Conheça a temperatura e condições de vida na selva

janeiro 12, 2019
Antigamente, as selvas cobriam a maior parte da área continental do planeta Terra, mas hoje ocupa apenas 6% do território continental.

A selva é um bioma típico das regiões tropicais e subtropicais. Entre suas grandes árvores e sua umidade característica, encontramos a mais rica biodiversidade de fauna e flora de nosso planeta.

Existem muitas espécies que vivem na selva. Portanto, é um bioma indispensável para a preservação da vida na Terra.

Infelizmente, as selvas foram intensamente devastadas ao longo da nossa história. Apesar de ser o bioma mais antigo e extenso do nosso planeta, hoje cobre apenas 6% do território continental.

Para entendermos melhor a importância deste ecossistema, vamos analisar os tipos de selva e os modos de vida que existem dentro dela:

Tipos de selva

Como já mencionamos, as selvas são biomas típicos de climas tropicais e temperados que apresentam alta biodiversidade.

Portanto, existem várias classificações possíveis para as diferentes selvas que cobrem nosso planeta.

Rio na selva

Se quisermos fazer uma análise mais detalhada, podemos falar sobre florestas de terras baixas equatorianas, subtropicais, tropicais, montanhosas, etc.

Para facilitar a classificação das selvas, costumamos falar de dois tipos genéricos: tropical e temperada.

Selvas tropicais

As florestas tropicais são as mais exuberantes e estão localizadas em regiões de clima tropical e equatoriano. Sua fauna e flora encontram ótimas condições de desenvolvimento nessas condições.

São habitats quentes e úmidos, com temperaturas variando de 21°C a 30°C. As chuvas são abundantes durante o verão e sua variação anual é geralmente entre 200 e 1000 cm.

A floresta tropical mais conhecida por sua extensão e biodiversidade é a Amazônia, localizada na América do Sul.

A floresta amazônica se estende por vários países da América do Sul, como Brasil, Equador, Colômbia e Peru.

Juntamente com o acima exposto, também podemos encontrar florestas tropicais na América Central, África Central, Sudeste Asiático, América do Sul, Austrália, África Ocidental, Nova Guiné e Oeste da Índia. Todas formam o bioma mais extenso e variado do planeta Terra.

Selvas temperadas

As selvas temperadas não são tão abundantes ou tão extensas quanto as tropicais.

Elas estão localizadas principalmente em regiões úmidas do oceano ou regiões subtropicais úmidas, como Japão, Nova Zelândia, Austrália, América do Norte, Noruega e Reino Unido.

No habitat de selvas temperadas, encontramos espécies que se adaptam a temperaturas amenas e frias, que variam de 10°C a 21°C.

Neste clima, há uma umidade mais balanceada, com chuvas de 150 a 500 centímetros por ano. Pode-se dizer que a maior diversidade de florestas temperadas está concentrada em áreas montanhosas e costeiras.

Floresta temperada

O habitat na selva: fauna e flora únicas

O habitat da floresta inclui uma fauna e flora privilegiadas, que inclui milhares de espécies dos reinos animal, vegetal e mineral.

São precisamente essas formas de vida tão diferentes e complementares que fazem da selva o bioma com maior biodiversidade do planeta.

A flora das selvas

Uma das características da selva são suas enormes árvores, que precisam de anos para alcançar tais alturas.

No entanto, a flora deste bioma também inclui uma grande variedade de flores, arbustos e plantas ‘anãs’. De fato, estima-se que 10 km² de vegetação de selva podem conter mais de 2 mil espécies diferentes.

Entre as principais plantas, destacam-se: bromélias, orquídeas, palmeiras, ficus, ceibas, lianas, filodendros e muitos arbustos.

Por outro lado, podemos também mencionar a importância de se obter resinas e látex da vegetação da selva.

A fauna da selva

Outra característica fascinante dos ecossistemas da selva é a grande concentração de espécies endêmicas e exóticas.

Na selva amazônica, por exemplo, podemos encontrar mais de 100 animais únicos no mundo; de pequenos insetos a enormes predadores.

Além das espécies exóticas, o fato é que a fauna que encontra seu habitat na selva é incomparável. 

Enquanto muitas espécies vivem nas árvores, outras compartilham o solo e existem até alguns animais nômades.

Na biodiversidade da selva, encontramos uma notável variedade de insetos, como borboletas, formigas, moscas, abelhas, besouros, etc. 

Por outro lado, a variedade de anfíbios, como rãs, sapos e salamandras, também é típica da fauna nas selvas.

Outras espécies de répteis, como cobras, crocodilos, jacarés e tartarugas, também se destacam neste habitat; entre os mamíferos, encontramos macacos, onças, morcegos, etc.

E não devemos esquecer as tarântulas exóticas e os escorpiões venenosos do habitat da selva.