Dicas para encontrar seu animal de estimação perdido

· abril 23, 2019
As novas tecnologias contribuem para que possamos reencontrar nosso animal de estimação perdido, o que é muito mais comum do que se imagina.

Seja devido ao descuido humano ou porque é um animal inquieto, há muitos casos em que vemos cartazes com anúncios de um animal de estimação perdido. Reagir nas primeiras horas pode ser crucial para encontrá-lo.

O desaparecimento de animais de estimação é, infelizmente, muito comum, ainda mais em certas épocas do ano, como o verão. Essa realidade não exclui espécies e pode afetar cães, gatos e pássaros. No entanto, o grau de sucesso em sua busca vai diminuindo com o tempo.

A seguir, compartilhamos uma série de dicas que podem ajudar a promover o encontro com seu animal de estimação.

Dicas para encontrar seu animal perdido

  • Depois de perceber a ausência do nosso animal, devemos começar a agir imediatamente. Esses primeiros instantes são fundamentais, já que margens curtas de tempo implicam menos distanciamento. Portanto, antes de ir direto para locais mais distantes, devemos verificar a proximidade de nossa casa. Ruas, garagens e jardins, privados ou públicos, adjacentes à nossa casa, são espaços muito frequentados por um animal de estimação perdido.
  • Alertar vizinhos e transeuntes, porque talvez eles possam avistar nosso bichinho. Este protocolo deve ser complementado com a distribuição de cartazes informativos, geralmente colocados em postes ou muros, tanto em áreas próximas quanto distantes do nosso bairro. Uma imagem nítida e uma descrição com dados físicos precisos são essenciais.
  • No caso dos cães, passe pelas áreas que ele costuma visitar com mais frequência. Normalmente, os animais desorientados costumam procurar áreas familiares para se abrigarem, por isso é aconselhável fazer batidas periódicas nesses locais.
Dicas para encontrar um animal perdido

  • Notifique e visite os canis municipais. Embora esses organismos geralmente tenham um grande número de espécies e não costumem fazer uma busca ativa, muitas pessoas entram em contato com eles para pedir ajudar no caso de um animal perdido.
  • Notifique a ausência do animal de estimação aos veterinários. Esses especialistas podem comunicar a perda a outros proprietários que possam ter visto o bichinho durante as visitas de rotina.
  • Aproveite as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias. Além de páginas dedicadas exclusivamente à divulgação de anúncios de animais perdidos, as redes sociais como Facebook e Instagram são muito úteis para permitir uma divulgação mais ampla e rápida. O sucesso destas redes é tal que as Forças de Segurança do Estado e as Corporações as usam para encontrar pessoas desaparecidas.

Na maioria dos casos, os desaparecimentos de animais são acarretados pelo descuido humano. Portanto, é aconselhável levar em consideração uma série de recomendações.

Dicas para não deixar seu animal se perder

  • Uso obrigatório do microchip. Embora possa parecer óbvio no caso dos cães, alguns países também exigem o uso do microchip em gatos. A razão é que a maioria desses felinos passa muitas horas fora da casa da família, o que aumenta o risco de se perderem. Além disso, sua identificação ajudará a distingui-los dos outros gatos de rua.
  • Os animais de estimação devem usar coleiras que incluam crachás ou placas com os dados do proprietário. O mais aconselhável, embora possa ser desconfortável, é que nossos animais de estimação usem esse apetrecho permanentemente para que sempre possam ser identificados.
Dicas para não perder seu bichinho

  • Certifique-se de fechar as portas, jardins, janelas e, em suma, todo o contato com o exterior. Esta medida é fundamental, estando o proprietário em casa ou não.
  • Sempre que você perceber que a ausência do animal de estimação é mais prolongada do que o normal, verifique se ele ainda está por perto para evitar possíveis sustos.

Embora o conselho para evitar futuros desaparecimentos ou para aumentar o sucesso da busca uma vez que o animal se perdeu seja essencial, o mais importante é permanecer calmo.

Nunca desista, porque sempre existe a possibilidade de uma ligação esperançosa que permita o reencontro com o animal de estimação que estava perdido.

  • Girón, B. (2017). Weekmen. 5 apps para buscar y encontrar mascotas perdidas. Recuperado de https://www.weekmen.com/5-apps-buscar-encontrar-mascotas-perdidas/
  • Tami, G. (s.f). Affinity. ¿Qué hacer si encuentras a un perro perdido o abandonado? Recuperado de https://www.fundacion-affinity.org/perros-gatos-y-personas/que-hacer-si-encuentras-un-perro-perdido-o-abandonado