Logo image
Logo image

9 curiosidades sobre o choco

5 minutos
Os chocos são animais tão distantes dos humanos (biologicamente falando) que toda a sua natureza é uma curiosidade atrás da outra. Aqui contamos mais detalhes.
9 curiosidades sobre o choco
Última atualização: 27 junho, 2022

Os cefalópodes são muito mais interessantes de se estudar do que comer. Se você não acredita nisso é porque ainda não leu todas as curiosidades sobre o choco apresentadas neste espaço. São animais surpreendentes, quase tirados de romances de ficção devido à natureza especial de seus mecanismos de adaptação.

Especificamente, os chocos são moluscos cefalópodes cuja principal característica é ter uma dura casca interna. Vamos conhecê-los melhor nas linhas a seguir, onde você poderá encontrar suas características como espécie e as curiosidades prometidas. Vamos lá!

Características do choco

Como foi dito, o choco é um molusco cefalópode que pertence à ordem Sepiida. Todas as espécies têm 8 braços e 2 tentáculos retráteis que são usados para capturar presas. Os discos de sucção estão localizados nos braços e nas pontas dos tentáculos.

Assim como seus parentes próximos, como o polvo, é capaz de produzir tinta que expelirá para dispersar sua fuga em caso de perigo.

Os chocos habitam todos os oceanos do mundo, mas geralmente são encontrados em águas temperadas e tropicais. Existe uma grande variedade, como espécies bênticas, outras que vivem em águas profundas e algumas que são solitárias, enquanto há espécies que nadam em cardumes, etc.

Quanto à dieta, é um animal estritamente carnívoro. Costumam se alimentar de pequenos moluscos e peixes presentes em seu ambiente. Para pegá-los, geralmente se camufla em uma superfície e espera para emboscar sua presa prendendo-a com seus tentáculos. Os chocos também são presas e seus caçadores incluem golfinhos, tubarões, focas e até outros chocos.

Curiosidades sobre o choco

Some figure

Em uma descrição geral, as incríveis características desses animais não são completamente apreciadas. Por isso, aqui estão algumas curiosidades que vão ajudar você a conceituar melhor o tanto que os chocos são seres especiais. Não perca nada.

1. Os chocos não nadam, apenas flutuam

A rigidez de sua concha interna não lhes permite realizar movimentos de natação, por isso geralmente aproveitam sua capacidade de flutuar, assim como as correntes subaquáticas, para se mover e se equilibrar com sua barbatana. Eles também expelem água através do sifão para se dar impulso.

2. Mudam o espectro de cores da sua visão

Originalmente, acreditava-se que os polvos e seus primos marinhos não detectavam cores, apenas luz polarizada. No entanto, um estudo revelou que o que eles realmente fazem é alterar seu espectro visível de cores para se adequar à profundidade em que nadam.

Nas áreas litorâneas, sua visão é predominantemente verde, que gradualmente muda para azul à medida que mergulham nas profundezas, onde a luz é mais escassa.

3. Têm 3 corações

Como as brânquias precisam de irrigação constante e rápida, os chocos e outros cefalópodes têm 3 corações. Dois deles, chamados de corações branquiais, são responsáveis por irrigar essa parte do sistema respiratório. Por outro lado, o coração sistêmico é aquele que distribui o sangue oxigenado que chega das brânquias pelo resto do corpo.

4. Seu sangue é azul

Se isso fosse literal em humanos, a nobreza seria composta de cefalópodes. Enquanto nos mamíferos é a hemoglobina a responsável pelo transporte de oxigênio, no caso dos chocos e outros moluscos é a hemocianina.

Essa molécula se dissolve no plasma, dando ao sangue uma cor azul-esverdeada muito característica. Graças à hemocianina, o choco é capaz de oxigenar adequadamente seu corpo em águas frias e com um sangue muito mais espesso que o normal.

5. Mestre da camuflagem

Outra das curiosidades do choco é a sua capacidade de mudar de cor à vontade. Sua pele é coberta por células chamadas cromatóforos, graças às quais o choco pode afetar a luz que reflete para criar uma cor ou outra.

Isso não apenas cumpre uma função de camuflagem, mas também influencia áreas como a comunicação ou a busca de um parceiro reprodutivo.

6. Sua pupila tem a forma de um W

Essa formação única da pupila do choco se deve à sua necessidade de detectar contrastes, em vez de cores, especialmente em mares profundos onde a luz é escassa. Além disso, suas células receptoras de luz estão concentradas em dois pontos, um para focar a frente e outro para cobrir as costas.

7. As fêmeas morrem guardando os ovos

As mães de espécies como choco, polvo e outros cefalópodes são conhecidas pelo incrível sacrifício que fazem para garantir a sobrevivência de seus filhotes. Uma vez que a fêmea é fertilizada, ela colocará seus ovos em um local remoto e tranquilo. Lá, ela ficará de guarda sem comer até que os ovos eclodam, momento em que morre.

8. Mudam o formato dos olhos

Embora dito dessa maneira soe muito extravagante, isso deve servir como um lembrete de que os mamíferos também são capazes disso. No entanto, enquanto o que muda em nós é o formato do cristalino (que está dentro do globo ocular), os chocos mudam o formato de todo o olho para focar.

9. Seu sistema nervoso é complexo e peculiar

Falar sobre o sistema nervoso dos cefalópodes de forma simplificada é um grande desafio, pois é tão complexo e diferente do dos mamíferos que é difícil entender como funciona. Seu cérebro é dividido em 2 porções e coberto por uma massa cartilaginosa que funciona como um crânio.

Os cefalópodes têm o sistema nervoso central mais complexo de todos os invertebrados.

Um novo estudo revelou redes neurais anteriormente desconhecidas responsáveis por comportamentos guiados visualmente. Por exemplo, para quando eles se camuflam apenas de cima ou de baixo porque sabem que alguém os está observando daquele ponto.

Some figure

Você conhecia todas essas curiosidades do choco? Quanto mais se investiga, mais dados surpreendentes aparecem. Por esse motivo, a partir daqui, recomendamos que você não se restrinja apenas a esses dados e busque se atualizar com os novos estudos que estão surgindo a esse respeito. Tenha certeza de que o choco continuará a surpreender os humanos por muito tempo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Chung, W. S., & Marshall, N. J. (2016). Comparative visual ecology of cephalopods from different habitats. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences283(1838), 20161346.
  • Feord, R. C., Sumner, M. E., Pusdekar, S., Kalra, L., Gonzalez-Bellido, P. T., & Wardill, T. J. (2020). Cuttlefish use stereopsis to strike at prey. Science advances6(2), eaay6036.
  • Chung, W. S., Kurniawan, N. D., & Marshall, N. J. (2020). Toward an MRI-based mesoscale connectome of the squid brain. Iscience23(1), 100816.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.