7 curiosidades do golden retriever

O golden retriever é um cachorro de grande porte que se identifica por ter uma bela pelagem densa e dourada. No entanto, também esconde algumas curiosidades interessantes que podem mudar a forma como você o vê.
7 curiosidades do golden retriever
Cesar Paul Gonzalez Gonzalez

Escrito e verificado por o biólogo Cesar Paul Gonzalez Gonzalez.

Última atualização: 28 maio, 2023

O golden retriever é uma raça canina popular porque combina tamanho imponente com uma aparência fofa e cativante. É um dos cães mais queridos e desejados pelos tutores, embora ainda esconda certas curiosidades sobre sua origem e personalidade.

Essa raça canina está relacionada com os humanos há muito tempo e estabeleceu um vínculo profundo conosco. No entanto, o longo relacionamento fez com que alguns aspectos interessantes de sua linhagem fossem negligenciados. Continue lendo e descubra as curiosidades que o golden retriever esconde.

Fatos pouco conhecidos sobre o golden retriever

O golden retriever é um cão amoroso, meigo, fiel e tranquilo que se destaca pela grande facilidade de convívio com a família. No entanto, sua linhagem esconde alguns segredos que seus tutores nem sempre conhecem. Conheça-os abaixo.

1. Ele é originalmente da Escócia

De acordo com o que menciona o American Kennel Club, o primeiro golden retriever surgiu em 1908 como produto de um projeto de criação pessoal de Dudley Marjoribanks. Inicialmente, esta nova raça foi o produto do cruzamento de um retriever de pelagem amarela e o extinto tweed water spaniel. No entanto, com o tempo, a linhagem foi combinada com raças como o sabujo e o setter irlandês.

2. Tem grande afinidade com a água

O ancestral extinto do golden retriever, o tweed water spaniel, foi classificado como parte do grupo dos cães d’água. Isso significa que eles tinham pelo denso e alguma capacidade à prova d’água que lhes permitia um melhor desempenho em ambientes aquáticos. Essa pelagem manteve-se na linhagem do golden, sendo sua resistência à água superior.

A pelagem densa e longa, que às vezes pende das laterais do corpo dos espécimes, talvez seja o sinal mais evidente de sua afinidade com a água. Em alguns casos, é possível ver os pelos crespos típicos dos cães d’água na ponta da pelagem. Isso revela sua ancestralidade e explica a atração que esses animais sentem por corpos d’água.

3. Eles têm um olfato poderoso

O golden retriever tem uma longa lista de atividades nas quais pode ser útil ao ser humano. Isso se deve principalmente à sua capacidade olfativa e à sua excelente condição física. Por isso, é normal que se destaque em coisas como:

  • Recuperação de presas (retriever).
  • Atividades de busca e salvamento.
  • Detecção de substâncias proibidas.
  • Atendimento a pessoas com doenças crônicas.

4. Eles comem muito

Tal como acontece com alguns tipos de raças médias ou grandes, o corpo do golden retriever tem um metabolismo adaptado ao desgaste físico e ao trabalho constante. Embora seja verdade que atualmente nem todos os exemplares servem como cães de serviço ou de trabalho, a alta taxa metabólica ainda é mantida devido à fisiologia da raça.

Todos os itens acima, em conjunto com o exercício que os goldens geralmente precisam, fazem com que eles precisem comer um pouco mais do que outras raças. Claro, isso às vezes pode causar problemas com seu peso, então tenha cuidado com sua dieta e porções.

5. Mantém-se como uma das raças mais populares do mundo

De acordo com dados estatísticos do American Kennel Club, o golden retriever se mantém entre as 4 primeiras posições no ranking de popularidade desde 2013. Isso só mostra quanto carinho a maioria das pessoas tem por ele.

6. É considerada uma das raças com menos comportamentos agressivos relatados

Um estudo publicado na revista científica Scientific Reports analisou os fatores que afetam a presença de comportamento agressivo em cães de raça pura. Entre seus resultados, os cientistas revelaram que o labrador retriever e o golden retriever são as duas raças com menos comportamentos agressivos relatados. Isso analisando os dados registrados de mais de 9.000 cães.

7. Eles têm pés palmados (pés palmados)

Essa é uma das curiosidades do golden retriever que facilmente passa despercebida, já que nem sempre é dada atenção às patas dos cachorros. Embora seja difícil de acreditar, essa raça possui uma rede interdigital que une cada um de seus dedos. Graças a essa característica, suas patas servem como “barbatanas”, que facilitam seus movimentos ao nadar.

Como você pode ver, o golden retriever é uma raça fabulosa que guarda várias curiosidades interessantes sobre sua linhagem. Além de exibir uma bela pelagem dourada e uma aparência fofa, chama a atenção de seus tutores com segredos incríveis e inesperados. Essas características nos permitem entender por que é uma raça tão popular em todo o mundo.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.