A dilatação das pupilas dos cães

Os cães têm retinas com maior quantidade de cones do que bastonetes, isso os ajuda a enxergar melhor do que nós no escuro.
A dilatação das pupilas dos cães

Última atualização: 07 maio, 2018

Se você já tirou uma foto do seu cão ou ficou olhando para ele à noite, já deve ter notado que seus olhos brilham no escuro, talvez devido à luz emitida pelo flash da câmera. Isso acontece por causa da dilatação das pupilas dos cães. Quer saber mais sobre isso?

Os olhos dos cães costumam ser belos e intensos durante o dia, mas à noite parecem se transformar. Eles emitem um brilho verde, ou às vezes amarelo ou roxo, chamando a nossa atenção. Mas o que faz esse fenômeno acontecer?

Vamos conhecer o olho canino

Antes de saber por que certos fenômenos ocorrem nos olhos de nossos cães, devemos tentar entender como ele é constituído.

A retina, que é a parte de trás do globo ocular, é formada – em partes – por cones e bastonetes, duas células com alta sensibilidade à luz. Os cones percebem a cor e a imagem clara, enquanto os bastonetes fazem o mesmo com o movimento e são muito sensíveis à pouca luz.

Cães têm retinas com mais cones do que bastonetes, o que os ajuda a enxergar melhor do que nós no escuro.  No entanto, eles têm menos cones do que nós, o que os impede de visualizar cores com o mesmo alcance e intensidade que as pessoas.

A luz entra através da pupila, que se dilata. De lá, ela passa para o cristalino, uma lente que, quanto maior for, maior quantidade de luz será capaz de absorver.

O porquê das pupilas dilatadas dos cães

Olhando para a composição dos olhos dos cães, poderemos entender por que as pupilas se dilatam e por que os olhos de nossos animais de estimação brilham no escuro.

Cachorro com as pupilas dilatadas

Segundo os oftalmologistas reconhecidos que se dedicam ao estudo da visão dos animais, os olhos caninos reagem à luz diferentemente de nós. Isso porque eles têm uma superfície que reflete a luz e que é conhecida como “tapetum lucidum”, que fica entre o nervo ótico e a retina.

“tapetum lucidum” atua como um espelho que reflete a luz e a envia para os bastonetes e para os cones, para que eles possam absorvê-la quando há pouca luz, como durante a noite.

O Dr. Miller, da Clínica de Oftalmologia para Animais do Memphis, explica textualmente:

“Esta é uma característica da adaptação dos animais que têm uma tendência para caçar durante o pôr do sol e o nascer do sol. Os olhos desses animais são feitos para visão de baixa luminosidade: cães, gatos, bois, veados, cavalos e furões. No entanto, humanos e primatas não têm o “tapetum lucidum”, assim como os esquilos, porque eles são mais ativos durante o dia. Suas retinas são projetadas para uma visão com maior luminosidade”.

Por que o brilho dos olhos dos cães é de cor diferente?

Quando vemos as pupilas dilatadas dos cães, elas podem apresentar cores diferentes. Isso acontece devido à quantidade de zinco ou de riboflavina que o animal possui. Dependendo de quanto contém, a cor do brilho dos olhos desses animais pode se apresentar de uma forma ou de outra.

Cachorro olhando para a câmera

Outro aspecto que pode influenciar é a cor do pelo do animal. Por exemplo, os cães com pelos brancos e com olhos claros normalmente têm um brilho nos olhos de tom avermelhado, enquanto aqueles com pelos escuros normalmente apresentam um tom de azul a roxo.

A idade é outro fator influente, já que algumas partes do olho engrossam e recebem menos luz exterior. Isso pode alterar a cor do brilho dos olhos dos cães.

Todos os cães, segundo os especialistas, nascem com um “tapetum lucidum” que varia do azul ao roxo, embora, após 16 semanas de vida, isso possa se alterar. É por isso que, em alguns cães, eles aparecem em um tom amarelo ou verde. Não existe uma regra muito clara a esse respeito.

Alguma vez você já tinha se perguntado sobre a causa das pupilas dilatadas dos cães e sobre o porquê de elas brilharem no escuro? Bem, agora você já tem a resposta!

Pode interessar a você...
O que sabemos sobre a visão noturna dos gatos?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
O que sabemos sobre a visão noturna dos gatos?

A visão noturna dos gatos permite-lhes utilizar uma escassa luminosidade do ambiente, como a luz de um poste da rua através da janela, para enxerga...


Os conteúdos de Meus Animais servem para fins informativos. Não substituem o diagnóstico, o aconselhamento ou o tratamento de um profissional. Em caso de dúvida, é recomendável consultar um especialista de confiança.