8 tipos de moluscos

Os moluscos podem ser encontrados a mais de 3000 metros acima do nível do mar, nas profundezas oceânicas e em águas polares ou tropicais. Saiba mais sobre esses invertebrados neste artigo.
8 tipos de moluscos

Última atualização: 02 Agosto, 2021

Os moluscos são invertebrados de corpo mole que, em alguns casos, são protegidos por uma concha. Esses animais costumam ser encontrados no meio marinho, mas também estão presentes em água doce e em ecossistemas terrestres.

Entre os moluscos mais conhecidos encontram-se amêijoas, ostras, lulas, polvos, lesmas e uma grande diversidade de caracóis. Aqui apresentaremos 8 tipos de moluscos e suas peculiaridades.

Características dos moluscos

Os moluscos têm coração, aorta e vasos sanguíneos. Esses invertebrados têm um sistema circulatório aberto, com exceção dos cefalópodes, cujo sistema é fechado. Eles são ovíparos e se reproduzem sexualmente, embora algumas espécies sejam hermafroditas. Os moluscos, em sua maioria, se caracterizam por possuírem um corpo constituído por três partes:

  • Massa visceral: possui uma cavidade formada por um manto que abriga os sistemas respiratório, digestivo e excretor.
  • Cabeça: nela estão os órgãos fotossensíveis e também a rádula, estrutura especializada na alimentação e formada por fileiras de dentes.
  • Pé locomotor: musculoso e com glândulas mucosas, é o órgão que permite manter o equilíbrio por todo o corpo. Ele faz isso graças a sensores chamados estatocistos.

 

Classes de moluscos

Os moluscos são o segundo maior grupo de invertebrados do mundo, depois dos artrópodes. Existem cerca de 100 000 espécies vivas desses animais de corpo mole. Por outro lado, estima-se que haja cerca de 35 000 espécies extintas.

Atualmente, todos os grupos em que os moluscos estão divididos contam com espécies vivas. A seguir, apresentamos as 8 classes a que pertencem esses invertebrados, capazes de se adaptar a diferentes habitats ou ambientes sem nenhum problema.

  • Solenogastrea: representam uma espécie de verme do mar que carece de concha, olhos e tentáculos. São invertebrados hermafroditas e vivem e se alimentam em grandes profundidades.
  • Polyplacophora: na linguagem comum, esse grupo é conhecido como a “barata-do-mar”. Esse táxon possui uma cabeça desprovida de tentáculos e olhos, mas dotada de uma rádula coberta de pequenos dentes. A maioria desses moluscos são herbívoros.
  • Bivalvia: grande parte desse agrupamento é marinho. Os bivalves se caracterizam por terem uma carapaça de duas conchas que se fecha quando os músculos adutores são ativados. Eles não têm cabeça, tentáculos e rádula diferenciados. Respiram por guelras.
  • Cephalopoda: esse grupo inclui os polvos, as lulas, as sépias e os náutilos. São moluscos marinhos de corpo musculoso e flexível e o olho mais desenvolvido dentro todos os invertebrados.
  • Caudofoveata: são moluscos escavadores que não possuem concha e podem atingir 10 milímetros de comprimento. Eles não têm olhos, tentáculos ou pés. Possuem uma espécie de escudo que serve como órgão escavador e sensorial.
  • Monoplacophora: é um agrupamento primitivo considerado extinto até que alguns espécimes vivos foram encontrados em 1952. Eles têm uma concha única em forma de escudo.
  • Scaphopoda: são moluscos de corpo alongado envoltos por um manto que secreta uma concha tubular. Eles têm uma cabeça pouco desenvolvida e carecem de olhos.
  • Gastropoda: constituem o maior grupo de moluscos. Eles têm cabeça, pé musculoso e uma concha dorsal. Podem ser encontrados, principalmente, em águas salgadas ou doces.

Aqui estão algumas espécies de moluscos que se destacam por suas características fisiológicas. Não perca.

