Os 10 maiores animais marinhos do mundo

Gigantes de verdade vivem no mundo, mas em nenhum lugar como no oceano. Aqui você pode conhecer os maiores animais marinhos do mundo.
Os 10 maiores animais marinhos do mundo

Última atualização: 29 Setembro, 2021

Os oceanos, pulmões do planeta e local de origem da vida, são tão incrivelmente vastos que a vida que abrigam não é totalmente conhecida ainda. Todas as lendas e criaturas do imaginário popular fazem sentido para quem já encontrou um dos maiores animais marinhos do mundo. Eles são de um tamanho inimaginável até encontrar com um ao vivo.

Por isso, esse artigo homenageia os seres vivos mais titânicos do meio marinho. Você encontrará cifras e comparações, porque talvez com isso você possa ter uma ideia do que significa avistar um desses animais magníficos. Não perca.

Os 10 maiores animais marinhos do mundo

Mamíferos marinhos como as baleias são bem conhecidos por seu tamanho impressionante. No entanto, existem certos peixes e invertebrados que não ficam muito atrás. Aqui você encontrará os mais marcantes gigantes dos mares.

1. Lula-gigante

O gênero Architeuthis agrupa os cefalópodes popularmente conhecidos como “lulas-gigantes”. Acredita-se ser o maior invertebrado no mundo e foram encontrados exemplares de até 30 metros de comprimento e uma tonelada de peso.

Uma curiosidade sobre esses cefalópodes é a sua incrível visão, adaptada às profundidades em que vivem: entre 400 e 1500 metros abaixo da superfície. Eles podem enxergar quase na escuridão total, algo que não nos surpreende com a pouca luz que existe em seu ambiente.

2. Cachalote (Physeter macrocephalus)

Não é de surpreender que o peso de 15 toneladas do cachalote inspirou o romance de Moby Dick. É a maior espécie de baleia com dentes ou odontocetos e os espécimes movem-se em grupos familiares, criando laços sociais estreitos entre seus membros.

O cachalote também é o animal mais barulhento do mundo: os cliques de sua ecolocalização podem matar pequenas presas. O nível de pressão sonora mais alto já registrado de um animal foi o de um cachalote na costa do norte da Noruega. Esse estalo atingiu 235 decibéis.

O cachalote tem muitas curiosidades.

3. Tubarão-baleia (Rhincodon typus)

O tubarão-baleia é o maior peixe do mundo: pode pesar mais de 34 toneladas e medir até 12 metros. Não é uma espécie caçadora, mas filtra a água através de suas brânquias para obter plâncton, kill, nécton, algas e ocasionalmente alguns peixes pequenos ou crustáceos.

Um dos maiores animais marinhos do mundo.

4. Elefante-marinho-do-sul (Mirounga leonina)

O elefante-marinho-do-sul é o maior fócídeo do mundo. Seu nome deriva da tromba que apresenta no focinho, que pode inflar para parecer mais ameaçadora ou como forma de cortejo. A espécie tem um acentuado dimorfismo sexual, pois os machos podem pesar 4 toneladas e medir 6 metros, enquanto as fêmeas não chegam a 4 metros.

5. Peixe-remo (Regalecus glesne)

Esse peixe, um dos maiores animais marinhos e vive em quase todos os oceanos, exceto nos polos. É conhecido como o peixe mais comprido do mundo, com 11 metros de comprimento (embora tenham sido relatados exemplares que chegam a 17). Existe uma crença popular ainda não comprovada de que ele aparece antes e depois de um terremoto, servindo como um alerta.

Alguns especialistas arriscam que peixes de águas profundas, como o peixe-remo, podem sentir a atividade sísmica mais cedo do que aqueles que vivem na superfície, o que poderia explicar o fenômeno.

Um dos maiores animais marinhos do mundo.

