Animais e plantas que nunca morrem

Essas espécies desfrutam de uma longevidade de milhares de anos e nunca desaparecerão, exceto pelas causas externas que possam destruí-las.
Animais e plantas que nunca morrem

Última atualização: 13 Setembro, 2018

O fato de procurarmos viver eternamente não é algo que tenha vindo de nossa imaginação ou que tenhamos inventado. A natureza já nos ensinou que existem animais e plantas que nunca morrem e nós, em certa medida, queremos imitá-los. Hoje, falaremos sobre alguns deles.

Existem realmente animais e plantas que nunca morrem?

Existem centenas de lendas e mitos sobre a juventude, a eternidade e a vida sem fim. De onde o ser humano tirou tais ideias? Sem dúvida, da natureza. Eles descobriram animais e plantas que são imortais. Bem, imortais biologicamente falando.

Dizemos isso porque um animal ou planta que é imortal não está isento de perder sua vida em um acidente ou por um predador ou uma serra, no caso das árvores. Mesmo assim, é surpreendente que essas espécies nunca envelheçam ou morram. Estas são algumas delas:

Pinus longaeva

Esta espécie de árvore (foto que abre este artigo)  é encontrada na América do Norte e está estimada em mais de cinco mil anos de idade. Embora as inclemências do tempo tenham causado estragos e sejam visíveis em sua aparência, elas permanecem intactas e impassíveis ao que quer que surja.

Estudos que analisaram suas células mostraram que elas não envelheceram e continuaram tão bem quanto quando começaram a existir, há cinco mil anos. Acredita-se que ele mantém as células-tronco nas raízes, que permitem o crescimento de novas células, possibilitando assim que seu nível celular permaneça intacto.

Anêmonas

As anêmonas são animais marinhos que sobrevivem, atirando o veneno em sua presa, que são geralmente pequenos peixes e mariscos, que se alimentam. Parece que estudos realizados nesses animais mostram que o único sinal de envelhecimento é o seu tamanho.

Anêmona

Quando eles avançam em anos, seu tamanho aumenta, mas nenhuma morre em momento algum. De fato, sabe-se com certeza que qualquer parte faltante ou amputada cresce novamente, então elas têm uma capacidade impressionante de regeneração.

Embora claro, acontece o que mencionamos no começo, essa imortalidade é biológica. Ou seja, as anêmonas são presas de outros animais, por isso, se servirem como alimento, morrerão.

Acredita-se que este animal tenha o segredo da imortalidade e que tenha muito em comum com o ser humano. Por esta razão, as investigações estão sendo realizadas graças a bolsas de estudo milionárias, a fim de descobrir algo que poderia nos levar a sermos imortais também. De certa forma, nosso corpo também se regenera, como acontece com o delas. Por exemplo, pelos, unhas e outras células.

Sequoia

São as árvores mais altas do mundo e muitas estão de pé há milênios. Embora nos casos em que elas tenham morrido, a causa sempre esteve ligada a agentes externos, como incêndios ou intempéries.

Sequoia

Essas árvores, que nascem de uma minúscula semente, alcançam alturas impressionantes e acredita-se que muitas delas estão em pé há mais de 5.000 anos e ainda continuam bem. Terão elas o segredo da imortalidade?

Água-viva

Você pode se surpreender ao ver esse nome na lista de animais e plantas que nunca morrem, porque provavelmente, mais de uma vez, você viu águasvivas mortas nas praias onde você passou férias. Nem todas as águas-vivas são imortais, mas há várias espécies que foram analisadas que se mostraram imortais, biologicamente falando.

Elas podem recuar em seu próprio desenvolvimento, para que possam ser jovens sempre que quiserem. Interessante, você não acha?

Quanto mais aprendemos sobre a natureza e os seres que a compõem, mais percebemos que ela é desconhecida para nós. Quem sabe, um dia, poderemos viver eternamente graças ao que aprendemos com os animais e plantas que nunca morrem ? Nós vamos ter que esperar para saber…

Pode interessar a você...
Os 8 animais mais longevos do mundo
Meus AnimaisLeia em Meus Animais
Os 8 animais mais longevos do mundo

Como humanos modernos, podemos transformar o ambiente a nosso favor. Mas e quanto os animais? O que torna os animais longevos?