Corgi: conheça esta raça de cachorro

janeiro 25, 2018

O Corgi, que significa “cachorro anão”, no idioma galês, é uma raça originada na Grã-Bretanha. Dizem que é descendente dos Visigodos, cachorros vikings, que foram mudando até se tornar a raça que conhecemos atualmente.

Existem dois tipos de Corgi, os Welsh Corgi Pembroke, que dizem que foram introduzidos pelos flamengos (habitantes de um povoado no norte da Bélgica) e que normalmente cumprem o papel de cão guia, e o Welsh Corgi Cardigan, que é utilizado mais como animal doméstico.

Uma diferença entre os dois tipos de Corgi é que os Pembroke são maiores que os Cardigan; ambos estavam misturados, até que em 1934 os criadores conseguiram apontar as diferenças e estabelecer oficialmente os dois tipos de Corgi. 

Características do Corgi

Pembroke

  • Estatura: Pode medir de 30 a 38 centímetros de altura.
  • Peso: Pode pesar de 12 a 14 kg.
  • Pelo: Tem um pelo médio e ligeiramente macio.

Cardigan

  • Estatura: Varia entre 25 e 30 centímetros de altura.
  • Peso: O peso comum deste tipo está entre 8 e 12 kg.
  • Pelo: Normalmente tem um pelo muito pequeno e duro. Esta é, além da estatura, uma das diferenças mais marcantes entre os dois tipos de Corgi.

Ambos tipos de Corgi tem uma cor de pelo que pode variar e, geralmente, consiste em tons misturados de marrom, preto e branco. Também são reconhecidos pelos rasgos parecidos a uma raposa, com olhos redondos e focinho alargado. É um cão pequeno, forte, com patas curtas, orelhas como as de um duende e rabo curto.

Apesar dessa raça de cachorro ter um rabo curto, alguns criadores mandam cortar através de procedimentos cirúrgicos ainda quando são filhotes, por razões “estéticas”. Apesar disso, em alguns países esse procedimento foi proibido, já que não é necessário para a saúde do mascote e impede que o cão se expresse de maneira natural e adequada.

Utilidade

Estes cachorros normalmente são utilizados para correr atrás de gados, porque o tamanho da raça é ideal para correr de um lado a outro sem ser empurrado ou pisado. A técnica consiste em que o cachorro se mantenha próximo ao gado, mordendo e empurrando o tornozelo deles.

Apesar disso, ultimamente adotaram os Corgi como uma raça doméstica, devido ao simpático aspecto e tamanho prático; inclusive é a raça favorita da família real da Grã-Bretanha.

Caráter

Este animal é bastante inteligente, extrovertido, dinâmico, atento, leal, esperto e trabalhador. Normalmente são recomendados para o trabalho de pastorear granjas, mas também se dá bem com as crianças e os idosos, por isso serve perfeitamente como um mascote familiar.

Além de serem silenciosos e tranquilos, ou seja, não costumam latir sempre e isso pode ajudar às pessoas que vivem em casas, edifícios ou grandes comunidades.

Comportamento

Esta raça se adapta a qualquer ambiente, desde um apartamento pequeno até um terreno grande. Não precisa fazer muito exercício. Um pouco de caminhada diária ajuda no controle da energia acumulada deste animal.

Não é necessário um cuidado estético contínuo, então pentear o cãozinho uma vez por semana e dar banho a cada certo tempo ou segundo às necessidades é suficiente. Também geralmente tem um instinto protetor que protegerá as pessoas que se encontram no ambiente diário.

Saúde

cachorro corgi deitado

A esperança de vida do Corgi está entre 12 e 14 anos. Uma das doenças que mais sofre este tipo de cachorro é a obesidade, porque tem um apetite bem faminto e isso tem efeitos colaterais, como diferentes lesões na coluna, porque devido ao largo cumprimento e fragilidade pode não aguentar o peso.

A alimentação do cachorro deve ter cuidados, dando a ele ração na medida (balanceada e saudável), que vai de 150 a 3oo gramas de comida.

Outras doenças que normalmente esta raça pode sofrer:

  • Displasia de quadril
  • Cataratas
  • Displasia de retina
  • Doença de Von Willebrand, que consiste em uma anomalia de caráter hereditário na coagulação do sangue
  • Miopia degenerativa
  • Osteoartrite
  • Luxação de lentes intraoculares
  • Epilepsia

Ideal para a família

Em aspectos gerais esta raça de cachorro é recomendada graças à habilidade de adaptação no ambiente em que está presente. Além da inteligência e caráter, o Corgi costuma socializar de uma maneira adequada em qualquer situação e por isso é recomendado como cachorro para famílias. É um alegre membro familiar.