Dicas para se livrar do odor de urina de cachorro

A urina do cão contém feromônios, ácido úrico, amônia, proteínas, ureia e outros componentes que fazem com que tenha um odor bastante desagradável. Isso é especialmente útil para seu comportamento de marcação, pois pode alertar seus congêneres sobre quais são os limites de seu território e impedir que eles se aproximem.
Dicas para se livrar do odor de urina de cachorro

Última atualização: 02 maio, 2022

Uma das partes mais importantes da educação de um cão é ensiná-lo onde se aliviar. No entanto, isso geralmente leva tempo e é normal que ocorram vários acidentes antes que o objetivo seja alcançado. Isso representa um conflito para alguns tutores, pois em certos casos é bastante difícil eliminar o cheiro de urina de cachorro.

É necessário levar em consideração que o animal de estimação não aprenderá tão rapidamente a se aliviar no lugar certo. Mesmo depois de aprender a fazer isso, pode ter acidentes e liberar algumas gotas de urina em casa. Se você quer saber algumas dicas para eliminar esse odor com eficiência, continue a leitura

Por que é importante eliminar o cheiro de urina?

Além de ser uma medida higiênica necessária para a saúde da família, eliminar o odor da urina do cachorro é fundamental para reforçar o aprendizado do cão. Tenha em mente que esses animais usam a urina como um sistema de marcação territorial. Portanto, se você não limpar bem a área, o animal retornará ao mesmo local para se aliviar e evitar que seu “cheiro” se perca.

O nariz do cão é treinado para descartar outros odores e focar apenas naquele que lhe interessa. Embora não seja perceptível aos humanos, o menor vestígio de urina pode fazer com que o animal se alivie dentro de casa. Isso significa que, para ajudá-lo em seu treinamento, as áreas onde tiver ocorrido um acidente desse tipo devem ser cuidadosamente limpas.

Emergências do trato urinário podem causar micção involuntária.

Por que não devem ser punidos para evitar os acidentes?

É normal pensar que uma forte bronca ou punição pode impedir o animal de urinar dentro de casa. No entanto, isso é contraproducente e pode levar a sérios problemas de ansiedade. Além disso, se forem os primeiros dias com seu cão, também é provável que diminua a confiança do animal em você e dificulte sua convivência.

O reforço positivo é sempre a melhor maneira de evitar maus hábitos no cão. Não só porque você evita os maus-tratos aos animais, mas porque beneficia a relação entre tutores e seus animais de estimação, o que é uma grande vantagem a longo prazo. Pelo contrário, as punições confundem mais o cão e promovem distúrbios comportamentais.

Como tirar odor de urina de cachorro?

Produtos como detergente, cloro, alvejante e vários produtos de limpeza perfumados podem esconder temporariamente o odor de urina. No entanto, isso apenas engana o sentido humano, já que a maioria dos cães ainda consegue detectar essa essência sem nenhum problema.

A urina do cão contém vários componentes ácidos que a tornam bastante persistente nas superfícies. Portanto, se for deixada agir no solo por muito tempo, o cheiro penetra suficientemente e se torna um problema difícil de erradicar.

É importante notar que nem todos os produtos domésticos são capazes de eliminar o odor de urina de cachorro. Alguns exemplos disso são aqueles que contêm amônia (como água sanitária), que também é um componente da urina. Consequentemente, os cães detectam um odor semelhante que os estimula a se aliviar nesse local.

Produtos eficazes para remover o odor da urina do cachorro

Certos produtos domésticos comuns podem ajudar a eliminar o odor da urina do cachorro. Embora você possa precisar aplicá-los várias vezes na área, eles garantem que nenhum vestígio dessa essência desagradável permaneça. Aqui estão alguns dos mais comuns e fáceis de usar:

  • Peróxido de hidrogênio: diluir essa substância em água em partes iguais e aplicar diretamente na área desejada. Para melhorar seu efeito, você pode adicionar sabão ou bicarbonato de sódio a essa mistura.
  • Vinagre: o ácido acético (vinagre) é uma substância que permite eliminar os restos de urina mais profundos e neutraliza muito bem os odores. Seu uso requer apenas diluir em água em partes iguais, aplicar a mistura e deixar descansar por pelo menos 30 minutos. Limpe o excesso da área e repita o processo se necessário.
  • Bicarbonato de sódio: esse produto é um abrasivo alcalino que tem um efeito semelhante ao do ácido acético. Para usá-lo, você deve polvilhar o bicarbonato na superfície e deixar agir por cerca de 12 horas. Depois disso, aspire ou limpe com um pouco de água e repita se necessário.
  • Limão: o suco cítrico é na verdade um ácido que pode ser usado para limpar profundamente sua casa. Na verdade, basta aplicar o suco de limão diretamente e adicionar um pouco de bicarbonato de sódio. Isso causará uma reação efervescente que você deve deixar por pelo menos 30 minutos. Em seguida, limpe os restos com água e repita o processo se necessário.
  • Borato de sódio (bórax): esse produto é um abrasivo químico que permite remover facilmente vestígios de urina. No entanto, é tão irritante que pode causar problemas de pele, garganta ou pulmões. Portanto, evite usá-lo, a menos que seja estritamente necessário.
  • Limpadores comerciais (enzimas): existem vários produtos de limpeza enzimática para animais de estimação no mercado. Esses produtos utilizam agentes biológicos que processam todo o conteúdo da urina, para que os odores sejam facilmente eliminados. O único problema é que costumam ter um preço bastante elevado, embora valha a pena porque é amigo do nariz do animal.
Cristais de urina em cães são comuns.

Recomendações ao realizar a limpeza

A maioria dos produtos acima são inofensivos para os animais de estimação, mas isso não significa que eles devam estar presentes durante a limpeza. Tenha em mente que o nariz deles é muito mais sensível que o dos humanos. Portanto, usar vinagre, bicarbonato de sódio, peróxido de hidrogênio ou bórax pode causar um leve desconforto.

Por essa razão, é melhor que durante a limpeza você mantenha uma boa ventilação no espaço. Dessa forma, você evitará qualquer problema ou irritação que possa se complicar no futuro. Além disso, sempre é bom priorizar a higiene da sua casa, mas não esqueça que você deve ter cuidado com a sua saúde. Portanto, lembre-se de usar luvas e máscaras durante a limpeza.

This might interest you...
Os métodos definitivos para o seu cão fazer xixi na rua
Meus Animais
Leia em Meus Animais
Os métodos definitivos para o seu cão fazer xixi na rua

O seu animal de estimação não urina em casa por maldade, mas sim porque ele não sabe o que ele tem que fazer e o trabalho do dono desempenha um pap...



  • Kokocińska-Kusiak, A., Woszczyło, M., Zybala, M., Maciocha, J., Barłowska, K., & Dzięcioł, M. (2021). Canine olfaction: physiology, behavior, and possibilities for practical applications. Animals, 11(8), 2463.
  • Estévez, P., & Ramil, I. (2005). Manual básico para la educación del cachorro. Recuperado el 25 de febrero de 2022, disponible en: https://vetpoblenou.com/blog/wp-content/uploads/2013/10/Eduacion-del-Cachorro.pdf
  • Garzón, P. H. (2020). Manual de etología canina. Grupo Asís Biomedia SL.
  • Organización Colegial Veterinaria Española. (2020). El Colegio de Veterinarios de Zaragoza colabora en la campaña “El pipí me destruye” para eliminar de las calles la orina de los perros. Recuperado el 25 de febrero de 2022, disponible en: https://colvet.es/node/9589