Curiosidades sobre o ouriço: habitat, características e comportamento

Este pequeno mamífero, cada vez mais popular como animal de estimação, tem uma expectativa de vida de 8 anos. Apesar de sua aparência simpática, é um espécime territorial que se defenderá - com seus espinhos - se se sentir ameaçado, por isso é fundamental acostumá-lo à presença humana desde filhote.

Ele é um ser encantador que muitos escolheram como animal de estimação nos últimos anos. Uma das causas pode ser a grande fama que este animal obteve, graças aos anúncios de televisão de várias empresas internacionais. A seguir, nós lhes contaremos algumas curiosidades sobre o ouriço.

Curiosidades sobre o ouriço, um animal muito bonito

Entre as curiosidades sobre o ouriço, seus espinhos são, sem dúvida, as mais características e, ao mesmo tempo, o que mais medo causa aos humanos. No entanto, isso desaparece quando vemos a sua aparência doce e a ternura que esse pet desprende. Vamos saber mais sobre ele.

Características do ouriço

Outra das curiosidades sobre o ouriço é que seus espinhos não são nada mais do que pelos ocos com um revestimento de queratina, que lhes permite ter essa aparência rígida. Apesar de alguns mitos que dizem sobre eles, eles não cortam e nem podem arremessá-los como se fossem dardos, e, claro, eles não têm veneno.

Seus olhos estão amplamente separados por um focinho largo, terminando com um pequeno nariz que dá aquele toque simpático às suas feições. Geralmente, de cor chocolate ou preto, dependendo da espécie.

As orelhas são pequenas, eretas e com as pontas arredondadas, separadas por uma pequena crista que coroa a cabeça. Seu peito, pernas e mãos são rosados e praticamente não têm pelos.

Alimentação e habitat do ouriço

Uma das perguntas mais comuns em relação ao ouriço é sobre sua alimentação. Ele é vegetariano e sua dieta se concentra em insetos, frutas e legumes. Às vezes, poderá incluir comida de gato, algo que aparentemente ele assimila e digere bem.

curiosidades sobre o ouriço

Seu habitat natural, e, portanto, seu lugar de origem é a Europa, a Ásia e a África, embora devido ao seu auge como um animal de estimação, eles estejam se expandindo para outros continentes e regiões do mundo, o que nos permite encontrar ouriços em quase qualquer lugar do mundo.

Tudo isso torna possível que a disseminação da espécie continue aumentando, e que a demanda deste pequeno animal como pet possa ser satisfeita. Embora tudo tenha duas faces, algo que não falaremos por ora.

Comportamento do ouriço

Embora não pareça, o ouriço é um animal territorial, como o cão e o gato. Se seu território estiver ameaçado, ele usará sua maior arma de defesa: seus espinhos.

Além disso, ele é solitário, um aspecto que deve ser levado em conta antes de se pensar em adotar um ouriço como animal de estimação, pois não é um animal que gosta de fazer parte de uma família, especialmente se for adotado como adulto. É por isso que se sugere que as adoções sejam feitas quando eles são bebês, para acostumá-los a uma vida mais social e familiar.

curiosidades sobre o ouriço

Enrolar-se é, sem dúvida, o gesto de seu comportamento que mais o caracteriza. Ele se faz uma bolinha, graças à flexibilidade de seus músculos paniculares e orbiculares. Essa é uma de suas formas de se defender, por isso não se surpreenda se ele assim o fizer quando você for apanhá-lo. Até que ele confie em você, ele não irá se abrir, em todos os sentidos.

É um excelente alpinista, que se assemelha aos hamsters. Este também é um aspecto a ser levado em conta quando você for comprar sua gaiola, pois esta deverá ter um fecho que não deverá se abrir facilmente.

Tipos de ouriço para se tornarem animais de estimação

Nem todos os ouriços são adequados, tampouco são permitidos como animais de estimação. Os mais comuns são o pigmeu e o egípcio, mas existem muitas outras espécies que podem ser adotadas como tal. Estas são algumas:

  • Ouriço comum. Este espécime vem da Europa e é o mais comum como animal de companhia.
  • Ouriço dos Balcãs. Difere do ouriço comum em sua cor, que é de um tom marrom mais escuro. Seu peito é completamente branco.
  • Ouriço Manchurian. É o maior dos ouriços e hoje vive na Rússia, Coréia e China.
  • Ouriço de barriga branca. Ele vive na África e seu corpo é totalmente branco, ao contrário de sua cabeça, de um tom mais escuro.

Estas são apenas algumas espécies, embora existam muitas outras que podem ser adotadas. Se você decidiu colocar um ouriço em sua vida, certifique-se de que aquele que você vai adotar é permitido pela lei do país em que você vive. 

A expectativa de vida deste animal é de 8 anos, independentemente de viverem em um ambiente doméstico, como animais de estimação, ou em um ambiente selvagem. Se você decidir ter um, verá que é um animal de estimação ideal, se você o adaptar a uma vida familiar. O diferente é sempre divertido, você vai ver!

 

Recomendados para você