Creches para cães: vantagens e desvantagens

As creches para cães são uma opção cada vez mais popular quando se trata de deixar seu animal de estimação com desconhecidos. No entanto, esses centros têm seus prós e contras.
Creches para cães: vantagens e desvantagens

Última atualização: 17 Maio, 2021

Independente do tempo e da organização necessários para não ter que deixar seu cão sob o cuidado de um estranho, às vezes a vida não deixa outra opção. É por isso que as creches para cães estão se tornando cada vez mais populares. Há momentos em que cuidar deles é realmente impossível.

Essas residências para cães são espaços projetados especificamente para a acomodação e a manutenção de cães por um período de tempo limitado. Se você já pensou em contratar esse serviço, aqui estão os prós e os contras para ajudar você a decidir se é o mais adequado para o seu cão.

Vantagens das creches para cães

Com o passar dos anos, esse serviço deixou de ser um local onde o animal é apenas alimentado e abrigado para se tornar residências reais com um complexo sistema de serviços, em que o enriquecimento ambiental e a educação canina são levados em consideração. Alguns benefícios que as creches para cães oferecem atualmente são os seguintes:

  • Os cães são vigiados e cuidados a todo o momento por funcionários especializados.
  • O local é uma oportunidade perfeita para o seu cão socializar e fazer amigos. Isso é muito benéfico para cães com ansiedade de separação.
  • O enriquecimento ambiental também costuma estar incluído no programa da creche, então o tédio não será um problema para o cão.
  • Seu cão poderá fazer bastante exercício físico, com todos os benefícios para a saúde que isso acarreta.
  • Se você se preocupa em deixar seu animal de estimação na casa de um desconhecido ou permitir que essa pessoa tenha acesso à sua casa, a creche é uma boa alternativa.
  • Cada vez mais as creches contam com uma enfermaria no próprio centro, o que permite aos profissionais prestar atendimento veterinário imediato em caso de acidente ou doença.

Em geral, esses centros são continuamente renovados para oferecer a melhor experiência ao seu cão em todos os âmbitos. Porém, como tudo na vida, é importante escolher uma creche que melhor se adapte às necessidades do animal.

 

A caminhada diária é essencial para os cães.

Desvantagens das creches para cães

Continuando com o tópico anterior, a creche pode não ser a melhor opção para o seu cão. Esses espaços têm algumas desvantagens intrínsecas e outros fatores que você deve considerar antes de tomar uma decisão. Aqui estão os mais importantes:

  • É importante que você verifique se o protocolo de vacinação e desparasitação do centro é rígido, pois muitos cães vão conviver no mesmo espaço.
  • Seu cachorro não entende porque você o deixa em um lugar estranho e vai embora sem ele. Mesmo que ele acabe se divertindo, é inevitável que no início sinta ansiedade e estresse.
  • Procure fazer uma visita à creche antes de contratar seus serviços, pois a hospedagem e os cuidados devem ser adequados ao seu cão.
  • Um cão com fobia social pode ter dificuldades em um canil por estar na companhia de tantos cães.

O que levar em consideração na hora de escolher uma creche?

As condições higiênicas e de alojamento devem ser impecáveis: os espaços individuais destinados aos cães não podem ser apenas gaiolas e as instalações devem permitir que eles vejam uns os outros, além de possuir dimensões adequadas. As condições de aclimatação — para o inverno e o verão — também devem ser ideias.

Quando se trata de enriquecimento e socialização, o ideal é ter um espaço ao ar livre onde os canídeos possam correr e brincar com comodidade. Também deve haver uma área de recreação coberta para os dias em que não for conveniente sair.

Se a creche também oferecer outros serviços, como educação canina, banho e tosa ou enfermaria, melhor ainda. Obviamente, a equipe deve ser especializada em cuidados e comportamento canino.

 

A origem dos cães é muito antiga.

Em suma, se você está pensando nas creches para cães como uma opção para aqueles momentos em que cuidar do seu cão é 100% impossível, certifique-se de que é a escolha certa para ele.

Por exemplo, cães com problemas de socialização ou alguma doença complicada podem se dar melhor com um cuidador de confiança. No entanto, se o cão for saudável e assertivo, uma creche pode ser como um acampamento de verão para ele.

Pode interessar a você...
Como fazer uma cama para cães ou gatos com um casaco
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Como fazer uma cama para cães ou gatos com um casaco

Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma cama para seu cachorro ou gato, reciclando um casaco. Então, vamos lá, mãos à obra!