Dicas para limpar os olhos do seu cão

· julho 11, 2018
A limpeza ocular dos cães é essencial para evitar doenças, embora também seja conveniente observar a cor de suas remelas, pois elas podem revelar uma infecção ou uma obstrução dos canais lacrimais.

Seu cão está exposto a uma infinidade de estímulos e atividades que podem comprometer a higiene de seus olhos. Corpos estranhos e germes podem levar o seu animal a desenvolver infecções ou doenças mais graves. Com estas dicas para limpar os olhos do seu cão, você poderá certificar-se de que a visão de seu pet não está em perigo.

Remelas e lágrimas: secreções naturais que devemos levar em conta

Os fluidos que continuamente os nossos olhos segregam são projetados para manter sua umidade natural, tanto durante o dia quanto durante a noite. A presença de lágrimas e remelas, a princípio, não deveria nos alarmar, porque faz parte do funcionamento normal dos olhos.

O que devemos levar em conta são as mudanças repentinas na textura e na cor das secreções dos olhos de nossos cães. As remelas apresentam uma variedade de cores que variam do branco ao verde, passando pelo amarelo.

cor amarela ou verde das remelas, por exemplo, pode ser um indício de que o nosso cão sofre uma infecção. Em seu estado natural, elas geralmente têm uma cor esbranquiçada e geralmente são expelidas, pelo ducto lacrimal, sem problemas. As remelas esverdeadas, no entanto, podem grudar nos canais, obstruí-los e dar origem a infecções.

limpar os olhos do seu cão

Deixando de lado estas considerações sobre as secreções naturais de nosso animal de estimação, devemos ter em mente que o tipo de pelagem que o nosso animal tem influencia seus hábitos de limpeza ocular.

No caso, se temos uma raça com um focinho curto, por exemplo, um pug, é provável que as secreções acabem se acumulando nas dobras da pele de seu focinho, para dar origem a um eczema, se não forem limpas regularmente.

Um cão com muitos pelos, especialmente ao redor dos olhos e da testa, como um Yorkshire, precisará de cortes de pelos regulares. Isso evitará a entrada de corpos estranhos e germes nos olhos, que podem causar doenças como a conjuntivite.

limpar os olhos do seu cão

Dicas para limpar os olhos do seu cão em casa

Há uma série de métodos fáceis e seguros para serem realizados no conforto de sua casa e que podem ajudar a manter a higiene e a saúde dos olhos do seu animal de estimação. Entre eles, podemos encontrar os seguintes:

  • Usando um pano úmido ou esponja para limpar os olhos do seu cão. Umedecidos com água à temperatura ambiente, eles serão o aliado perfeito para remover vestígios de sujeira de sua pelagem. Não deixe o pano completamente encharcado, para que a água não entre nos olhos de seu pet.
  • Evite lenços ou guardanapos de papel, porque, uma vez umedecidos, eles podem se despedaçar e soltar partes dentro dos canais lacrimais de seu animal de estimação.
  • Há lenços especializados e pré-umedecidos que foram projetados especificamente para a higiene dos olhos dos animais. A composição destes produtos destina-se especificamente aos animais, por isso tenha cuidado ao comprá-los e verifique na embalagem se são para pessoas ou para animais de estimação.
  • Lágrimas. Tanto em cães quanto em gatos, geralmente adquirem um tom esbranquiçado em contato com o ar e com as bactérias. Tente limpá-las antes que elas sequem, para evitar uma infecção, tanto quanto possível. Quando as lágrimas mancharem a pelagem de seu cão, já existem vários produtos no mercado que podem ajudá-lo a limpá-las facilmente.