As danças na época do acasalamento do mergulhão-de-crista

03 Dezembro, 2020
A dança do mergulhão-de-crista é um espetáculo da natureza que pode durar vários dias.

Com a chegada do bom tempo, o mergulhão-de-crista macho inicia um dos mais curiosos cortejos da natureza, no qual faz todo o possível para ser o favorito entre as fêmeas do pântano.

Essa ave tem um tamanho médio, com cerca de 50 centímetros de altura e cerca de 85-90 centímetros de envergadura. Destacam-se suas formas estilizadas e alongadas, com bico comprido e estreito com o qual caça pequenos peixes. Quase não há diferenças entre os dois sexos e, de fato, os filhotes se parecem muito com os adultos no inverno, com tons de cinza suaves.

Ao contrário do que acontece na maioria das espécies de pássaros, os mergulhões trocam sua pelagem para a estação do acasalamento, tanto os machos quanto as fêmeas. Afinal, precisam estar à altura em uma situação desse tipo… Especificamente, uma crista escura aparece em suas cabeças com diferentes tons de vermelho e penas pontiagudas, enquanto a cauda é tingida de uma cor avermelhada mais intensa.

As danças na época de acasalamento do mergulhão-de-crista

A dança do mergulhão-de-crista

Já com seus vestidos de gala e nos primeiros dias amenos do ano, o mergulhão-de-crista inicia sua peculiar dança de cortejo, muito mais elaborada e estilosa do que você poderia imaginar.

A primeira coisa que eles fazem é se erguer na água, um de frente para o outro e com o pescoço o mais reto possível. Depois de sincronizarem seus corpos em altura e posição, eles iniciam uma série de movimentos com a cabeça, pequenos balanços revezados para se admirarem.

Ocasionalmente, também adicionam uma série de movimentos com a plumagem das asas, e a repetem continuamente até atingirem a sincronização completa. É uma delícia ver a doçura e a delicadeza com que essas aves realizam o cortejo.

Para tornar a ocasião mais agradável, muitas vezes levam ervas e algas que oferecem uns aos outros em sinal de gratidão, ação que pode se repetir por horas e na qual atingem um nível extremo de relaxamento, aproveitando o momento.

A dança

Para que serve a dança?

O principal objetivo de toda essa encenação realizada pelo mergulhão-de-crista é, como na maioria das espécies, estimular a ovulação na fêmea e sincronizar o momento perfeito para a cópula.

Com tais preparações, as chances de uma fecundação bem-sucedida aumentam consideravelmente, pois o macho deposita seus espermatozoides no momento exato para que cheguem ao óvulo o mais rápido possível e o sucesso da cópula seja garantido.

Nos dias seguintes, as danças acontecem enquanto eles constroem o ninho juntos, aproveitando a vegetação da regiãoQuando tudo estiver pronto, a fêmea se prepara para a postura dos ovos, que terá entre três a cinco unidades.

Como se não bastasse, a incubação dos ovos é realizada pelo macho e pela fêmea em partes iguais, sendo ambos igualmente responsáveis ​​por fortalecer o ninho e fornecer alimento um ao outro nos períodos de incubação.

A incubação dos ovos é realizada pelo macho e pela fêmea

Contudo, não acaba por aí, pois, assim que os filhotes do mergulhão-de-crista nascem, os dois cuidam deles. Um dos pais os abriga entre as penas das costas enquanto o outro os alimenta com a comida que encontra. Essa tarefa é revezada de tempos em tempos, de modo que o cuidado dos recém-nascidos tem o mesmo peso para o macho e para a fêmea.

Os peixes que eles conseguem caçar em seus mergulhos são o principal alimento de toda a família, embora não dispensem uma grande variedade de invertebrados como lesmas, insetos ou larvas, recursos facilmente acessíveis em uma zona úmida, que é o seu habitat preferido.

  • Naturaleza cantábrica. El baile del somormujo. 4 de abril de 2009. Extraído de: http://www.naturalezacantabrica.es/2009/04/el-baile-del-somormujo.html
  • Naturayala. Reproducción del somormujo lavanco en el pantano de Maroño. 19 de junio de 2015. Extraído de: http://naturayala.blogspot.com/2015/06/reproduccion-del-somormujo-lavanco-en.html
  • Seo Bird life. Somormujo lavanco. Extraído de: https://www.seo.org/ave/somormujo-lavanco/