Limpeza dos olhos de um gato: conselhos

· maio 7, 2018
Se existe uma área especialmente importante para manter a higiene são os olhos. Afinal, ele é muito dependente da visão. Além disso, se a higiene não for bem feita pode levar a doenças

Os gatos estão entre os animais mais limpos do planeta. Alguns conseguem passar até três horas ou mais passando a língua pelo corpo. Embora eles possam limpar grande parte do corpo por si mesmos, a limpeza dos olhos de um gato é responsabilidade sua.

Isso porque essa é uma das áreas mais sensíveis que seu animal tem. Além disso, cabe ressaltar que a visão do gato é de seis até oito vezes melhor que a do ser humano. Por isso, é vital prestar muita atenção na higiene dessa região.

Por que fazer a limpeza dos olhos de um gato?

Os gatos são propensos a várias doenças ao longo de suas vidas. Muitas delas tendem a se manifestar nos olhos do felino. Então, seja uma gripe ou uma infecção, a doença irá se manifestar de uma forma ou de outra nos olhos.

É essencial que tenhamos o maior cuidado possível, pois os gatos dependem muito da visão no dia-a-dia. Deve-se levar em conta que eles são mais ativos durante a noite. Portanto, sua visão noturna é mais desenvolvida quando comparada com a nossa.

A limpeza dos olhos de um gato é importante

Por isso, é vital manter seus olhos em boas condições ou limpos. Assim é possível evitar que o animal tropece ou pise em falso e se machuque. Aqui estão algumas dicas para limpar os olhos do gato corretamente. Além disso, vale sempre lembrar que você deve visitar o veterinário se suspeitar de uma infecção nessa região.

Como fazer a limpeza dos olhos de um gato

Para todos os métodos que vamos falar aqui, você precisa de alguns objetos muito específicos para sua segurança e do seu gato. Uma toalha para envolvê-lo e impedir que o animal escape, água, algodão e um pano.

Método 1

limpeza de remelas e outros elementos estranhos que seu gato pode ter perto dos olhos. Para isso, precisamos de um pouco de água destilada, gaze ou algodão e muita paciência.

  1. Enrole o gato na toalha com firmeza e segurança, isso limitará o movimento do animal. Ainda assim, ele vai querer escapar da “prisão”. Lembre-se de segurar a cabeça dele com uma mão e aplicar uma leve pressão no corpo para mantê-lo no lugar.
  2. Aplique delicadamente a gaze ou a bola de algodão com um pouco de água destilada sobre as pálpebras. Tente remover os vestígios de remelas e elementos estranhos. Lembre-se também de ter cuidado para não tocar nos olhos, pois isso pode irritar e causar dor no animal.
  3. Limpe cada olho separadamente, nunca use a mesma gaze para limpar o outro olho. É aconselhável trocá-la para evitar a propagação de uma doença de um olho para outro.
  4. Uma vez terminada a limpeza, seque os dois olhos com outra toalha. Depois, seque bem o líquido que ficou na pelagem do gato.
A limpeza de um gato

Método 2

São bem conhecidas as propriedades benéficas que o chá preto ou verde oferece ao corpo, e eles podem ser usados para limpar os gatos também. Agora, vamos te mostra uma receita natural que você certamente pode aproveitar.

  1. Como no método anterior, enrole o animal no pano para evitar que ele escape. Alguns gatos permitem a manipulação mais facilmente. Assim, a limpeza pode ser feita com menos problemas.
  2. Com sachês de chá mornos, aplique-os nos olhos do seu gato por cerca de cinco ou dez minutos. Recomenda-se aplicar um por um no caso do gato ser resistente ao processo.
  3. Com um algodão ou um pano que não deixe resíduos, limpe as bordas dos olhos do gato. Lembre-se de não tocar os olhos diretamente para não causar desconforto.
  4. Você pode deixar o líquido do chá sobre os olhos do gato, pois é muito benéfico. Mas se achar necessário, ele pode ser removido sem nenhum problema.

Por fim, essas foram duas maneiras diferentes de fazer a limpeza dos olhos de um gato. Se você perceber que o gato ainda sente desconforto ou apresenta a criação de crostas, é aconselhável visitar um veterinário imediatamente para verificar se há algum problema maior.