Curiosidades sobre o cisne, um animal elegante

julho 4, 2018
Esta ave tem "classe" em todas as suas formas, pois é uma espécie monogâmica, cujo ritual anterior ao acasalamento é como uma dança na água. Sua beleza física impressiona, especialmente quando abre as asas para levantar voo.

O cisne sempre foi uma representação da beleza e do amor eterno. Dizem que este animal tem apenas um parceiro ao longo de sua vida e é fiel até a morte. Hoje, vamos conhecer o seu dia a dia e muito mais sobre ele. Antes de analisar seu comportamento e algumas curiosidades, vamos ver algumas das características gerais do cisne.

Tudo o que há para saber sobre o cisne

Características

É um animal branco em sua totalidade, que destaca seu bico laranja intenso e uma mancha negra que envolve seus olhos e seu bico.

Tem um tamanho maior do que os patos e seu pescoço longo e fino é uma das características mais marcantes. Pode medir até 1,5 metro de altura e pesar até 15 quilos, no caso dos machos, e até 11 quilos no caso das fêmeas.

Suas asas são espetaculares, longas e brancas, uma combinação que as torna de uma beleza extraordinária quando abertas.

 Cisne

Habitat do cisne

A origem deste animal está localizada na Ásia Central e na Europa, embora quando o inverno chega, eles migrem para a África, Coréia ou Índia, porque eles não resistem ao frio. Em algumas destas migrações, vários espécimes chegaram à América do Norte e se estabeleceram, e hoje são uma das espécies estabelecidas no país.

A maioria dos exemplares do cisne são vistos no território que se estende da Grã-Bretanha à Ásia, embora eles sempre migrem para o sul quando as baixas temperaturas chegam.

São aves que gostam de estabilidade e preferem se instalar em um só lugar, seja no lugar onde põem ovos ou em outro local que escolhem, levando em conta vários fatores.

Comportamento do cisne branco

Vale destacar que eles gostam de viver em comunidade, embora esses grupos devam ser pequenos. Quando viajam para um clima mais temperado, costumam fazer isso em grupos e atingem cerca de 100 km/h.

Para levantar voo, eles pegam impulso com suas patas, pois é um dos pássaros mais pesados a voarNo entanto, seu voo é elegante e limpo, um espetáculo que ninguém pode deixar de admirar.

Casal de cisne, amor

No que tem a ver com o namoro, este ocorre no inverno e começa com movimentos sensuais que começam com o pescoço e com a emissão de sons roucos.

Esse namoro é recíproco: os movimentos são feitos tanto pelo macho quanto pela fêmea. Depois, eles nadam juntos, colocam seus bicos várias vezes na água e cruzam os pescoços como uma ‘sinal’ para o acasalamentoParece uma dança, certo? É por isso que um dos maiores espetáculos de balé do mundo é chamado de “O Lago dos Cisnes.

Certamente você já viu muitas imagens de cisnes unindo suas cabeças e formando um coração. E, como já dissemos no início, esse fato fez deles um símbolo do amor eterno. Uma vez que o acasalamento foi feito, o cisne branco fica com seu parceiro toda a sua vida e é fiel a ele. Ou seja, são monogâmicos, algo não tão comum no mundo animal.

Com certeza você gostou de saber mais sobre esse belo animal. Você se lembra do patinho feio? Bem, veja como ele ficou belo, um animal bonito e elegante que desperta a inveja de muitos, não só no reino animal.