6. Tubarão-frade (Cetorhinus maximus)

É o maior peixe atrás do tubarão-baleia, com 10 metros de comprimento e quase 4 toneladas de peso. O seu aspecto é impressionante, pois nada de boca aberta, exibindo as guelras e filtrando o plâncton. Os espécimes migram no inverno para áreas abissais, onde viajam milhares de quilômetros em busca de grandes massas de alimentos.

Seu caráter pacífico e sua pouca desconfiança em relação ao ser humano causaram seu declínio, já que sua caça e captura eram simples. Atualmente, esse peixe está em perigo de extinção, pois sua matança não parou desde que a população começou a diminuir.

7. Orca (Orcinus orca)

Conhecidas erroneamente como “baleias assassinas”, as orcas são os maiores membros dos delfinídeos. São superpredadoras que se alimentam de focas, pinguins, peixes e até pequenas baleias. Sua inteligência é notável e vivem em pequenos grupos nos quais interagem de forma complexa, chegando até a traçar novas estratégias de caça em grupo.

Um dos maiores animais dos oceanos.

8. Jamanta ( Mobula birostris )

A maior arraia do mundo habita as áreas quentes dos oceanos e pode atingir uma envergadura de 9 metros. São animais solitários que se alimentam de pequenos peixes, lulas e plâncton. São totalmente inofensivos e em algumas regiões se acostumaram com a presença humana.

Um dos maiores animais do oceano.

9. Baleia-comum (Balaenoptera physalus)

De todos os maiores animais marinhos do mundo, a baleia-comum ocupa o segundo lugar. Seu comprimento médio é de 18 metros e pode pesar até 90 toneladas. No entanto, esse tamanho incrível não a impede de nadar rapidamente a uma média de 37 quilômetros por hora. Sua caça intensiva a colocou em um estado vulnerável.

O jato de água que expele pelo espiráculo ao subir à superfície pode atingir 6 metros de altura.

10. Baleia-azul (Balaenoptera musculus)

Claro, nesta lista não poderia faltar o maior animal do mundo, tanto em terra como nos mares: a baleia-azul. Nenhuma espécie superou seus 30 metros de comprimento e mais de 130 toneladas de peso.

Esse cetáceo faz longas migrações em busca de águas quentes e frias, pois passa verões nas águas polares e invernos nas águas equatoriais. Suas vocalizações são incríveis de se ouvir, já que o som que produz chega a quase um quilômetro e meio de distância e mesmo assim parece que o animal está perto.

Uma baleia azul viajando pelo mar

Os maiores animais marinhos do mundo sempre despertaram fascínio e com razão. A parte obscura dessa admiração é que, enquanto alguns humanos foram motivados a estudá-los e protegê-los, outros preferem caçá-los. Esses seres são o reflexo da majestosidade dos tempos pré-históricos e só querem viver em paz. Sua existência vale tanto quanto a de qualquer pessoa.

Pode interessar a você...
Os mamíferos marinhos dormem?
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os mamíferos marinhos dormem?

Sim, a verdade é que os mamíferos marinhos dormem, mas talvez a maneira como alguns deles fazem isso possa surpreendê-lo.



    • Rigby, C.L., Barreto, R., Carlson, J., Fernando, D., Fordham, S., Francis, M.P., Herman, K., Jabado, R.W., Liu, K.M., Marshall, A., Romanov, E. & Kyne, P.M. 2021. Cetorhinus maximus (amended version of 2019 assessment). The IUCN Red List of Threatened Species 2021: e.T4292A194720078. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2021-1.RLTS.T4292A194720078.en. Downloaded on 21 August 2021.
    • Cooke, J.G. 2018. Balaenoptera physalusThe IUCN Red List of Threatened Species 2018: e.T2478A50349982. https://dx.doi.org/10.2305/IUCN.UK.2018-2.RLTS.T2478A50349982.en. Downloaded on 21 August 2021.
    • Meekan, M. G. (2016, May). Will the world’s biggest fish get any bigger? Limits to the size of filter-feeding fishes over the last 160 million years. In The 4th International Whale Shark Conference (Vol. 2016, No. 2, p. 34). Hamad bin Khalifa University Press (HBKU Press).