Logo image
Logo image

Cuidador de cães: 5 dicas para você se tornar um!

3 minutos
Uma das chaves para trabalhar como cuidador de cães é tratá-los como se eles fossem da nossa própria família.
Cuidador de cães: 5 dicas para você se tornar um!
Última atualização: 08 abril, 2019

Você gosta de animais? Você os ama e respeita? Então, pode ser uma opção – e uma oportunidade de trabalho – trabalhar ocasionalmente ou em tempo integral como cuidador de cães. É por isso que, hoje, daremos algumas dicas para você se tornar um bom cuidador de cães.

Como trabalhar como cuidador de cães

Esta atividade surgiu nos últimos anos como uma alternativa para as residências temporárias para animais de estimação, onde os animais ficam trancados em gaiolas, e vem ganhando cada vez mais popularidade.

Já que é sempre melhor deixar os animais de estimação aos cuidados de alguém que ofereça a atenção que merecem quando os proprietários não podem fazê-lo por qualquer motivo.

Então, a seguir, lhe daremos algumas dicas que certamente irão ajudá-lo a se tornar um grande cuidador de cães.

  • Ofereça confiança e segurança

Normalmente, o cuidador leva o animal para sua própria casa. Isso garante o cuidado em um ambiente familiar. E, com isso, oferece a tranquilidade de não ficar com as chaves de sua casa para poder cuidar do animal.

Porém, o ideal é ter previamente uma reunião com o proprietário e com o cão para conhecê-lo em seu próprio ambiente.

Com isso, conversando com o proprietário, você irá gerar a confiança necessária para garantir que tudo ficará bem com seu animal de estimação durante a ausência dele(a). E, ao mesmo tempo, você se familiarizará com o cão e descobrirá se tem empatia com o animal.

Some figure
  • Trate o cão como se fosse seu

É muito importante que o animal que você vai cuidar se sinta em casa, ou quase. Então:

  • Proporcione um local confortável e limpo.
  • Mime-o sem limites.
  • Não altere suas rotinas de refeições e passeios.
  • Fique atento a quaisquer alterações que possam indicar um problema de saúde.
  • Brinque com ele.
  • Não o deixe sozinho por muito tempo.
  • Certifique-se de que não há lugares por onde ele possa fugir.
  • Tome as devidas precauções se houver outros animais de estimação na casa com os quais ele possa não se dar bem.

Nós contaremos tudo o que você precisa levar em conta para se tornar um bom cuidador de cães. Mas sempre a partir da base do amor, responsabilidade e respeito que todos os animais merecem.

  • Familiarize-se com as necessidades específicas do cão

Pergunte tudo o que você precisa saber, para assim ter certeza de que não haverá imprevistos com o animal que você vai cuidar.

Informe-se sobre seus hábitos alimentares, rotinas de caminhadas, exercícios e brincadeiras. Veja também se ele é treinado para obedecer a certas ordens e quais são seus brinquedos favoritos.

É essencial que você saiba se deve ter algum cuidado em relação à sua saúde, se toma algum medicamento e qual é o seu veterinário.

Além disso, informe aos donos que há nas proximidades de sua residência um serviço de emergência veterinária; 24 horas por dia.

Some figure
  • Utilize redes sociais e aplicativos

Em um mundo onde tudo parece estar na Internet, é bom usá-la para se tornar conhecido. Crie um site para promover-se como cuidador de cães.

Também é conveniente que você se integre a sites que oferecem serviços de cuidador; para gerar uma maior sensação de segurança e suporte naqueles que o contratam e, de passagem, atingir mais pessoas.

Também use esses meios para manter contato com o dono dos animais que você está cuidando. Sem abusar, você pode enviar relatórios, fotos ou vídeos do animal de estimação; para que o dono possa saber o quão bem você está cuidando de seu pet.

E, claro, não deixe de fazer as perguntas que possam surgir para lidar com o animal.

  • Forneça serviços adicionais

Para tornar sua proposta mais atraente, você também pode oferecer alguns extras para o animal de estimação enquanto ele estiver sob seus cuidados. Por exemplo:

  • Banho e tosa
  • Treinamento
  • Passeios especiais pelo campo ou pela praia
  • Esportes específicos para cães

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.