1. Neomenia carinata

Essa espécie faz parte da família Solenogastrea. Habita os sedimentos das profundezas, principalmente na costa da Noruega e também no Mar Mediterrâneo. Seu corpo é curto, largo e possui espículas em forma de ponta de flecha. Pode ser de cor branca acinzentada a rosa-claro.

 

Um dos tipos de moluscos.

2. Antalis vulgaris

Esse é um dos tipos de moluscos da família Scaphopoda e habita a água, especificamente enterrado na areia. É um invertebrado de corpo alongado e cabeça rudimentar. Embora não tenha olhos, possui uma rádula dentro da massa bucal que é larga e oval. Além disso, é equipado com uma concha que lembra a presa de um elefante.

3. A ostra Ostrea edulis

Essa espécie de ostra pertence ao grupo dos bivalves. Esse molusco se distribui do sul da Noruega ao Mediterrâneo. Por outro lado, caracteriza-se por sua concha espessa e sólida. É um invertebrado que pode medir até 11 centímetros e produz impressionantes pérolas feitas de madrepérola.

 

Ostrea edulis: um dos tipos de moluscos

4. Polvo-comum (Octopus vulgaris)

É um dos tipos de moluscos que pertence ao grupo dos cefalópodes. O polvo comum habita os recifes e se distribui por todo o Caribe. Essa espécie é muito inteligente, tem uma cabeça muito grande e um corpo que muda de cor para se adaptar ao ambiente. Seu peso e tamanho variam, podendo pesar até 10 quilos, e seus braços atingem a 1 metro de comprimento.

 

Octopus vulgaris: um dos tipos de moluscos

5. A sépia Sepia officinalis

Também dentro do grupo dos cefalópodes, esse molusco se distribui desde as ilhas Shetland, no sul da Noruega e na parte sul do Mar do Norte até o Cabo da Boa Esperança e ao longo das costas do sudeste da África e Moçambique. Essa espécie tem um corpo largo, oval e achatado com barbatanas que percorrem todo o seu corpo.

 

Sepia officinalis: um dos tipos de moluscos

6. Caramujo-africano-gigante (Achatina fulica)

Esse é mais um dos tipos de moluscos que fazem parte do grupo dos gastrópodes e é um dos representantes do maior gênero de caramujos terrestres. É uma espécie herbívora que geralmente habita jardins e plantações, destruindo com o seu apetite voraz todo o material vegetal que encontra em seu caminho.

Esse invertebrado se distribui amplamente em vários países da África Oriental e também se espalhou pela América do Sul. Esse caramujo tem uma concha que geralmente mede 12 centímetros de comprimento e 6 centímetros de diâmetro.

 

Achatina fulica: um dos tipos de moluscos

7. Chaetoderma elegans

Faz parte da família Caudofoveata e é uma espécie escavadora que se distribui nas áreas marinhas do leste do Oceano Pacífico, razão pela qual também foi encontrada na costa sul da Califórnia. Esse molusco vermiforme carece de qualquer tipo de calcificação semelhante a uma concha.

 

8. Conquilha (Donax trunculus)

Essa espécie pertence à família Bivalvia e são moluscos que podem ser encontrados desde o sul da Noruega ao Mediterrâneo e noroeste da África. A conquilha tem uma concha ovalada em forma de cunha, com toque fino e macio. Quanto à cor, essa espécie pode ser branca, amarelada, marrom-clara ou roxa.

 

Como você pôde ver, existem vários tipos de moluscos que se diferenciam por suas características físicas e principalmente pela posse ou não de concha. Esses animais possuem uma grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes, sendo comum encontrá-los em qualquer jardim, praia ou até montanhas.

Pode interessar a você...
6 animais sem ossos
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
6 animais sem ossos

Os invertebrados, que são animais sem ossos, constituem a grande maioria da vida animal. Aqui você poderá aprender mais sobre eles!