Cuidados com os olhos dos animais de estimação

maio 10, 2020
Condições como catarata, glaucoma, olho seco, degeneração da retina e muitas outras podem afetar os nossos animais de estimação. Um exame geral anual pode evitar preocupações.

Os cuidados com os olhos do seu animal de estimação é tão importante quanto uma dieta equilibrada e a quantidade suficiente de exercícios diários. Examinar o seu animal de estimação regularmente a fim de detectar qualquer anomalia a tempo é um ato prudente do qual você não deve se esquecer.

Uma das condições mais comuns é a secreção ocular e, embora seja mais comum em cães, também pode afetar alguns gatos. Essa secreção pode ser um sinal de qualquer coisa, desde uma infecção até um glaucoma ou alergias.

Problemas oculares em animais de estimação

Secreções

Se o seu animal de estimação apresentar uma secreção ocular clara, é provável que ela tenha sido causada por alergias ou algo físico, como, por exemplo, poeira nos olhos.

Uma secreção aquosa ou muco geralmente é um sinal de um corpo estranho, como um cílio. No entanto, se for amarelo-esverdeada ou semelhante a pus, isso pode indicar uma infecção grave.

É aconselhável consultar o veterinário quando esse tipo de secreção aparecer para que seja descoberta a causa principal. Alguns desses problemas podem levar à cegueira ou à perda de um olho se não forem tratados a tempo.

Conjuntivite

Esse é um tipo de inflamação do revestimento do olho que pode gerar um pus amarelo que atrapalha a visão. Geralmente é acompanhada de vermelhidão nos olhos e sensibilidade à luz, de modo que o seu animal de estimação vai querer manter os olhos semicerrados.

As causas mais comuns são a ausência de cuidados com os olhos, as alergias e o olho seco devido à obstrução do canal lacrimal.

Epífora ou lacrimejamento excessivo

Se o seu animal de estimação estiver com os olhos lacrimejantes e a pele das pálpebras estiver suja ou com mau cheiro, pode se tratar de um caso de uma úlcera na córnea. O lacrimejamento excessivo também pode ser o resultado de cílios anormais, obstrução do canal lacrimal ou tumores.

Cuidados com os olhos dos animais de estimação

Olho seco

Uma falha na produção de lágrimas suficientes para a limpeza e os cuidados com os olhos pode ser evidenciada pela presença de secreções pegajosas. Também pode haver muco e inflamação do globo ocular.

Essa condição pode ser o resultado de uma lesão perto da glândula que produz as lágrimas ou de falhas no sistema imunológico.

Glaucoma

Essa condição é causada pela pressão excessiva no olho e pode ser detectada de várias maneiras: um ou ambos os olhos inchados, olhos esbranquiçados e, às vezes, lacrimejamento excessivo.

Como o glaucoma causa muita dor, o veterinário pode tentar controlar a pressão ocular com medicamentos, mas a cirurgia pode ser recomendada.

Prevenção e cuidados com os olhos

Primeiramente, familiarize-se com a forma e as características dos olhos do seu animal de estimação. Verifique os olhos dele com frequência: as pupilas devem ter o mesmo tamanho e serem brilhantes, com uma parte branca em volta da íris.

Não deve haver rupturas e as pálpebras internas não devem estar visíveis. O interior das pálpebras inferiores deve ser rosado, nunca vermelho ou branco.

Se houver lesões, secreções, pelos sujos de lágrimas, olhos esbranquiçados, fechados ou virados ou ainda pupilas de tamanhos diferentes, algo pode estar errado. É hora de ir ao veterinário.

Para manter os olhos dos cães brilhantes e saudáveis, é necessário manter os pelos longe dos olhos. Leve o cachorro para tosar ou use uma tesoura sem ponta para apará-los. Os gatos geralmente não têm esse problema, mas é aconselhável ficar atento e fazer os exames regulares sugeridos.

Cuidados com os olhos dos animais de estimação

Os animais de estimação que geralmente se exercitam no campo podem ter maior probabilidade de que corpos estranhos entrem nos seus olhos. Os animais da cidade, contudo, não estão livres dessas condições. Assim, é igualmente necessário ter um cuidado especial e fazer a respectiva verificação visual periodicamente.

Proporcionar uma manutenção de rotina

Para os cuidados com os olhos do seu animal de estimação, é importante executar uma manutenção de rotina, de preferência com um pedaço de pano macio, de algodão. Limpe suavemente ao redor e nos cantos dos olhos, evitando tocar no globo ocular. Algumas vezes por semana já será o suficiente para a maioria dos animais de estimação.

Para manter a limpeza da pele ao redor dos olhos do animal, você pode usar um lubrificante ocular estéril ou lenços umedecidos para os olhos disponíveis no mercado.

Também existem pomadas oftálmicas para proteger os olhos antes de dar banho no seu animal de estimação. Lembre- se de que mesmo os xampus neutros podem causar irritação se entrarem em contato com os olhos ou se não forem enxaguados com rapidez suficiente.

Os cuidados com os olhos do seu animal de estimação são muito importantes. Por isso, certifique-se de oferecer os cuidados necessários e de controlar qualquer problema e entre em contato com o veterinário se tiver alguma dúvida em relação à saúde ocular do seu animal de estimação.

  • https://www.petmd.com/dog/general-health/evr_dg_eye_problems_in_dogs