Dicas para limpar os olhos do seu cão
Seu cão está exposto a uma infinidade de estímulos e atividades que podem comprometer a higiene de seus olhos. Corpos estranhos e germes podem levar o seu animal a desenvolver infecções ou doenças mais graves. Com estas dicas para limpar os olhos do seu cão, você poderá certificar-se de que a visão de seu pet não está em perigo.
Remelas e lágrimas: secreções naturais que devemos levar em conta
Os fluidos que continuamente os nossos olhos segregam são projetados para manter sua umidade natural, tanto durante o dia quanto durante a noite. A presença de lágrimas e remelas, a princípio, não deveria nos alarmar, porque faz parte do funcionamento normal dos olhos.
O que devemos levar em conta são as mudanças repentinas na textura e na cor das secreções dos olhos de nossos cães. As remelas apresentam uma variedade de cores que variam do branco ao verde, passando pelo amarelo.
A cor amarela ou verde das remelas, por exemplo, pode ser um indício de que o nosso cão sofre uma infecção. Em seu estado natural, elas geralmente têm uma cor esbranquiçada e geralmente são expelidas, pelo ducto lacrimal, sem problemas. As remelas esverdeadas, no entanto, podem grudar nos canais, obstruí-los e dar origem a infecções.
Deixando de lado estas considerações sobre as secreções naturais de nosso animal de estimação, devemos ter em mente que o tipo de pelagem que o nosso animal tem influencia seus hábitos de limpeza ocular.
No caso, se temos uma raça com um focinho curto, por exemplo, um pug, é provável que as secreções acabem se acumulando nas dobras da pele de seu focinho, para dar origem a um eczema, se não forem limpas regularmente.
Um cão com muitos pelos, especialmente ao redor dos olhos e da testa, como um Yorkshire, precisará de cortes de pelos regulares. Isso evitará a entrada de corpos estranhos e germes nos olhos, que podem causar doenças como a conjuntivite.
Dicas para limpar os olhos do seu cão em casa
Há uma série de métodos fáceis e seguros para serem realizados no conforto de sua casa e que podem ajudar a manter a higiene e a saúde dos olhos do seu animal de estimação. Entre eles, podemos encontrar os seguintes:
- Usando um pano úmido ou esponja para limpar os olhos do seu cão. Umedecidos com água à temperatura ambiente, eles serão o aliado perfeito para remover vestígios de sujeira de sua pelagem. Não deixe o pano completamente encharcado, para que a água não entre nos olhos de seu pet.
- Evite lenços ou guardanapos de papel, porque, uma vez umedecidos, eles podem se despedaçar e soltar partes dentro dos canais lacrimais de seu animal de estimação.
- Há lenços especializados e pré-umedecidos que foram projetados especificamente para a higiene dos olhos dos animais. A composição destes produtos destina-se especificamente aos animais, por isso tenha cuidado ao comprá-los e verifique na embalagem se são para pessoas ou para animais de estimação.
- Lágrimas. Tanto em cães quanto em gatos, geralmente adquirem um tom esbranquiçado em contato com o ar e com as bactérias. Tente limpá-las antes que elas sequem, para evitar uma infecção, tanto quanto possível. Quando as lágrimas mancharem a pelagem de seu cão, já existem vários produtos no mercado que podem ajudá-lo a limpá-las facilmente.
Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.