmente mantêm um comprimento bastante equilibrado.

Por outro lado, o Coton de Tulear precisa fazer exercícios físicos diariamente para manter um comportamento estável. Esses animais são mais ativos e requerem maior atividade do que a maioria dos cães pequenos. É aconselhável fazer pelo menos duas caminhadas diárias de 30 a 40 minutos com o seu melhor amigo.

Também será essencial proporcionar jogos de inteligência e enriquecer o ambiente do seu cachorro para manter a sua mente bem estimulada. E lembre-se de que o adestramento é o melhor exercício para o corpo, para os sentidos e para a mente.

Alguns dados sobre a história do Coton de Tulear

O Coton de Tulear é uma raça de cachorro africana, nativa da ilha de Madagascar. Seu nome faz referência à cidade portuária de Tulear, que atualmente é mais conhecida como Toliara.

Pouco se sabe com exatidão sobre o seu surgimento e sobre as raças que influenciaram a aparência e o temperamento desse cachorro. Estima-se que os seus ancestrais fossem alguns cães do tipo bichon, levados para a ilha por navegadores portugueses e espanhóis ou ainda pelas tropas francesas.

O reconhecimento pela Federação Cinológica Internacional (FCI) aconteceu na década de 1970. Apenas a partir desse momento é que a raça começou a ser exportada para outros continentes. Mas, até hoje, esse cachorro não é muito popular, embora tenha muitos atributos para ser um excelente companheiro para a família.