Cores do chihuahua
Revisado e aprovado por o biólogo Samuel Sanchez
Os chihuahuas são uma raça encantadora de cães e possuem uma série de cores e marcas que os tornam únicos. A isso, deve-se acrescentar que esses cães são considerados um dos menores do mundo, por isso é comum que seus responsáveis os transportem em bolsas ou mochilas.
Embora haja uma ampla gama de cores e uma variedade de marcas cromáticas nos chihuahuas, nem todas as combinações são reconhecidas pelas federações internacionais. Precisamente neste artigo vamos falar sobre os tons aceitos, os não reconhecidos e os que são mais comuns ou diferentes nessa raça. Não perca!
Cores do chihuahua aceitas pela FCI
A Federação Cinológica Internacional (FCI) explica que existem duas variedades de chihuahua: o de pelo curto colado ao corpo e o de pelo comprido, que se destaca pela pelagem fina, sedosa, lisa ou ondulada. Seu nome se deve ao estado de chihuahua, onde se acredita que seu ancestral vivia em liberdade.
Na ficha publicada em 2019, a FCI é enfática em apontar que todas as cores, marcas e combinações do chihuahua são reconhecidas. No entanto, a organização deixa clara uma única exceção: o merlé ou melro chihuahua não é aceito internacionalmente.
O merlé chihuahua é aceito pela FCI?
Não, o merlé chihuahua não é aceito pela FCI. Esses cães têm uma pelagem manchada e marcas muito chamaticas, que geralmente são mais comuns em raças como o border collie. O motivo pelo qual essa variedade não é aceita é porque as manchas estão relacionadas à presença de um gene que causa diversos problemas de saúde.
Artigos profissionais explicam que o gene dominante M ou Merling é o responsável pelo aparecimento desse tipo de pelagem, comum em diferentes raças de cães. Sabe-se que cruzar dois chihuahuas merlé é arriscado, pois uma parte da ninhada (aproximadamente um quarto) pode apresentar surdez e defeitos oculares, como a microftalmia.
Microftalmia é um defeito de nascença que pode causar lesões em ambos os olhos ou em um deles e impedir o correto desenvolvimento da visão.
Os chihuahuas podem mudar de cor?
A cor e as marcas do chihuahua podem mudar, principalmente após a primeira troca de pelos, quando o cão ainda é filhote. Dessa forma, o cão do tipo sabling pode escurecer ou clarear e o brindling pode ficar mais escuro, enquanto o bronzeado tende a clarear um pouco, apresentando uma cor bege ou dourada.
A maioria dos chihuahuas mantém seu tom após o primeiro ano. No entanto, algumas mudanças sutis podem ocorrer em canídeos dessa raça no estágio sênior.
Cores de chihuahua de acordo com o AKC
O American Kennel Club (AKC) reconhece uma ampla gama de cores e manchas no chihuahua, que chega a mais de 30 variedades. Essa organização aceita chihuahuas com uma pelagem sólida em cores como preto, azul, marrom, chocolate, creme, fulvo e vermelho, entre outras.
Da mesma forma, são aceitos os espécimes cuja pelagem seja manchado ou salpicada com as cores mencionadas.
Cores alternativas de chihuahuas
O AKC também propõe uma lista de cores do chihuahua que têm sido chamadas de alternativas, entre as quais se destacam as seguintes combinações:
- Preto e vermelho, preto e prata, preto e branco.
- Branco.
- Creme e branco.
- Vermelho e branco.
- Prata e prata com branco.
- Ouro e ouro com branco.
- Malhado preto.
- Chocolate e branco, chocolate azul, chocolate malhado fulvo e chocolate fulvo com sable.
- Azul, azul e branco, azul malhado fulvo, azul fulvo e azul merlé.
- Preto, fulvo e sable ou preto fulvo prateado.
Cores raras de chihuahua
Embora existam muitas cores alternativas e aceitas para o chihuahua, algumas são extremamente raras. Isso faz com que esses cães sejam difíceis de encontrar e tendem a ser vendidos por preços elevados. Entre eles, estão os seguintes:
- Preto azeviche: os chihuahuas pretos não apresentam nenhum tipo de marca, pois, como o próprio nome indica, seu tom é unicolor.
- Lavanda/lilás: é uma cor que deriva do tom castanho profundo ou chocolate, que parece diluído ou lavado, dando lugar a um tom acinzentado que é reconhecido como lavanda. Já o chihuahua lilás tem uma coloração ditada pelo gene da diluição em um dos pais.
- Malhado: o padrão malhado ocorre sobre uma base preta que, segundo o AKC, geralmente ocorre na combinação do bege com o azul, o chocolate ou o preto.
- Branco puro: para que o chihuahua seja considerado branco puro, não deve ter manchas ou marcas nos pelos. As únicas partes que podem ser de outra cor são o nariz, as unhas e os olhos. Apenas dois pais puramente brancos podem ter filhotes com essa tonalidade rara.
Marcas chihuahuas
Os chihuahuas não são apenas de cores sólidas ou mistas, pois costumam apresentar marcações também reconhecidas pelo AKC. Essas marcas são divididas em marcas de cores padrão e alternativas. Entre os padrões do chihuahua estão as seguintes:
- Marcas ou salpicados brancos.
- Merlé.
- Máscara preta.
- Fulvo preto.
- Malhado preto.
Por outro lado, aqui estão as marcas do chihuahua de cores alternativas:
- Vermelho.
- Creme.
- Fulvo.
- Máscara preta e marcas brancas.
- Máscara azul.
As marcas dos chihuahuas também se apresentam em uma grande variedade de formas, tamanhos e partes do corpo. Sejam em termos de cores, combinações ou marcas, o chihuahua é um cão que apresenta inúmeras opções. Todos os cães dessa raça são bonitos, pequenos e muito brincalhões.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Taking a Look at Merle Coat Pattern in Chihuahuas. Chihuahua Update. Vol. 4, Núm. 2, 2005.
- Chihuahueño. Federation Cynologique Internationale. 2019.
- Chihuahua. American Kennel Club.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.