Cuidados importantes para o Diamante de Gould

janeiro 31, 2019

Como um pássaro exótico, o Diamante de Gould requer condições de vida exigentes que têm a ver com temperatura, horas de luz, gaiola e comida.

Entre os chamados pássaros exóticos, o Diamante de Gould é um dos mais populares. Suas cores harmoniosas são marcantes e alegres. Dessa forma, são muito procurados por causa de sua boa aparência.

De origem australiana, essas aves exigem certos cuidados específicos quando entram em cativeiro. Em liberdade, escolhem climas quentes, preferencialmente secos e com abundante água e vegetação.

Existem três subespécies dessas aves. Isso implica uma variação na combinação de cores, especialmente na cabeça.

Além disso, elas podem ser ainda mais variadas em cativeiro se cruzarem indivíduos de origem diversa entre si.

Habitat doméstico: como cuidar dos Diamantes de Gould

Uma vez que essas aves vêm de habitats quentes, é necessário obter para elas uma temperatura acima dos 20 °C.

Se essas condições forem cumpridas, o Diamante de Gould pode passar seus dias dentro e fora de casa. De qualquer forma, não deixe a gaiola fixa em apenas um lugar.

O Diamante de Gould desfruta do sol e do ar puro, mas deixar a gaiola ao sol no verão ou sem proteção contra o vento pode ser fatal.

Por outro lado, um espaço interno fechado, com umidade ou maus odores, seria igualmente prejudicial para a ave.

Importância da luz

A luz é fundamental para todas as aves. Esse pequeno animal precisa respeitar estritamente seu ciclo anual.

Os períodos de descanso, calor, reprodução e muda devem ser cumpridos ininterruptamente para preservar a saúde mental da ave. Além disso, quando estão com seus filhotes, precisam de até 14 horas de luz do dia.

cuidados para o diamante de gould

A casa do passarinho

Por causa da natureza fortemente gregária e sociável do Diamante de Gould, é melhor ter dois indivíduos juntos na gaiola.

Dessa forma, duas aves da mesma espécie oferecerão a companhia necessária uma à outra. No entanto, há espécies que coexistem perfeitamente com o Diamante de Gould.

Em qualquer caso, o espaço onde esse animal é introduzido deve ser grande o suficiente para permitir que ele bata suas asas um pouco.

Estima-se que essas aves precisem de um metro cada para conforto relativo em cativeiro.

Os aviários horizontais são mais indicados para ​ao Diamante de Gould do que os verticais, devido ao tipo de voo característico dessas aves, que é horizontal.

Uma maneira de decorar a casa dos pássaros é utilizando diferentes níveis de madeira macia, que eles usam para brincar.

É necessário evitar colocar os alimentadores sobre as tábuas de madeira, para que durem mais tempo limpos. Uma gaiola limpa é muito importante para o bem-estar do Diamante de Gould.

Alimentação do Diamante de Gould

Assim como a luz que o Diamante de Gould recebe deve ser regulada, o mesmo se aplica à comida. Essas aves comem diferentes alimentos ou combinações de alimentos, dependendo da fase do ano em que se encontram.

A quantidade e qualidade de carboidratos, proteínas ou gorduras não será a mesma no tempo de descanso e durante a reprodução.

Dessa forma, é importante que nosso animal de estimação receba os nutrientes necessários na hora correta.

pássaro diamante de gould

De qualquer forma, há misturas comerciais de alpiste e painço, entre outros, que fornecem uma grande parte dos nutrientes que o Diamante de Gould precisa. Para complementar, você pode adicionar várias frutas e legumes.

Como são insetívoras, a melhor sobremesa que essas aves podem receber são vermes suculentos. Se os vermes estiverem vivos, melhor.

Outro fator a considerar é a água. Este pássaro gosta tanto de água que geralmente toma banho várias vezes por dia. Portanto, a água não pode faltar em nenhum momento.

Um prato fundo com água para tomar banho e um bebedor com água limpa são boas opções para a gaiola desse pássaro.

Como cuidar do diamante de Gould diariamente

Tal como acontece com a maioria das aves, o Diamante de Gould não gosta de ficar preso entre mãos. Embora não seja um pássaro frágil, o manuseio o estressa muito. Quanto menos você tentar segurar o Diamante de Gould, melhor para ele.

Em suma, assumir a responsabilidade pela conservação de um pássaro é um compromisso importante. Por ser um animal exótico, sempre será necessário recorrer a profissionais especializados em caso de algum problema ou doença.