Substratos para gaiolas de roedores: saiba mais

· junho 6, 2018
A serragem é um dos substratos para gaiolas de roedores mais conhecidos. Apesar disso, a opção do pellet também oferece vantagens. Em todo caso, qualquer um deles deve ser específico para o animal de estimação. Assim, é possível manter a saúde e higiene dos animais. Caso contrário, os odores podem ser liberados e pode ocorrer uma proliferação de fungos.

Muitos dos roedores que vivem como animais de estimação em nossas casas estão sempre dentro de uma gaiola. Embora, às vezes, os deixemos passear, a maior parte do tempo deles é gasta em um espaço relativamente pequeno. Lá, eles comem, dormem e fazem suas necessidades. É necessário, portanto, conhecer os diferentes substratos para gaiolas de roedores.

Montar uma gaiola para roedores

Porquinhos-da-índia, coelhos, hamsters e até gerbos são animais que não precisam de muito tempo ou cuidado. Entretanto, devem ter uma gaiola preparada especificamente para eles. Além dos alimentadores e bebedores, precisam de uma pequena casa. Ou, até mesmo, de um local abrigado para dormirem. Além disso, precisam de brinquedos e uma cama ou substrato no chão.

Você pode treinar um roedor para fazer as necessidades sempre em um só lugar. Entretanto, como eles normalmente passam muitas horas na gaiola, não vemos isso como necessário. Eles não se importam onde fazem suas necessidades. Por isso, é necessário colocar no chão qualquer um desses substratos para gaiolas de roedores.

No entanto, nem todos são eficazes para prevenir odores. Além disso, nem sempre são seguros para a saúde do animal. Portanto, é necessário saber quais substratos para gaiolas de roedores você pode usar. Assim, será possível escolher aquele que melhor se adapte ao seu animal de estimação.

A importância da higiene

Como dissemos, normalmente os roedores fazem suas necessidades na própria gaiola, sem se importarem com o local. Isso acontece mesmo quando não ficam trancados o dia todo. Os animais mais cuidadosos podem escolher um canto. Entretanto, geralmente eles não são tão cuidadosos quanto gostaríamos.

Substrato para gaiola de coelhos

higiene é importante para a saúde do seu animal de estimação. Além disso, ela também é importante para a saúde de toda a sua família. Usar um bom substrato não é tudo. Você precisa trocá-lo com frequência. Geralmente, é necessário remover a sujeira excessiva da gaiola todos os dias. Ou seja, restos de comida fresca, fezes e bolas de substratos molhados também devem ser removidas diariamente.

Uma gaiola suja irá liberar odores. Isso será desagradável, pois o cheiro irá permear toda a casa. Além disso, uma cama úmida pode criar úlceras nas pernas do seu animal de estimação ou atrair moscas e outros insetos, podendo até mesmo causar uma proliferação de fungosSe você não remover a comida estragada, seu animal de estimação poderá sofrer uma indigestão ou envenenamento.

Serragem

A serragem é um dos substratos mais conhecidos e práticos para gaiolas de roedores. A serragem é barata e fácil de encontrar e, além disso, não pesa muito. Por isso, não é preciso muito esforço para comprá-la.

Gaiola do hamster

No entanto, a serragem tem um problema que muitos donos de animais não pensam: a procedência. Se você quiser usar serragem na gaiola, verifique se ela é adequada para animais de estimação. Uma serragem com madeira tratada ou muita poeira pode prejudicar a saúde de seu pet.

Pellets prensados (Granulado Higiênico)

Os pellets tornaram-se moda por alguns anos e há um bom motivo para isso. Afinal, pesam pouco e absorvem muito, são confortáveis ​​de usar, atenuam o cheiro e muitos deles são de materiais reciclados.

Existem muitos tipos diferentes de pellets. Alguns são de papel prensado, palha, madeira e até restos de casca de cereais. Algumas marcas vendem os pellets com aromas, embora o seu roedor possa não gostar desse produto em uma versão perfumada. Com eles, uma higiene básica da gaiola evitará odores.

Substrato para gaiola de roedores

Os pellets são uma boa escolha entre os substratos para gaiolas de roedoresHá muita variedade no mercado em termos de marcas, tamanhos, pesos e origens. Desde que tenham sido criados especificamente para serem uma cama higiênica, são geralmente seguros para a saúde do seu animal de estimação. De qualquer forma, sempre verifique se o estrato que você compra é indicado para o seu roedor.

Outros tipos de camas

Em países quentes ou durante o verão, os roedores bebem mais água e, portanto, deixam suas camas mais sujas. Com o calor e a umidade, é normal que a gaiola cheire mais e o substrato estrague antes. Há pessoas que preferem, então, trocar a cama higiênica por tecidos. Algumas recomendações para usar tecidos são as seguintes:

  • Sejam lavado na máquina de lavar a alta temperatura com muita frequência. Se possível, diariamente.
  • Ter as bordas bem acabadas e não ter fios que os roedores possam engolir.
  • Absorver bem a umidade gerada pelo seu animal de estimação e não criar poças.
  • Ser capaz de gerar uma camada macia e absorvente, sobrepondo várias camadas de tecidos.

Substratos para gaiolas de roedores não recomendados

Apesar de todas as boas opções disponíveis para uso como substratos para gaiolas de roedores, há opções menos aconselháveis. Uma delas é a areia de gatoComo o próprio nome sugere, ela é desenvolvida para ser utilizada por felinos.

Areia para gatos

Eles são animais que vão poucas vezes por dia a caixa de areia. Isto é, eles não vivem em cima delas. Podemos notar que a areia do gato geralmente contém muita poeira que pode prejudicar as vias aéreas de um animal menor.

Os jornais também não são recomendados. Eles são absorventes e baratos, mas a tinta com a qual são impressos pode ser tóxica. Isso é especialmente problemático se o seu animal de estimação decidir roer o jornal. Jornais podem ser colocados na base de uma gaiola, mas somente se eles estiverem bem cobertos por outro tipo de substrato. Assim, seu animal não poderá acessá-los diretamente.

Há muitas opções disponíveis para usar na higiene da gaiola de seu animal de estimação. A higiene é necessária para uma boa convivência em família e para a saúde de todos as pessoas na casa. Escolha um substrato que se adapte ao seu animal para manter o habitat dele sempre limpo e agradável.