Curiosidades sobre as formigas
Estes pequenos seres que se tornam muito irritantes quando o verão se aproxima estão cheios de curiosidades que você vai adorar conhecer.
Hoje, contaremos algumas curiosidades sobre as formigas, insetos limpos onde quer que estejam.
Antes de tê-las como inimigas, saiba que elas podem se tornar uma aliada em casa.
Curiosidades sobre as formigas
Elas comem qualquer coisa
Embora sejam muito pequenas, elas são predadoras de qualquer tipo de animal ou planta.
Podem comer até um grande mamífero, mesmo que leve meses para isso. Os peixes também estão incluídos no seu menu.
Sua expectativa de vida
Outra das curiosidades sobre as formigas é que elas podem viver entre 4 e 12 anos. Isso supõe uma vida longa para um ser que parece ser tão fraco. Quem sabe? Talvez, ano após ano, você veja a mesma formiga na sua cozinha.
Como elas se comunicam
As formigas não emitem sons, pelo menos não perceptíveis ao ouvido humano. Portanto, a maneira delas se comunicarem é deixando as substâncias que coletaram onde quer que vão.
Desta forma, o resto do grupo pode saber onde cada uma está em todos os momentos.
Suas antenas são outro modo de comunicação, e se comunicam esfregando-as de certas maneiras ou com outra formiga.
São fortes
Estima-se que as formigas sejam capazes de levantar 50 vezes seu próprio peso. Pense em quanto você pesa… 70 quilos?
Multiplique por 50 e reflita se você poderia levantar esse peso sem ajuda alguma além de seu próprio corpo. Isso não parece mais impressionante agora?
Formiga rainha
A formiga rainha é responsável por colocar ovos para a colônia crescer. Ela é capaz de colocar entre 800 e 1,5 mil por dia. Você já sabe por que de repente vê uma formiga e no dia seguinte há milhares.
Elas têm servos
Sim, exatamente isso. Elas tendem a escravizar outras formigas para fazer parte do trabalho ou colaborar com elas para terminar mais cedo. Não importa se essas formigas escravizadas são da mesma colônia ou de outra.
Elas gostam de água
Nós realmente não sabemos se é porque gostam de água, mas uma formiga pode viver até duas semanas debaixo d’água.
Se você tiver uma praga de formigas em casa, verá que a água não será um bom aliado para destruí-las. Uma das mais surpreendentes curiosidades sobre as formigas, não acha?
A maior colônia
Uma das principais características das formigas é que elas vivem em colônias, e a maior delas foi descoberta em 2002.
Consistia em milhões de formigueiros que se estendiam por quase sete mil quilômetros.
Seu cérebro
É o animal com o maior cérebro em proporção ao seu corpo.
Quantas há
Muitas vezes nos referimos a elas como uma praga e, deve-se dizer, a própria definição não está longe da realidade.
Estima-se que 10% da massa corporal do mundo animal é composta por formigas. Você consegue imaginar o que isso significa?
Elas sempre caem em direção a…
Não se sabe por que, mas quando você usa inseticida nelas, elas tendem a cair sempre para a direita.
Existe um predador de formigas
Há uma formiga conhecida como “formiga-leão” que come as outras formigas. No entanto, acredita-se que as formigas são capazes de criar estratégias, neste caso, que elas usam para destruir este inimigo.
Elas constroem pontes
Quando a rota que elas fazem para proteger os ovos da formiga rainha é complicada, e há uma abertura pela qual elas devem passar, acontece o impensável.
As formigas unem seus corpos de uma maneira magistral e fazem uma ponte para seus companheiros passarem. Quando todos já estão do outro lado, a ponte gradualmente se rompe.
Seu jeito de caçar
Os insetos estão incluídos na dieta das formigas e, quando caçam um vivo, a primeira coisa é ter certeza de imobilizá-lo.
Elas se juntam como um time para segurar suas pernas ou, se for venenoso, elas cobrem-no com um tipo de bolsa que criam.
Bem, como vimos, esses pequenos seres podem estar cheios de segredos, mas pelo menos é curioso saber tudo o que envolve o pequeno mundo das formigas.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
Lowe, S., Browne, M., Boudjelas, S., & De Poorter, M. (2004). 100 de las especies exóticas invasoras más dañinas del mundo Una selección del Global Invasive Species Database. Aliens.
Delabie, J. H. C., Ospina, M., & Zabala, G. (1996). Relaciones entre hormigas y plantas : una introducción. Introdución a Las Hormigas de La Región Neotropical. https://doi.org/10.1108/EUM0000000005647
Fernández, F. (2003). Breve introducción a la biología social de las hormigas. Fernandez, F. https://doi.org/10.1108/EUM0000000005647
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.