5 dicas para lidar com a agressividade do cão

agosto 10, 2018
É possível que um cão tenha um comportamento violento porque sofre de uma doença ou dor; porque está assustado ou simplesmente para defender o que considera seu território. A partir disso, pode-se pensar em um adestramento para solucionar as atitudes violentas.

Nós entendemos que lidar com a agressividade do cão pode ser um desafio, em especial para os iniciantes no assunto. O certo é que esses casos podem ser muito preocupantes; porque existe o risco de o animal sair lastimado gravemente enquanto tentamos acalmá-lo.

No entanto, as causas que despertam essa agressividade em cães são variadas. Na raiz do problema, lidar com a agressividade do cão pode ter uma ou mais soluções; cuja dificuldade pode varias segundo o caso. Antes, porém, devemos falar um pouco sobre a agressividade.

O que é a agressividade em cães?

A agressão é uma reação instintiva do animal diante de determinadas situações e estímulos. Esses estímulos nem sempre se devem a um perigo iminente ou a algum ataque de outro animal. O normal é que sejam reações por pânico ou até por dor.

É isso, um cão é agressivo não porque quer causar dano de forma voluntária; mas sim porque responde a seu instinto de sobrevivência.

Quando estão feridos, a reação violenta é normal por não entender completamente a razão de sua dor ou doença.

Mas nem sempre a agressividade é resultado da dor; porque às vezes torna-se um problema de comportamento por não estar adestrado adequadamente.

Conhecer os sinais da agressividade é fundamental, e entender de onde ela vem é essencial para lidar com a agressividade do cão.

razões da agressividade em cães

Razões da agressividade em cães

Um cão pode ser agressivo por diferentes motivos. Grande parte destes sendo respostas a seus instintos primários que ainda trazem dos tempos em que eram animais selvagens.

Já falamos um pouco de como a agressividade é uma reação a dor; mas também pode ser uma reação a uma doença.

A dermatite e as doenças bucais são os principais causadores da agressividade em cães. Trazem à tona a grande irritação que o animal sente em seu corpo, ou o inchaço que sente na boca.

O animal não entende completamente o que acontece em seu corpo, por isso reage dessa forma, tanto por medo quanto pela dor.

Além disso, o animal reage assim para proteger sua família; como é o caso das mães que acabaram de parir.

O instinto materno é uma grande força que move o mundo dos animais, e os cães não são exceção à regra. Uma mãe é capaz de fazer qualquer coisa; e até sacrificar sua própria vida pelo bem-estar de seus filhotes, por isso ser agressiva é uma forma de defesa.

Outra razão pela qual um cão pode ser agressivo pode ter relação com a defesa de seu território. Já ouvimos muito sobre cães guardiães e o quanto podem ser violentos; e o motivo é que eles defendem o terreno como se fosse deles mesmos.

Por isso, é importante uma boa apresentação diante de um cão distante de nosso grupo.

Parecido com este sentimento, os cães também reagem de forma violenta quando é interrompido enquanto come. Ele está defendendo seu alimento; para que ninguém lhe roube. Entender as razões pelas quais nosso animal reage assim é essencial para lidar com a agressividade do cão.

cão agressivo

Como lidar com a agressividade do cão?

Existem diversas formas de lidar com a agressividade do cão, e uma grande parte do esforço requer muita paciência e confiança em si mesmo. Antes de utilizar qualquer um dos métodos que serão mencionados a seguir; é ideal consultar um veterinário para descartar algumas doenças que fazem com que seu cão seja agressivo.

  • Evite os castigos dolorosos. A dor é uma causadora da agressividade, por isso é ideal evitar que o cão a sinta. Tente castigos mais suaves ou repreensões verbais ao invés de recorrer a movimentos bruscos.
  • Da mesma maneira, evite as brincadeiras com contato físico. Como treinadores, estamos conscientes de que brincar de luta com nosso cão pode ser divertido, mas só piora o comportamento de nosso animal. O motivo é que o cão pode se exaltar muito e recorrer a mordidas; mesmo brincando.
  • Conheça o caráter de seu companheiro. Os animais com tendências dominantes geralmente são os mais agressivos e querem se impor sobre os demais. Seu trabalho como dono e treinador é ensiná-lo a respeitar a cadeia de comando, fazendo ele entender quem é o líder do grupo.
  • Evite perturbá-lo enquanto ele come ou brinca. Tirar o prato de comida ou seu brinquedo favorito pode causar a agressividade de nosso companheiro. Lembre-se que ele não fica agressivo para incomodar; e sim para defender o que lhe pertence.
  • Considere esterilizar seu cão. Grande parte dos problemas de comportamento podem ser corrigidos castrando nosso animal. Além de deixá-lo mais tranquilo, o animal terá grandes benefícios a longo prazo no que se refere à saúde.
Recomendados para você